Farmacologia II

Conhecimentos de Base Recomendados

Anatomofisiologia I e II, Biologia Celular e Molecular, Bioquímica, Química Orgânica, Química dos Fármacos, Farmacologia I

Métodos de Ensino

Os conteúdos respeitantes aos módulos 1-5 capitalizam conhecimento fundamental das ciências

farmacológicas que é aplicado à resolução de casos reais, com desenvolvimento do raciocínio analítico e

crítico em Farmacologia. O módulo 6 preconiza a aplicação objetiva do conhecimento em situações de maior

complexidade, com desenvolvimento de competências farmacológicas nas suas dimensões práticas e reforço

de aptidões de comunicação oral e escrita. As metodologias de ensino (ME) selecionadas combinam

estratégias de inovação pedagógica através de momentos de aprendizagem ativa, centrada no estudante,

tendo em vista a promoção da trilogia do conhecimento nas suas dimensões: saber-saber (conhecimentos),

saber-fazer (aptidões) e saber-ser (competências).

ME1 – Ensino expositivo interativo através de meios audiovisuais adequados, com momentos ativos de

aprendizagem individual centrados na resolução de problemas farmacológicos para aplicação do

conhecimento: Plataforma Mentimeter (Worlcloud, Q&A, Multiple Choice, Ranking tools)

ME2 – Ensino expositivo interativo através de meios audiovisuais com momentos ativos de aprendizagem

em grupo centrados na análise e discussão de artigos científicos da área para aplicação do conhecimento:

Atividades Jigsaw

ME3 – Ensino expositivo interativo através de meios audiovisuais com momentos ativos de aprendizagem

em grupo centrados na análise e discussão de artigos científicos da área para aplicação do conhecimento:

Atividades Think-Pair-Share

ME4 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação com o desenvolvimento de

competências de análise e resolução de casos práticos em ensaios clínicos com recurso a softwares de

gestão de ensaios clínicos disponíveis on-line

ME5 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação através do desenho, em grupo, de um

protocolo de ensaio clínico com identificação do comparador e estabelecimento de estudos de não-

inferioridade, equivalência e superioridade. O docente dinamiza o processo de aprendizagem através de

orientação síncrona na Plataforma Jamboard

ME6 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação através da participação de experts na

matéria, em webinares organizados para o efeito

ME7 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação com a conceptualização e

desenvolvimento, em grupo, de um Infográfico explicativo de cada projeto através da plataforma Canva

ME8 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação com a apresentação do projeto

desenvolvido em grupo, em formato Pitch, tendo em vista o ganho de competências de comunicação oral

em ciências farmacológicas

Resultados de Aprendizagem

Finda a unidade curricular, espera-se ter capacitado os alunos para:

C1 – Interpretar os mecanismos de ação de moléculas farmacologicamente ativas, competentes para

modular: i) hemóstase, ii) sistema endócrino, iii) sistema digestivo, iv) antimicrobianos, v) antineoplásicos

C2 – Contextualizar a origem de efeitos adversos e interações medicamentosas das moléculas em apreço,

aplicando algoritmos de pensamento sistémico e reconhecendo como sistemas fisiológicos complexos são

modulados em diferentes domínios

C3 – Aplicar o processo de investigação e desenvolvimento de medicamentos na sua fase clínica,

selecionando os protocolos adequados, com foco na vertente farmacológica

C4 – Raciocinar analítica e criticamente, com domínio de estratégias de comunicação oral e escrita nas ciências farmacológicas

Programa

Matriz teórica (T)

Módulo 1. Modificadores do Sangue (6h T)

Considerações farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos seguintes grupos farmacológicos:

1.1. Anticoagulantes e anti-agregantes plaquetares

1.2. Fibrinolíticos

1.3. Heparinas não-fracionadas e fracionadas

1.4. Cumarinas

1.5. Fibrinolíticos

1.6. Agentes hemostáticos

1.7. Anti-anémicos

1.8. Agentes estimulantes da eritropoiese

Módulo 2. Farmacologia do Sistema Endócrino (12h)

2.1. Revisão do funcionamento dos sistemas endócrino e metabólico

Considerações farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos seguintes grupos farmacológicos:

