Ciências Experimentais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Métodos de Ensino

1. análise, interpretação e discussão de documentos, fomentando a reflexão, a partilha e estimulando atitudes críticas; 2. exploração de conteúdos da UC; 3. produção, implementação e avaliação de atividades práticas, laboratoriais e experimentais. Na avaliação são considerados o desempenho individual na aula através da assiduidade, pontualidade, participação e motivação (15%); a elaboração de documentos, individuais e em grupo (45%)  e sua concretização – comunicação e debate na aula (40%). Nos documentos são valorizados a estrutura e organização da informação,  objetivos do trabalho, linguagem, qualidade de informação científica e atitude crítica.A avaliação por exame(100%) será feita através de prova escrita e /ou oral.

Resultados de Aprendizagem

~

Desenvolver competências de forma a ser capaz de uma construção articulada dos saberes através de abordagens globalizantes e uso/exercício de metodologias que privilegiem aprendizagens ativas.

Aprofundar conhecimentos, que atendam aos Programas de CN do 2.º CEB, mobilizando-os para o futuro exercício profissional com crianças dos 10 aos 12 anos.

Programa

Aprofundamento científico de temáticas de Ciências da Natureza: 1. Matéria em pormenor; 2. Universo e Terra; 3. Ambiente e vida na Terra; 4. Ser Humano: complexidade e diversidade; 5. Qualidade e Sustentabilidade; 6. Substâncias Químicas e Transformações; 7. Ciências da Natureza no quotidiano.

Docente(s) responsável(eis)

Dulce Maria Simões dos Santos Vaz

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalhos - discussão e debate - 40.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 45.0%
  • - Assiduidade e Participação - 15.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Andrus, A., & Rothman, R. (2021). Good Housekeeping Amazing Science – 83 Hands-on S.T.E.A.M Experiments for Curious Kids. Hearst Home Kids Ed.

Cunha,E. (2010). Como nos tornámos humanos. Imprensa da Universidade de Coimbra.

Everhart, L. (2024). Science Experiments for Kids 9-12: 40 Mind-Blowing Fun Activities to do at Home with Amazing Results. Indep.Amazon Ed.

Fiolhais,C. e Martins,D.(2010). Breve História da Ciência em Portugal. Imprensa Univ Coim.

Galileu Galilei (2010). Sidereus Nuncius: O Mensageiro das Estrelas 2ª ed.F C Gulbenkian.

Martineau, S., & Barker, V. (2018). STEM Starters for Kids Science Exp at Home – Discover the Science in Everyday Life. Yucca Publishing.

Pereira,H.M.,Domingos,T. e Vicente,L.(2010). Ecossistemas e Bem-estar Humano:aval Portugal do M.E.A. Escolar Ed.

Spangler, S. (2021). Steve Spangler’s Super-Cool Sci Exp for Kids – 50 easy, mind-blowing STEM proj you can do at home. Topix Media Lab Ed.