Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos preferencialmente através exposição/debate e aplicação prática. Desenvolvimento de um trabalho de grupo, a apresentar oralmente no final do semestre. O trabalho de grupo consiste na elaboração de uma campanha integrada de comunicação de marketing, com o desenvolvimento de todas as técnicas lecionadas em aula. Realização de exercícios individuais.
Resultados de Aprendizagem
1. Diferenciar as principais técnicas de comunicação de marketing
2. Identificar os princípios orientadores de um plano de comunicação integrada de marketing
3. Implementar o uso das diferentes técnicas (mix da comunicação de marketing)
4. Reconhecer os princípios da criação na comunicação comercial (mix da criatividade)
Programa
1. Introdução: Da estratégia de marketing à estratégia de comunicação
2. O mix da comunicação de marketing
2.1. Publicidade
2.2. Patrocínio/Mecenato
2.3. Relações públicas
2.4. Promoção de vendas e Merchandising
2.5. Marketing direto
3. Abordagem integrativa da campanha online e offline
4. Estrutura do plano de comunicação integrada de marketing
Métodos de Avaliação
- - Teste - 25.0%
- - Exercícios individuais - 25.0%
- - Trabalho de grupo - 50.0%
- - Exame - 50.0%
- - Trabalho prático sobre caso a designar pelo docente - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Batra, R., & Keller, K. L. (2016). Integrating Marketing Communications: New Findings, New Lessons, and New Ideas. Journal of Marketing, 80(6), 122-145.
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Belch, G.; Belch, M. (2021). Advertising and Promotion: An Integrated Marketing Communications Perspective. 12th Edition. McGraw Hill.
Crescitelli, E., & Shimp, T. A. (2023). Comunicação de marketing: integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação. Cengage Learning.
Keller, K. L. (2016). Unlocking the power of integrated marketing communications: how integrated is your IMC program? Journal of Advertising, 45(3), 286-301.
Munsch, A. (2021). Millennial and generation Z digital marketing communication and advertising effectiveness: A qualitative exploration, Journal of Global Scholars of Marketing Science, 31(1), 10-29. https://doi.org/10.1080/21639159.2020.1808812