Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos fundamentais de matemática (ao nível do 12.º ano).
Métodos de Ensino
A UC contempla:
– 1 aula teórica de 2h por semana, onde o professor expõe sumariamente os conteúdos programáticos da disciplina e aplica os conceitos físicos apresentados à compreensão de exemplos práticos pertencentes ao universo do profissional de Saúde Ambiental, introduzindo o aluno à aplicação desses conceitos na resolução de problemas;
– 1 aula teórico-prática de 1h por semana, onde os alunos procedem à resolução acompanhada de exercícios de aplicação prática formulados no âmbito do universo do profissional de Saúde Ambiental com o intuito de clarificar e relacionar os assuntos abordados na componente teórica, bem como de conferir competências efetivas na análise e resolução de problemas reais.
Resultados de Aprendizagem
A disciplina de Física Aplicada tem como objetivo dotar os alunos do curso de Saúde Ambiental com uma base sólida no que respeita a conceitos fundamentais de Física com aplicação no futuro desempenho da sua profissão.
Conhecimentos a adquirir pelo estudante:
Pretende-se que os alunos se familiarizem com conceitos e leis fundamentais das áreas temáticas da Mecânica, Acústica, Hidráulica, Termodinâmica, Eletricidade, Radiações Eletromagnéticas e da Radioatividade;
Aptidões a adquirir pelo estudante:
– Aplicar as leis e conceitos físicos na resolução de problemas;
– Utilizar as leis e conceitos da Física para explicar os fenómenos naturais, com ênfase para aqueles diretamente relacionados com os processos ambientais e com os riscos físicos em contexto laboral;
– Aplicar os mecanismos intelectuais de compreensão e rigor subjacentes ao método científico, que transparecem no campo da Física;
Competências a adquirir pelo estudante:
– Utilizar criticamente ferramentas de cálculo e equipamento/software de aquisição/processamento de dados na quantificação/medição de grandezas físicas;
– Comunicar, de forma efetiva, recorrendo corretamente aos conceitos e leis da Física;
Programa
1 – Elementos de física clássica
1.1 Unidades e análise dimensional
1.2 Princípios de mecânica de fluidos
2 – Energia
2.1 Forças conservativas, forças dissipativas, potência e rendimento energético
2.2 Produção vs. transferência de energia
3 – Acústica
3.1 Movimentos vibratórios e ondulatórios
3.2 Ondas sonoras e ruído
3.3 Sistemas e Instrumentação acústica
4 – Calor, energia térmica e termodinâmica
4.1 As leis da termodinâmica
4.2 Processos de transferência de energia térmica
5 – Eletricidade
5.1 Corrente contínua vs corrente alternada;
5.2 Bioeletricidade
5.3 Segurança elétrica
6 – Radiação eletromagnética
6.1 Espectro eletromagnético
6.2 Interação da radiação eletromagnética com a matéria biológica
7 – Radioatividade e energia nuclear
7.1 Isótopos estáveis e instáveis
7.2 Decaimento radioativo
7.3 Produção de energia nuclear
7.4 Proteção e Segurança Radiológica
Docente(s) responsável(eis)
Filipe Miguel Borges AmaralEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Principal:
TIPLER e MOSCA, Física para Cientistas e Engenheiros (5ª ed.) – volumes 1, 2 e 3
Editora: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora Lda
Ano de Edição: 2006
GIANCOLI, Physics: Principles with Applications, Global Edition
Editora: Pearson Education
Ano de Edição: 2015
DURÁN, Biofísica – Fundamentos e Aplicações
Editora: Makron Books / Prentice Hall
Ano de Edição: 2003
Bibliografia Secundária:
CLARE SMITH, Environmental Physics
Editora: Routledge Edt., NY
Ano de Edição: 2001
JOHN MONTEITH e Mike Unsworth, Principles of Environmental Physics
Editora: Academic Press
Ano de Edição: 2013