Conhecimentos de Base Recomendados
Anatomofisiologia I e II, Biologia Celular e Molecular, Bioquímica, Química Orgânica, Química dos Fármacos, Farmacologia I
Métodos de Ensino
Os conteúdos respeitantes aos módulos 1-5 capitalizam conhecimento fundamental das ciências
farmacológicas que é aplicado à resolução de casos reais, com desenvolvimento do raciocínio analítico e
crítico em Farmacologia. O módulo 6 preconiza a aplicação objetiva do conhecimento em situações de maior
complexidade, com desenvolvimento de competências farmacológicas nas suas dimensões práticas e reforço
de aptidões de comunicação oral e escrita. As metodologias de ensino (ME) selecionadas combinam
estratégias de inovação pedagógica através de momentos de aprendizagem ativa, centrada no estudante,
tendo em vista a promoção da trilogia do conhecimento nas suas dimensões: saber-saber (conhecimentos),
saber-fazer (aptidões) e saber-ser (competências).
ME1 – Ensino expositivo interativo através de meios audiovisuais adequados, com momentos ativos de
aprendizagem individual centrados na resolução de problemas farmacológicos para aplicação do
conhecimento: Plataforma Mentimeter (Worlcloud, Q&A, Multiple Choice, Ranking tools)
ME2 – Ensino expositivo interativo através de meios audiovisuais com momentos ativos de aprendizagem
em grupo centrados na análise e discussão de artigos científicos da área para aplicação do conhecimento:
Atividades Jigsaw
ME3 – Ensino expositivo interativo através de meios audiovisuais com momentos ativos de aprendizagem
em grupo centrados na análise e discussão de artigos científicos da área para aplicação do conhecimento:
Atividades Think-Pair-Share
ME4 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação com o desenvolvimento de
competências de análise e resolução de casos práticos em ensaios clínicos com recurso a softwares de
gestão de ensaios clínicos disponíveis on-line
ME5 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação através do desenho, em grupo, de um
protocolo de ensaio clínico com identificação do comparador e estabelecimento de estudos de não-
inferioridade, equivalência e superioridade. O docente dinamiza o processo de aprendizagem através de
orientação síncrona na Plataforma Jamboard
ME6 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação através da participação de experts na
matéria, em webinares organizados para o efeito
ME7 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação com a conceptualização e
desenvolvimento, em grupo, de um Infográfico explicativo de cada projeto através da plataforma Canva
ME8 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação com a apresentação do projeto
desenvolvido em grupo, em formato Pitch, tendo em vista o ganho de competências de comunicação oral
em ciências farmacológicas
Resultados de Aprendizagem
Finda a unidade curricular, espera-se ter capacitado os alunos para:
C1 – Interpretar os mecanismos de ação de moléculas farmacologicamente ativas, competentes para
modular: i) hemóstase, ii) sistema endócrino, iii) sistema digestivo, iv) antimicrobianos, v) antineoplásicos
C2 – Contextualizar a origem de efeitos adversos e interações medicamentosas das moléculas em apreço,
aplicando algoritmos de pensamento sistémico e reconhecendo como sistemas fisiológicos complexos são
modulados em diferentes domínios
C3 – Aplicar o processo de investigação e desenvolvimento de medicamentos na sua fase clínica,
selecionando os protocolos adequados, com foco na vertente farmacológica
C4 – Raciocinar analítica e criticamente, com domínio de estratégias de comunicação oral e escrita nas ciências farmacológicas
Programa
Matriz teórica (T)
Módulo 1. Modificadores do Sangue (6h T)
Considerações farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos seguintes grupos farmacológicos:
1.1. Anticoagulantes e anti-agregantes plaquetares
