Gestão de Marcas

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessões expositivas de conteúdos teóricos e outras com um propósito mais prático. Nestas, serão propostos e resolvidos exercícios e analisados casos que permitam a correta compreensão e aplicação dos conceitos anteriormente adquiridos.

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes sejam capazes de:

– Demonstrar o papel das marcas e a importância de serem valiosas e fortes.

– Explicar os três principais modos de construir valor para a marca – a escolha cuidada dos elementos da marca, a concepção de programas e atividades de marketing e o aproveitamento de associações secundárias.

– Explicar o modo de desenvolvimento e implementação de um sistema de mensuração da brand equity.

– Explicar as diferentes abordagens na medição do valor da marca. 

– Diferenciar estratégias alternativas de gestão da marca e associar hierarquias e portfólios de marcas.

– Associar o papel das marcas corporativas, das famílias de marcas, das marcas individuais, das marcas modificadas e como combiná-las em sub-marcas.

Programa

1. A gestão da marca, os principais conceitos e aplicações.

2. Os diferentes tipo de marcas

3. A estratégia e a arquitetura de marcas

4. As Diferentes perspetivas da gestão da marca:

4.1.         Debranding

4.2.         Cocriação e colaboração

4.3.         A gestão das marcas on-line e a gestão das experiências

5. Os sinais identitários da marca:

6. A relação marca / marketing e a importância desta na criação de marcas com valor.    

7.            O valor da marca (“brand equity”)

7.1.         A construção de uma marca com valor e as suas fontes de criação

7.1.1.      As diferentes etapas

7.1.2.      A perspetiva dos diferentes modelos 

8. Opções estratégicas para a obtenção de marcas:

8.1.         Aquisição

8.2.         Aliança

8.3.         Extensão da marca

8.3. 1. Extensão de produtos vs. extensão da marca

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Teste prático - 50.0%
  • - Trabalho prático - 50.0%
Avaliação Contínua
  • - Teste teórico individual - 40.0%
  • - Trabalho de grupo - 40.0%
  • - Trabalho individual - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Aaker, D. (2010). Building Strong Brands. Simon & Schuster.

Aaker, D. (2020). Aaker on Branding: 20 Principles That Drive Success. Morgan James Publishing.

Aaker, D. (2020). Brand portfolio strategy: Creating relevance, differentiation, energy, leverage and clarivity. Free Press.

Beverland, M. (2021). Brand Management: Co-creating Meaningful Brands. Sage Publications.

Keller, K. L.  (2019). Strategic Brand Management: Building, Measuring, And Managing Brand Equity. Pearson Education.

Kotler, Ph. & Keller, K.L. (2021), Marketing Management (15th edition). Pearson Education.

Rosenbaum-Elliott, R., Percy, L. & Pervan, S. (2018). Strategic Brand Management (4th Edition). Oxford University Press.