Turismo Termal: Qualidade e Inovação em Experiências de Bem-Estar

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

O curso funcionará em regime misto (presencial e a distância) em regime laboral e pós-laboral.

Para conclusão do curso com sucesso os discentes deverão obter aprovação no trabalho final, realizado com recurso a dispositivos audiovisuais, se aplicável. Será considerada ainda para a avaliação final, tanto a assiduidade como a participação nas aulas

Resultados de Aprendizagem

No final deste curso os alunos deverão ser capazes de:

O1. Compreender a importância de planear, implementar e avaliar experiências turísticas de bem-estar e termalismo com foco na qualidade, sustentabilidade e inovação.

O2.Sistematizar e enquadrar os principais conceitos associados a este produto, integrando-o nos diferentes contextos culturais e sociais.

O3. Aplicar instrumentos práticos de avaliação e intervenção nos territórios que contribuam para a valorização e inovação da oferta turística termal, assente num trabalho em rede

Programa

Introdução ao Turismo, Termalismo e SPA;

Programas de Wellness & SPA Termal;

Gestão de Estabelecimentos Termais e SPA;

Qualidade, Higiene e Segurança em Estâncias Termais e SPA;

Instalações, Balneologia e Equipamentos de SPA & Termalismo;

Seminário I – Turismo Termal: Da Identidade à Inovação nas Experiências de Bem-Estar;

Seminário II – O Futuro do Termalismo: Qualidade, Inovação e Sustentabilidade.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Lee, J., & Kim, J.J. (2023). A Study on Market Segmentation According to Wellness Tourism Motivation and Differences in Behavior between the Groups—Focusing on Satisfaction, Behavioral Intention, and Flow. International Journal of Environmental Research and Public Health, 20(2), 1063. https://doi.org/10.3390/ijerph20021063

Marques, D.O., Sousa, B.B. and Pedreiro, A.T. (2024), “The Importance of Relational Marketing in Health and Wellness Tourism: A Study Applied to the Northern Euroregion of Portugal and Galicia”, Hunjra, A.I. and Sharma, A. (Ed.) The Emerald Handbook of Tourism Economics and Sustainable Development (Building the Future of Tourism), Emerald Publishing Limited, Leeds, pp. 233-249. https://doi.org/10.1108/978-1-83753-708-220241012

Periz-Ortis, M. & Alvarez-Garcia, J. (Eds.) (2015). Health and Wellness Tourism: Emergence of a New Market Segment. Springer International Publishing Switzerland. https://doi.org/10.1007/978-3-319-11490-3_1