Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Serão privilegiadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem que fomentem o envolvimento dos estudantes com recurso a diversas atividades e implicando o estudante na procura, consolidação e aplicação dos conceitos relevantes para a UC. Designadamente,
1. individuais: através de atividades que fomentem uma pesquisa e análise crítica e fundamentada;
2. colaborativas: através de atividades de grupos, de discussão e de aplicação em situações concretas.
Resultados de Aprendizagem
1. Explicar a construção da identidade organizacional
2. Demonstrar a importância da construção de relacionamentos duradouros com os diferentes stakeholders
3. Diferenciar as diferentes áreas de intervenção da comunicação institucional
4. Delimitar os objetivos específicos de cada uma das áreas de intervenção da comunicação institucional
5. Explicar a necessária coordenação entre a comunicação institucional e a comunicação mercadológica, para uma visão integrada da comunicação de uma organização
Programa
1. A construção da identidade organizacional e do relacionamento com os diferentes stakeholders como objetivos centrais da comunicação institucional.
2. Principais áreas de intervenção da comunicação institucional:
2.1. A comunicação interna, diversidade e inclusão
2.2. A comunicação com órgãos de comunicação social
2.3. A comunicação local e de proximidade
2.4. A comunicação de crise
3. A articulação entre a comunicação institucional e a comunicação de marketing na comunicação da organização
Métodos de Avaliação
- - Exame - 60.0%
- - Trabalho individual com apresentação oral - 40.0%
- - Atividades de pesquisa prévia - 20.0%
- - Trabalhos de grupo realizados em contexto de aula - 50.0%
- - Teste - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1. Coombs, T. & Tachkova, E. (2023). Integrating Moral Outrage in Situational Crisis Communication Theory: A Triadic Appraisal Model for Crises. Management Communication Quarterly, Vol. 37(4), 798-820.
2. Eiró-Gomes, M. (org.) (2017). Comunicação e Organizações da Sociedade Civil: conhecimento e reconhecimento. Plataforma Portuguesa das ONGD e ESCS-IPL.
3. Kunsch, M. M. K. (2018). A comunicação estratégica nas organizações contemporâneas. Media & Jornalismo, 18(33), 13-24.
4. Mateus, S. (2022). Manual Prático de Assessoria de Imprensa. Editora LabCom.
5. Yue, C., Men, L. & Ferguson, M. (2021). Examining the Effects of Internal Communication and Emotional Culture on Employees’ Organizational Identification. International Journal of Business Communication, Vol. 58(2), 169-195.
6. Xifra, J. (2020). “Comunicación corporativa, relaciones públicas y gestión del riesgo reputacional en tiempos del Covid-19”. El profesional de la información, v. 29, n. 2, e290220.