2.2. Fármacos usados no tratamento das dislipidemias

2.2.1. Ácido nicotínico, fibratos e resinas sequestradoras

2.2.2. Inibidores da HMG-CoA reductase

2.2.3. Inibidores da PCSK9

2.3. Fármacos usados no controlo glicémico

2.3.1. Insulinoterapia

2.3.2. Sensibilizadores de insulina

2.3.3. Hipoglicemiantes

2.4. Fármacos usados na disfunção tiroideia

2.5. Mineralocorticóides e vasopressinas

2.6. Moduladores do metabolismo do cálcio e remodelação óssea

2.7. Contracepção hormonal

Módulo 3. Farmacologia do Sistema Digestivo (6h)

3.1. Revisão do sistema histaminérgico e muscarínico

Considerações farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos seguintes grupos farmacológicos:

3.2. Inibidores da bomba de protões

3.3. Antagonistas muscarínicos

3.4. Agonistas PGs

3.5. Antiácidos

3.6. Anti-histaminérgicos seletivos H2

3.7. Antieméticos

3.8. Laxantes

3.9. Anti-diarreicos

Módulo 4. Antimicrobianos (12h)

4.1. Revisão de determinantes da célula bacteriana, vírica e fúngica

4.2. Definição dos conceitos: bacteriostático, bactericida, espetro de ação, sensibilidade a antibióticos

Considerações farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos seguintes grupos farmacológicos:

4.3. Antibacterianos

4.3.1. Inibidores da síntese da parede bacteriana

4.3.2. Inibidores metabólicos

4.3.3. Inibidores da síntese proteica

4.3.4. Inibidores da síntese de ácidos nucleicos

 

4.3.5. Mecanismos de resistência bacteriana

4.4. Antivíricos

4.4.1. Fármacos ativos contra vírus DNA

4.4.2. Fármacos ativos contra vírus RNA

4.4.3. Fármacos ativos contra retrovírus

4.5. Antifúngicos

4.5.1. Polienos

4.5.2. Equinocandinas

4.5.3. Azoles

4.6. Anti-helmínticos

Módulo 5. Antineoplásicos (9h)

5.1. Fármacos alquilantes

5.2. Fármacos antimetabolitos

5.3. Fármacos moduladores da tubulina/toposiomerase

5.4. Imunomoduladores

5.5. Mecanismos de resistência

Matriz Prática (P)

Módulo 6. O processo de investigação e desenvolvimento (I&D) clínico de medicamentos e produtos de

saúde em Farmacologia

6.1. Ensaios clínicos (20h)

6.1.1. Desenho do protocolo:

6.1.1.1. Ensaios de Fase I: Biodisponibilidade absoluta, fatores extrínsecos, fatores intrínsecos

6.1.1.2. Ensaios de Fase II

6.1.1.3. Ensaios de Fase III

6.1.1.4. Avaliação e Autorização de Introdução no Mercado: Guidelines ICH

6.1.1.5. Estudos de vigilância Pós-Comercialização

6.2. Estabelecimento de biomarcadores

6.3. Reposicionamento de fármacos

6.3. Questões éticas e regulamentares

Módulo 7. Avaliação do impacto da farmacogenética/farmacogenómica na PK/PD de fármacos (4h)

Módulo 8. Princípios e aplicações de farmacocinética populacional (6h)

Docente(s) responsável(eis)

Liliana Pereira Santos

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia primária

Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas, 5a edição. Coordenado por S. Guimarães, D.

Moura e P. Soares da Silva. Porto Editora, 2006.

Basic & Clinical Pharmacology, de Katzung, 10a edição, editado pela McGraw-Hill.

Goodman and Gilman’s. The Pharmacological Basis of Therapeutics, 10a edição. Editado por A. G. Gilman et

al. Pergamon Press.

Guide to drug development: a comprehensive review and assessment, 1ª edição. Spilker, Bert 2009. Wolters

Kluwer Health/Lippincott Williams & Wilkins. 1st edition.

Bibliografia secundária

Apontamentos

Artigos científicos da especialidade, com revisão por pares, indexados à Medline

Clinical trials guidelines, EudraLex – Volume 10