Artes e Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular será orientada na perspetiva do desenvolvimento gradual de um discurso artístico, envolvendo as  áreas artísticas. Assim,  as sessões de Educação Artística contemplarão a especificidade das quatro expressões, dividem-se em períodos de exposição teórica e atividades práticas, privilegiando, desta forma, os domínios de Interpretar, Criar e Apreciar dos conteúdos abordados.

A Educação Física, nesta unidade curricular, é orientada para a prática, análise e planeamento de atividades motoras, dividindo-se a leccionação por exposição teórica a componente prática.

A avaliação será contínua ou por exame.

Contínua:

1. Projeto/Trabalho – elaboração de atividades a partir de um referente artístico – 60%  (15% para cada área artística)

2. Projeto/Trabalho – elaboração de atividades de Educação Física correspondendo a referenciais de qualidades motora e educativa  – 15%

3. Participação presencial -25%  (5% para cada domínio de conhecimento)

Exame:

Prova teórica (100% ).

Resultados de Aprendizagem

1. Educação Artística (EA):

1.1.Conhecer e saber utilizar as linguagens elementares das artes, adequando-as às necessidades dos alunos do 1.ºCEB, utilizando técnicas e estratégias que integrem os domínios do processo artístico – experimentação, criação e análise.

1.2. Analisar, apelando ao domínio sensorial e percetivo, referentes artísticos, como ponto de partida para o desenvolvimento e vivência de atividades de expressões.

1.3. Elaborar e concretizar atividades de expressões artísticas, inserindo-as em várias experiências de aprendizagem curricular e adequando-os às necessidades dos alunos do 1.ºCEB.

2. Educação Física (EF) :

2.1. Conhecer e aplicar conteúdos da área de EF, usando técnicas e estratégias que respeitem o desenvolvimento e o comportamento motor das crianças do 1º CEB e as suas necessidades.

2.2. Analisar e planear atividades de EF, atendendo à motricidade e à condição física na infância, ao jogo, ao brincar e à gestão de affordandes/constrangimentos. 

Programa

1. Educação Artística (EA):

As artes como metodologia didática- estudo, conceção e operacionalização de exercícios adequados ao 1.º CEB baseados nos conteúdos:

1.1. Artes visuais, ensino e educação.

1.2. Conceptualização e práticas em expressão e comunicação visual.

1.3. Interpretar/criar com a linguagem da Dança, desenvolvendo atividades expressivas a partir da resolução de problemas com diferentes pontos de partida.

1.4. Teatro versus Expressão Dramática.

1.5. Integração da linguagem teatral na educação formal e não-formal – propostas metodológicas.

1.6. Compreender a música como uma ferramenta criativa numa perspetiva multi, inter e transdisciplinar.

1.7. Desenvolver estratégias para a criação e desenvolvimento de projetos musicais numa perspetiva não -formal.

2. Educação Física (EF):

2.1. EF e Didáctica da EF aplicada ao 1º CEB, na  conceção do processo de ensino, de atividades e tarefas de aprendizagem motora, adequados ao desenvolvimento motor e condição fisica na infância.  

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 75.0%
  • - Assiduidade e Participação - 25.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Berbe-Gall, F. (2011). Como hablar de Arte a los niños. 2.ª edición.Editorial Nerea.

Caldas, A. & Vasques, E. (2014). Educação artística para um currículo de excelência.  Fundação Calouste Gulbenkian.

Eça, T & Saldanha, A. (2016). Artes Visuais na Educação. APECV.

Eisner, E. W. (2014). El Arte y la Creación de la Mente. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica.

Falcão, M.; Leite, T. & Pereira, T. (2021). Educação Artística  2010-2020. Politécnico de Lisboa.

Sousa, A. (2003). A educação pela arte e artes pela educação. 3 vols.  Instituto Piaget.

Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) http://educacaoartistica.dge.mec.pt/peea.html

 

Costa F. (2019). Educación física como proyecto de innovación y transformación cultural. Physical Education as a Project of Innovation and Cultural Transformation. Revista Caribeña de Investigación Educativa. 3(2), 19-32

Programa de Educação Física  (2012) https://cnapef.files.wordpress.com/2012/12/progr_1cicloeb_expressao_educacao.pdf