Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos; 2. Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;
3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.
Resultados de Aprendizagem
Esta UC pretende proporcionar aos alunos um conjunto de conhecimentos acerca dos principais elementos a considerar na avaliação de investimentos reais e financeiros.
São abordados os conceitos básicos da análise de investimentos e métodos de avaliação tradicionais (VAL, TIR, IR e Pay-Back Period), a seleção de investimentos em situações específicas, a problemática da inflação, a análise do risco e incerteza e a influência das decisões de financiamento na avaliação de investimentos.
Iremos abordar de forma integrada, simples e prática a organização e funcionamento do mercado financeiro, os principais produtos financeiros, e a sua avaliação com um enfoque especial na avaliação de ações, obrigações e produtos derivados.
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de avaliar investimentos tendo em atenção os múltiplos fatores que os condicionam, as suas características particulares, a dimensão e a incerteza dos pressupostos assumidos.
Programa
1. Investimentos reais
1.1. Noções fundamentais de investimentos
1. 2. Metodologias de avaliação e seleção de projetos
1.3. Interação das decisões de investimento e financiamento
1.4. Seleção de projetos de investimento sob circunstâncias específicas
1.5. Análise do risco e da incerteza
2. Investimentos financeiros
2.1. Introdução aos Mercados Financeiros
2.2. Produtos financeiros
2.3. Avaliação de obrigações
2.4. Avaliação de ações2.5. Mercado derivados
Métodos de Avaliação
- - Exame, com um peso de 100% na classificação final. - 100.0%
- - Trabalho individual ou de grupo, com um peso de 50% na classificação fina - 50.0%
- - Teste, com um peso de 50% na classificação final; - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Brealey, R., Allen, F. & Myers, S. (2018). Princípios de Finanças Empresariais. (12ª Edição). McGraw-Hill.
Esperança, J., Matias, F. & Gabriel, V. (2024). Finanças Empresariais – Avaliação de Investimentos Reais. Edições Silabo.
Martins, A., Cruz, I., Augusto, M., Silva, P. & Gonçalves, P. (2016); Manual de Gestão Financeira Empresarial. (2ª Edição). Escolar Editora.
Mota, A. & Custódio, C. (2021). Finanças da Empresa. Edições Silabo.
Mota, A. Gomes, Nunes, J. P., Ferreira, M. A. & Barroso, C. A. (2020). Finanças da Empresa – Teoria e Prática (6ª Ed.). Edições Silabo.
Pinho, Carlos & Soares, Isabel (2018). Finanças – Mercados e Instrumentos (3ª Ed.). Edições Silabo.
Soares, I., Moreira, J., Pinho, C. & Couto, J. (2015). Decisões de Investimento – Análise Financeira de Projetos. (4ª Edição). Edições Silabo.
Vieito, J. (2021). Análise de projetos de investimento. Escolar Editora.