Pesquisa de Marketing

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1) expositiva, com recurso à explicação dos conteúdos programáticos através de meios audiovisuais;

2) ativa, através da análise e resolução de casos práticos propostos;

3) colaborativo, pela realização de trabalhos de grupo.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular cada estudante esteja habilitado a:

a) organizar um projeto de investigação em marketing, em função das etapas que o compõem;

b) atribuir a devida importância no âmbito da produção científica a um quadro teórico de referência; c) dominar as técnicas de exploração, recolha e organização da informação teórica;

d) organizar a pesquisa empírica com base no domínio das principais técnicas amostrais;

e) analisar e interpretar os dados;

f) preparar relatórios de pesquisa e apresentação oral dos principais resultados.

Programa

1. Investigação em Marketing

1.1. Tipos, objetivos e métodos

2. Fontes de dados

3. A definição do problema em marketing 4. Pesquisa qualitativa

4.1. Desk research

4.2. Focus group

4.3. Observação direta

4.4. Técnicas projetivas

4.5. Entrevistas em profundidade 5. Pesquisa quantitativa

5.1. Processo de elaboração de questionários 5.2. Estrutura da pergunta

5.3. Medidas e escalas

5.4. Pré-teste

5.5. Processo de recolha de dados quantitativos

6. A inferência estatística e a investigação por amostragem

7. O SPSS

7.1. Estatística descritiva

7.2. Análise da variância

7.3. Ensaios de hipóteses: testes paramétricos e não-paramétricos 7.4. Testes do qui-quadrado

7.5. Introdução aos métodos de previsão

7.5.1. Análise de regressão simples e análise da correlação

8. A apresentação dos resultados

8.1. Construção de um relatório de pesquisa

8.2. Estruturação do relatório de pesquisa

8.3. A apresentação de resultados

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
  • - Teste individual - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Malhotra, N. K. (2019). Marketing Research: An Applied Orientation (7th ed.). Pearson.

Marôco, J. (2021). [Statistical Analysis with SPSS Statistics] Análise Estatística com o SPSS Statistics (8th ed.). Report Number. Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2020). Research Methods for Business Students (8th ed.). Pearson.