Física Aplicada

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos fundamentais de matemática (ao nível do 12.º ano).

Métodos de Ensino

A UC contempla:
– 1 aula teórica de 2h por semana, onde o professor expõe sumariamente os conteúdos programáticos da disciplina e aplica os conceitos físicos apresentados à compreensão de exemplos práticos pertencentes ao universo do profissional de Saúde Ambiental, introduzindo o aluno à aplicação desses conceitos na resolução de problemas;
– 1 aula teórico-prática de 1h por semana, onde os alunos procedem à resolução acompanhada de exercícios de aplicação prática formulados no âmbito do universo do profissional de Saúde Ambiental com o intuito de clarificar e relacionar os assuntos abordados na componente teórica, bem como de conferir competências efetivas na análise e resolução de problemas reais.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina de Física Aplicada tem como objetivo dotar os alunos do curso de Saúde Ambiental com uma base sólida no que respeita a conceitos fundamentais de Física com aplicação no futuro desempenho da sua profissão.

Conhecimentos a adquirir pelo estudante:

Pretende-se que os alunos se familiarizem com conceitos e leis fundamentais das áreas temáticas da Mecânica, Acústica, Hidráulica,  Termodinâmica, Eletricidade, Radiações Eletromagnéticas e da Radioatividade;

Aptidões a adquirir pelo estudante:

– Aplicar as leis e conceitos físicos na resolução de problemas;

– Utilizar as leis e conceitos da Física para explicar os fenómenos naturais, com ênfase para aqueles diretamente relacionados com os processos ambientais e com os riscos físicos em contexto laboral;

– Aplicar os mecanismos intelectuais de compreensão e rigor subjacentes ao método científico, que transparecem no campo da Física;

Competências a adquirir pelo estudante:

– Utilizar criticamente ferramentas de cálculo e equipamento/software de aquisição/processamento de dados na quantificação/medição de grandezas físicas;

– Comunicar, de forma efetiva, recorrendo corretamente aos conceitos e leis da Física;

Programa

1 – Elementos de física clássica
1.1 Unidades e análise dimensional
1.2 Princípios de mecânica de fluidos
2 – Energia
2.1 Forças conservativas, forças dissipativas, potência e rendimento energético
2.2 Produção vs. transferência de energia
3 – Acústica
3.1 Movimentos vibratórios e ondulatórios
3.2 Ondas sonoras e ruído
3.3 Sistemas e Instrumentação acústica
4 – Calor, energia térmica e termodinâmica
4.1 As leis da termodinâmica
4.2 Processos de transferência de energia térmica
5 – Eletricidade
5.1 Corrente contínua vs corrente alternada;
5.2 Bioeletricidade
5.3 Segurança elétrica
6 – Radiação eletromagnética
6.1 Espectro eletromagnético
6.2 Interação da radiação eletromagnética com a matéria biológica
7 – Radioatividade e energia nuclear
7.1 Isótopos estáveis e instáveis
7.2 Decaimento radioativo
7.3 Produção de energia nuclear
7.4 Proteção e Segurança Radiológica

Docente(s) responsável(eis)

Filipe Miguel Borges Amaral

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Principal:
TIPLER e MOSCA, Física para Cientistas e Engenheiros (5ª ed.) – volumes 1, 2 e 3
Editora: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora Lda
Ano de Edição: 2006

GIANCOLI, Physics: Principles with Applications, Global Edition
Editora: Pearson Education
Ano de Edição: 2015

DURÁN, Biofísica – Fundamentos e Aplicações
Editora: Makron Books / Prentice Hall
Ano de Edição: 2003

Bibliografia Secundária:

CLARE SMITH, Environmental Physics
Editora: Routledge Edt., NY

Ano de Edição: 2001

JOHN MONTEITH e Mike Unsworth, Principles of Environmental Physics
Editora: Academic Press
Ano de Edição: 2013