1.2. Fibrinolíticos
1.3. Heparinas não-fracionadas e fracionadas
1.4. Cumarinas
1.5. Fibrinolíticos
1.6. Agentes hemostáticos
1.7. Anti-anémicos
1.8. Agentes estimulantes da eritropoiese
Módulo 2. Farmacologia do Sistema Endócrino (12h)
2.1. Revisão do funcionamento dos sistemas endócrino e metabólico
Considerações farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos seguintes grupos farmacológicos:
2.2. Fármacos usados no tratamento das dislipidemias
2.2.1. Ácido nicotínico, fibratos e resinas sequestradoras
2.2.2. Inibidores da HMG-CoA reductase
2.2.3. Inibidores da PCSK9
2.3. Fármacos usados no controlo glicémico
2.3.1. Insulinoterapia
2.3.2. Sensibilizadores de insulina
2.3.3. Hipoglicemiantes
2.4. Fármacos usados na disfunção tiroideia
2.5. Mineralocorticóides e vasopressinas
2.6. Moduladores do metabolismo do cálcio e remodelação óssea
2.7. Contracepção hormonal
Módulo 3. Farmacologia do Sistema Digestivo (6h)
3.1. Revisão do sistema histaminérgico e muscarínico
Considerações farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos seguintes grupos farmacológicos:
3.2. Inibidores da bomba de protões
3.3. Antagonistas muscarínicos
3.4. Agonistas PGs
3.5. Antiácidos
3.6. Anti-histaminérgicos seletivos H2
3.7. Antieméticos
3.8. Laxantes
3.9. Anti-diarreicos
Módulo 4. Antimicrobianos (12h)
4.1. Revisão de determinantes da célula bacteriana, vírica e fúngica
4.2. Definição dos conceitos: bacteriostático, bactericida, espetro de ação, sensibilidade a antibióticos
Considerações farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos seguintes grupos farmacológicos:
4.3. Antibacterianos
4.3.1. Inibidores da síntese da parede bacteriana
4.3.2. Inibidores metabólicos
4.3.3. Inibidores da síntese proteica
4.3.4. Inibidores da síntese de ácidos nucleicos
4.3.5. Mecanismos de resistência bacteriana
4.4. Antivíricos
4.4.1. Fármacos ativos contra vírus DNA
4.4.2. Fármacos ativos contra vírus RNA
4.4.3. Fármacos ativos contra retrovírus
4.5. Antifúngicos
4.5.1. Polienos
4.5.2. Equinocandinas
4.5.3. Azoles
4.6. Anti-helmínticos
Módulo 5. Antineoplásicos (9h)
5.1. Fármacos alquilantes
5.2. Fármacos antimetabolitos
5.3. Fármacos moduladores da tubulina/toposiomerase
5.4. Imunomoduladores
5.5. Mecanismos de resistência
Matriz Prática (P)
Módulo 6. O processo de investigação e desenvolvimento (I&D) clínico de medicamentos e produtos de
saúde em Farmacologia
6.1. Ensaios clínicos (20h)
6.1.1. Desenho do protocolo:
6.1.1.1. Ensaios de Fase I: Biodisponibilidade absoluta, fatores extrínsecos, fatores intrínsecos
6.1.1.2. Ensaios de Fase II
6.1.1.3. Ensaios de Fase III
6.1.1.4. Avaliação e Autorização de Introdução no Mercado: Guidelines ICH
6.1.1.5. Estudos de vigilância Pós-Comercialização
6.2. Estabelecimento de biomarcadores
6.3. Reposicionamento de fármacos
6.3. Questões éticas e regulamentares
Módulo 7. Avaliação do impacto da farmacogenética/farmacogenómica na PK/PD de fármacos (4h)
Módulo 8. Princípios e aplicações de farmacocinética populacional (6h)
Docente(s) responsável(eis)
Liliana Pereira SantosEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia primária
Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas, 5a edição. Coordenado por S. Guimarães, D.
Moura e P. Soares da Silva. Porto Editora, 2006.
Basic & Clinical Pharmacology, de Katzung, 10a edição, editado pela McGraw-Hill.
Goodman and Gilman’s. The Pharmacological Basis of Therapeutics, 10a edição. Editado por A. G. Gilman et
al. Pergamon Press.
Guide to drug development: a comprehensive review and assessment, 1ª edição. Spilker, Bert 2009. Wolters
Kluwer Health/Lippincott Williams & Wilkins. 1st edition.
Bibliografia secundária
Apontamentos
Artigos científicos da especialidade, com revisão por pares, indexados à Medline
Clinical trials guidelines, EudraLex – Volume 10