Matemática no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Métodos de Ensino

As aulas serão de carácter teórico-prático, procurarão despertar e fomentar a participação e a reflexão dos alunos no desenvolvimento e aprofundamento de conceitos e processos matemáticos. Poderá recorrer, sempre que oportuno a situações de ensino e de aprendizagem da matemática a ensinar.

Os métodos serão diversificados e envolverão entre outros: exposição; discussão e análise crítica; propostas de tarefas, trabalho colaborativo.

A avaliação nesta UC será realizada pelos alunos numa das duas modalidades:

a) Avaliação contínua: 2 testes durante o semestre, cada um cotado de 0 a 4 valores (40%), participação nas tarefas realizadas nas aulas, cotada, na totalidade, de 0 a 5 valores (25%), um trabalho em pequeno grupo, cotado de 0 a 6 valores (30%), reflexão individual, cotada de 0 a 1 valor (5%).

b) Avaliação por exame.

Resultados de Aprendizagem

– Identificar, analisar e aprofundar o conhecimento especializado do conteúdo relativo à matemática a ensinar no 2º Ciclo do Ensino Básico.

– Desenvolver competências em processos de raciocínio usados na matemática a ensinar.

– Conhecer ideias matemáticas poderosas a ser fomentadas no 2º Ciclo do Ensino Básico, tais como: congruência, simetria, isometria, ângulo e dicotomia contínuo/discreto.

Programa

– Modelação Matemática em Educação Matemática:

          – O que significa Modelação Matemática;

          – Problemas envolvendo Modelação Matemática;

          – Compreensão de modelos e fases da Modelação Matemática;

– Sistema de números inteiros. Primos, compostos e fatorização. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum;

– Números racionais: razão e proporção. Linguagem de por cento. O sistema do número racional. Operações adição, subtração, multiplicação e divisão de números racionais;

– Geometria e sentido espacial: figuras geométricas e propriedades de figuras geométricas;

– Raciocínio em Geometria: raciocínio indutivo e raciocínio dedutivo. Descobrir e provar propriedades de polígonos e círculos. Usar ferramentas em geometria;

– Congruência e Medida: fórmulas para perímetro, área e volume;

– Isometrias e simetria;

– Coordenadas geométricas a uma e duas dimensões;

– Organização e análise de dados.

Docente(s) responsável(eis)

Nuno Lopes Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho de síntese - 5.0%
  • - Assiduidade e Participação - 25.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
  • - Mini Testes - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Galem, F., Féis, E., Figueiredo, N., Gravemeijer, K., Herpen E. & Keijzer, R. (2005). Fractions, Percentages, Decimals and Proportions. Sense Publishers.

Hung-Hsi Wu (2017). Compreender os Números na Matemática Escolar. Porto Editora

Kaiser, G., Blum, W., Ferri, R., & Stillman, G. (Eds) (2011). Trends in Teaching and Learning of Mathematical Modelling. Springer.

Kamii, C. (1999). Teaching fractions, fostering children´s own reasoning. Em Lee Stiff & Frances Curcio (Eds.), Developing mathematical reasoning in grades k-12, 82-92. NCTM.

Liping M. (1999). Knowing and teaching elementary mathematics. Lawrence Erlbaum Associate, Publishers.

Parker, T. H. & Baldridge, S. (2004). Elementary Mathematics for Teachers. Sefton-Ash Publis.

Veloso, E. (2012). Simetria e transformações geométricas. APM.