Comunicação Digital

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Utilizar-se-á nesta unidade curricular uma metodologia expositiva e uma metodologia de âmbito prático-experimental. Os conteúdos programáticos serão apresentados pelo docente, tomando como referência a literatura e o estado da arte mais atuais. Serão ainda aplicadas metodologias de natureza prático-experimental, relativas à aplicação prática dos princípios lecionados, as quais se traduzirão em trabalhos de análise e/ou produção de conteúdos no âmbito da comunicação digital.

Resultados de Aprendizagem

Identificar os elementos distintivos das formas de comunicação digital.

Relacionar as formas de comunicação digital com novos modos de mediação pessoal, social e organizacional.

Diferenciar audiências e públicos na era digital.

Explicar fenómenos de influência digital.

Comparar tipologias de acesso e de consumo mediático.

Produzir conteúdos adequados a formas de comunicação digital.

Elaborar narrativas e mensagens digitais.

Implementar projetos de comunicação estratégica digital.

Avaliar a reação dos consumidores nas redes sociais, o impacto na reputação das marcas e a participação ativa na comunicação das mesmas.

Perceber a integração da comunicação digital no âmbito da comunicação integrada e a relação com o marketing digital.

Programa

1. Fundamentos de comunicação digital

1.1. Os media na era digital

1.2. Media sociais e novas formas de mediação

1.3. Inteligência artificial: dilemas e desafios

2. Audiências e públicos na era digital

2.1. Tipologias de acesso e de consumo mediático

2.2. A reação dos consumidores nas redes sociais, o impacto na reputação das marcas e a participação ativa na comunicação das mesmas.

2.3. A influência dos media na era digital

2.4. Algoritmos e personalização de conteúdos

3. Práticas de comunicação digital

3.1. A linguagem da comunicação digital

3.2. As Narrativas digitais

3.3. A Produção de conteúdos – princípios e técnicas

4. A comunicação digital no âmbito da comunicação integrada e a relação com o marketing digital

4.1. Os novos paradigmas de comunicação

4.2. A comunicação digital no âmbito da comunicação integrada

4.3. Os conteúdos para os diferentes meios de comunicação digital

4.3.1.  A comunicação nas plataformas digitais e a relação com o marketing digital

4.3.2. Website

4.3.3. Landing pages

4.3.4. E-mail marketing

4.3.5. O marketing de conteúdos e os influenciadores digitais

4.3.6. A marca no ambiente digital 

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho individual - 20.0%
  • - Trabalho de grupo - 40.0%
  • - Prova escrita teórica - 40.0%
Exame
  • - trabalho individual com guião a fornecer. - 50.0%
  • - prova escrita teórica - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cardoso, G. (2023). A Comunicação da Comunicação: As pessoas são a mensagem. Editora Mundos Sociais.

Deuze, M. (2023). Life in Media: A Global Introduction to Media Studies. The MIT Press.

Ferreira, G. B. (2018). Sociologia dos Novos Media. LabCom.

Fuchs, C. (2014).  Social Media, a critical introdution. SAGE.

Kotler, P., Kartajaya, H. & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0.. Atual editora. 

Moutinho, L., Teixeira, N. & Zeferino. A. (2022). Marketing futureland: antecipação e resposta ao futuro do marketing. Edições Lidel.