Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a:
a) sessões teóricas expositivas,
b) sessões teórico-práticas de análise e discussão de casos e de boas práticas,
c) sessões práticas de realização de pequenos exercícios formativos,
d) realização de trabalhos práticos de iniciação à investigação científica
Resultados de Aprendizagem
1) Identificar estilos e competências de liderança na gestão de equipas,
2) Reconhecer boas práticas de gestão da comunicação nas equipas em contexto organizacional,
3) Saber usar a gestão das equipas para promover a produtividade, confiança, bem estar e a inovação nas organizações
Programa
1) O fenómeno da liderança: modelos, determinantes, consequentes
2) Gestão dos grupos e equipas nas organizações
3) A gestão da comunicação nas equipas e nas organizações,
4) A gestão de equipas e produtividade, bem estar, confiança, resolução problemas, inovação nas organizações
Métodos de Avaliação
- - Prova escrita individual - 100.0%
- - Trabalho prático individual ou em grupo - 50.0%
- - Teste escrito individual - 25.0%
- - Trabalhos em aula - 25.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Amabile, T. M. (Ed) (2017). HBR 10 must reads on teams. Actual Ed.
Hirata, T. (2022). The virtual leader. BenBella Books.
Kessel, M., Kratzer, J., & Schultz, C. (2012). Psychological safety, knowledge sharing, and creative performance in healthcare teams. Creativity and Innovation Management, 21, 147-157.
Linhardt, R., & Salas, E. (2023). Examining the fluidity of innovation teams: A conceptual framework. Frontiers in Psychology, 14, 1296651
Mayer, Davis & Schoorman (1995). An integrative model of organizational trust, Academy of Management Review, 20, 709-734
Robbins, H., & Finley, M. (2020). The new why teams don´t work. Berrett-Koehler
Stanton, N. (Ed) (2017). Trust in military teams. Bocca Raton
Woschke, T., Haase, H., & Kratzer, J. (2017). Resource scarcity in SME: effects on incremental and radical innovations, Management Research Review, 40, 195-217.