Comunicação e Responsabilidade Social Organizacional

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a:

i) sessões teórico-práticas, com uma componente expositiva inicial e de análise incidente na discussão de conteúdos e percurso associados à Responsabilidade Social Organizacional, bem como da sua aplicação estratégica em todas as áreas da Comunicação Organizacional.

ii) sessões de discussão aplicadas com a possibilidade de discutir os conceitos adquiridos, nomeadamente ao nível do desenvolvimento de competências de carácter de aplicação prática e de planeamento, recorrendo a estudos de caso.

Resultados de Aprendizagem

1. Identificar as principais etapas da era moderna da responsabilidade social organizacional;

2. Localizar os principais desafios da atualidade, designadamente a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;

3. Explicar as questões éticas que se colocam ao exercício da comunicação organizacional;

4. Demonstrar a articulação entre a cultura organizacional, as orientações estratégicas da organização e a política de responsabilidade social;

5. Implementar um diagnóstico à responsabilidade social da organização;

6. Selecionar propostas de atuação nas diferentes áreas de intervenção da comunicação organizacional, em resultado do diagnóstico.

Programa

1. O conteúdo da Responsabilidade Social Organizacional (RSO)

1.1. A Ética pessoal, a Ética dos negócios e a RSO

1.2. Fundamentos e percurso da RSO

1.3. As orientações, o conteúdo e a atualidade estratégica da RSO

1.4. Ferramentas de diagnóstico às Práticas de Responsabilidade Social Empresarial

 

2. A Comunicação Organizacional e a RSO: perspetivas de atuação estratégica

2.1. As Relações Públicas e as orientações da RSO

2.2. A Comunicação Interna e as orientações da RSO

2.3. A responsabilidade social e a cultura organizacional

2.4. As influências da RSO na gestão dos ativos humanos, as orientações internas de RSE e a promoção dos ativos humanos

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - 1 (um) teste escrito no final do semestre - 50.0%
  • - 4 (quatro) trabalhos individuais ou de grupo realizados exclusivamente em sala - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carroll, A. B. (2021). Corporate Social Responsibility: Perspectives on the CSR Construct’s Development and Future. Business & Society, 60(6), 1258-1278. https://doi.org/10.1177/00076503211001765

Du, S., Bhattacharya, C., & Sen, S. (2010). Maximizing Business Returns to Corporate Social Responsibility (CSR): The Role of CSR Communication. International Journal of Management Reviews, Vol 12(1), 8-19.

Latapi, M, Davidsdottir, B. & Johannsdottir L. (2019). A literature review of the history and evolution of corporate social responsibility. International Journal of Corporate Social Responsibility, 4.1, 23 págs.

Viererbl, B. & Koch, T. (2022). The paradoxical effects of communicating CSR activities: Why CSR communication has both positive and negative effects on the perception of a company’s social responsibility. Public Relations Review, 48(2022), 1-9. https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2021.102134