Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimento sobre a anatomo-fisiologia do sistema vestibular (periférico e central);
Conhecimento sobre a patologia do sistema audio-vestibular.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas de ensino expositivo e dialógica, com recurso a meios audiovisuais, que poderão ser lecionadas em modo remoto, até 25% das horas. Realização de trabalhos de grupo em sala de aula. Serão analisados artigos científicos e vídeos com diferentes tipos de nistagmos.
As aulas de matriz práticas, terão um ensino demonstrativo e prático, o que permitirá aos alunos aprender numa dinâmica de roleplay.
Resultados de Aprendizagem
– Adquirir conhecimentos sobre o equilíbrio postural, os sintomas vestibulares e os diferentes tipos de nistagmos;
– Adquirir conhecimentos sobre a anamnese do indivíduo com alterações vestibulares;
– Adquirir conhecimentos sobre a realização e interpretação da avaliação do RVO e do RVE, nomeadamente através da videonistagmografia;
– Adquirir conhecimento sobre a importância da farmacologia nos indivíduos com sintomas vestibulares.
Programa
Apresentação das metodologias de avaliação e definição de datas – 1h
Definição de vestibulogia – 1h
Princípios anatomofisiológicos do sistema vestibular – 2h
Mecanismos sensorial e motor do controle do equilíbrio – 2h
Definição de equilíbrio postural (Avaliação do RVE) – 2h
Sintomas vestibulares nas alterações vestibulares – 2h
Videonistagmografia
Nistagmo – 4h
Movimentos oculares (provas oculomotroras) – 2h
Provas rotatórias – 2h
Teste Calórico – 4h
Provas cerebelosas – 2h
Anamnese do indivíduo com sintomas vestibulares – 4h
Farmacologia – 15h
Avaliação Escrita- 2h
Aulas práticas (PL): 30 horas p/ cada grupo:
Equilíbrio postural:Teste de Romberg e Teste de Fukuda/Untenberger;
Cuidados a ter na realização da VNG, calibração do olho e introdução de dados
Pesquisa de nistagmo espontâneo e descentrado
Pesquisa do nistagmo de posição
Prova sacádica
Prova pendular
Prova optocinética
Prova Rotatória
Teste calórico
Realização e interpretação dos resultados da VNG
Avaliação prática
Docente(s) responsável(eis)
Maria Ines Cardoso AraujoEstágio(s)
NAO
Bibliografia
PRIMÁRIA:
– Monteiro, C. e Montemor, R. (2019). Vestibulppatia Bilateral. 2019. retrieved from https://www.otoneuro.pt/images/stories/noticias/Reunioes_de_inverno/xi_reuniao_de_inverno_2019.pdf
– Bronstein, A. M. e Lempert, T. (2017). Dizziness: A Practical Approach to Diagnosis and Management. Cambridge University Press.
– Costa, S. D. e Henriques, M. M (2024). Exames Audiovestibulares. 1ª ed. circulomédico
– Jacobson, G. P. Newman, C. W. Kartush, J. M. (1997). Handbook of Balance Function Testing. Thomson. Australia.
– Jacobson, G. P. Shepard, N. T. (2016). Balance Function Assessment and Management. Plural Publishing. San Diego.
SECUNDÁRIA:
– Crowson, MG., Garrison, D., Riska, KM., Tucci, DL. e Kaylie, D. (2020). Vestibular Testing Interpretation.
Plural Publishing.
– Herdman, S.J. (2014). Vestibular Rehabilitation. quarta edição. F. A. Davis Company. Philadelphia.
– Jacobson, G. P. Shepard, N. T. (2021). Balance Function Assessment and Management. Plural Publishing.
San Diego.
– Seabra, R. et al. (2019). Otoneurologia. Circulomedico
– Zuma e Maia, F., Albernaz, P., & Carmona, S. (2014). Otoneurologia Atual. Revinter