Seminário de acompanhamento a Dissertação/Projeto/Estágio

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A metodologia reparte-se entre atividades de carácter presencial e atividades autónomas: seminários temáticos sobre os conteúdos da UC; trabalho autónomo do estudante de pesquisa bibliográfica, identificação do problema de investigação/ organizacional, estruturação do enquadramento teórico e definição do plano de trabalho.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que, no final da unidade curricular, o aluno esteja habilitado a:

a) Distinguir e selecionar metodologias de investigação qualitativas e quantitativas.

b) Identificar áreas de interesse para a concretização da dissertação, projeto ou estágio.

c) Formular o problema de investigação subjacente à dissertação ou o problema organizacional subjacente ao projeto ou estágio.

d) Estruturar o enquadramento teórico adequado ao problema de investigação ou problema organizacional.

e) Selecionar técnicas de recolha de dados quantitativas e qualitativas.

f) Distinguir e aplicar técnicas de tratamento e análise de dados quantitativos e qualitativos, assim como avaliar os resultados obtidos.

g) Estruturar o relatório de investigação.

Programa

1. Investigação quantitativa e investigação qualitativa: modelos de construção do conhecimento.

Investigação quantitativa: inquérito; escalas. Investigação qualitativa: entrevista; grupo focal; estudo de caso.

2. Processo de investigação quantitativo/ qualitativo: como estruturar um projeto de investigação/ intervenção/ avaliação: etapas e procedimentos.

3. Técnicas de recolha de dados quantitativas e qualitativas (da sua escolha à construção e validação).

4. Tratamento e análise de dados quantitativos com base em software específico.

Análise fatorial.  Análise de componentes principais. Análise de regressão linear múltipla. Análise classificatória. Modelos de equações estruturais.

5. Tratamento e análise de dados qualitativos com base em software específico.

Categorias e sistemas de codificação. Consistência e fidelidade dos processos de codificação. Modelos com várias categorias.

6. Relatório de investigação.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho de Seminário, incluindo apresentação e defesa orais - 60.0%
  • - Testes - 40.0%
Exame
  • - Trabalho de Seminário, incluindo apresentação e defesa orais - 60.0%
  • - Exame - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bell, E., Harley, B., & Bryman, A. (2022). Business Research Methods (6th ed.). Oxford University Press.

Braun, V., & Clarke, V. (2013). Successful Qualitative Research: A Practical Guide for Beginners. SAGE Publications.

Hair, J. F., Black, W., Babin, B., & Anderson, R. E. (2019). Multivariate Data Analysis (8th  ed.). Cengage Learning.

Hair, J. F., Hult, G. T. M., Ringle, C. M., & Sarstedt, M. (2022). A Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM) (3rd ed.). SAGE Publications.

Malhotra, N. (2019). Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada (7.ª ed.). Bookman.

Marôco, J. (2021). Análise de Equações Estruturais: Fundamentos teóricos, software & aplicações (3.ª ed.). ReportNumber.

Marôco, J. (2021). Análise Estatística com o SPSS Statistics (8.ª ed.). ReportNumber.

Silverman, D. (Ed.). (2021). Qualitative Research (5th ed.). SAGE Publications.