Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessões expositivas de conteúdos teóricos e outras com um propósito mais prático. Nestas, serão propostos e resolvidos exercícios e analisados casos que permitam a correta compreensão e aplicação dos conceitos anteriormente adquiridos.
Resultados de Aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
– Demonstrar o papel das marcas e a importância de serem valiosas e fortes.
– Explicar os três principais modos de construir valor para a marca – a escolha cuidada dos elementos da marca, a concepção de programas e atividades de marketing e o aproveitamento de associações secundárias.
– Explicar o modo de desenvolvimento e implementação de um sistema de mensuração da brand equity.
– Explicar as diferentes abordagens na medição do valor da marca.
– Diferenciar estratégias alternativas de gestão da marca e associar hierarquias e portfólios de marcas.
– Associar o papel das marcas corporativas, das famílias de marcas, das marcas individuais, das marcas modificadas e como combiná-las em sub-marcas.
Programa
1. A gestão da marca, os principais conceitos e aplicações.
2. Os diferentes tipo de marcas
3. A estratégia e a arquitetura de marcas
4. As Diferentes perspetivas da gestão da marca:
4.1. Debranding
4.2. Cocriação e colaboração
4.3. A gestão das marcas on-line e a gestão das experiências
5. Os sinais identitários da marca:
6. A relação marca / marketing e a importância desta na criação de marcas com valor.
7. O valor da marca (“brand equity”)
7.1. A construção de uma marca com valor e as suas fontes de criação
7.1.1. As diferentes etapas
7.1.2. A perspetiva dos diferentes modelos
8. Opções estratégicas para a obtenção de marcas:
8.1. Aquisição
8.2. Aliança
8.3. Extensão da marca
8.3. 1. Extensão de produtos vs. extensão da marca
Métodos de Avaliação
- - Teste prático - 50.0%
- - Trabalho prático - 50.0%
- - Teste teórico individual - 40.0%
- - Trabalho de grupo - 40.0%
- - Trabalho individual - 20.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Aaker, D. (2010). Building Strong Brands. Simon & Schuster.
Aaker, D. (2020). Aaker on Branding: 20 Principles That Drive Success. Morgan James Publishing.
Aaker, D. (2020). Brand portfolio strategy: Creating relevance, differentiation, energy, leverage and clarivity. Free Press.
Beverland, M. (2021). Brand Management: Co-creating Meaningful Brands. Sage Publications.
Keller, K. L. (2019). Strategic Brand Management: Building, Measuring, And Managing Brand Equity. Pearson Education.
Kotler, Ph. & Keller, K.L. (2021), Marketing Management (15th edition). Pearson Education.
Rosenbaum-Elliott, R., Percy, L. & Pervan, S. (2018). Strategic Brand Management (4th Edition). Oxford University Press.