Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;
2. Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;
3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que, no final da unidade curricular, o aluno esteja habilitado a:
a) Compreender os conceitos fundamentais de comportamento do consumidor;
b) Distinguir e utilizar modelos tradicionais e contemporâneos de comportamento do consumidor;
c) Distinguir e utilizar modelos de comportamento do consumidor aplicados ao marketing relacional;
d) Distinguir e utilizar modelos de comportamento do consumidor online;
e) Elaborar modelos de comportamento do consumidor aplicados a situações específicas;
f) Investigar autonomamente, formular juízos de valor fundamentados e comunicar de forma escrita e oral com clareza.
Programa
1. Introdução ao estudo do comportamento do consumidor
2. Modelos tradicionais de comportamento do consumidor
Modelo económico. Modelo de aprendizagem. Modelo psicanalítico. Modelo sociológico.
3. Modelos contemporâneos de comportamento do consumidor
Modelo de Nicosia. Modelo de Engel, Kollat e Blackwell. Modelo de Howard e Sheth. Teoria da Ação Refletida. Teoria Sociocognitiva. Teoria do Comportamento Planeado. Modelo de Valores de Consumo. Teoria Decomposta do Comportamento Planeado. Modelo Estímulo-Resposta.
4. Modelos de comportamento do consumidor aplicados ao marketing relacional
Valor percebido. Satisfação. Confiança. Compromisso. Lealdade.
5. Modelos de comportamento do consumidor online
Modelo de Aceitação de Tecnologia. Modelo Motivacional. Modelo de Ajustamento Tarefa-Tecnologia. Teoria de Difusão de Inovações. Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia.
Métodos de Avaliação
- - Trabalho individual - 50.0%
- - Exame - 50.0%
- - Teste - 50.0%
- - Trabalho de Grupo - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Aktaş, H., & Şimşek, G. (Eds.). (2020). Consumer Behavior Models. Peter Lang.
Hoyer, W. D., MacInnis, D. J., & Pieters, R. (2023). Consumer Behavior (8th ed.). Cengage Learning.
Mothersbaugh, D., Kleiser, S. B., & Hawkins, D. (2023). Consumer Behavior: Building Marketing Strategy (15th ed.). McGraw-Hill
Schiffman, L. G., & Wisenblit, J. (2019). Consumer Behavior: Buying, Having, and Being (12th ed.). Pearson.
Solomon, M. R., & Russell, C. A. (2023). Consumer Behavior: Buying, Having, and Being (14th ed.). Pearson.