Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: exposição, explicação e diálogo;
2) Metodologias intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: demonstração, audiovisuais e textos escritos;3) Metodologias ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: trabalhos em grupo.
Resultados de Aprendizagem
A. Compreender e relacionar os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) com a atividade das empresas e das instituições;
B. Associar o papel do Marketing ao desenvolvimento de uma sociedade e de uma economia mais sustentável;
C. Analisar e elaborar estratégias e ações de Marketing promotoras de uma maior sustentabilidade local e global;
D. Demonstrar e explicar o modo como o Marketing Sustentável satisfaz as expectativas dos stakeholders e, em particular, dosconsumidores;
E. Desenvolver uma atitude favorável em relação à leitura e interpretação de textos técnicos e científicos;
F. Dinamizar pesquisas e trabalhos aplicados, solucionar problemas e identificar estratégias de resolução.
Programa
1. Introdução ao conceito de sustentabilidade e aos ODS
2. A importância da questão ambiental
3. A sustentabilidade como assinatura do marketing e das marcas
4. Tendências setoriais e pressão da opinião pública nos processos de decisão
5. Marketing mix adaptado às exigências da sustentabilidade
6. Modelos de análise e avaliação de desempenho das políticas de sustentabilidade
7. A sustentabilidade como fonte de oportunidades de negócio
Métodos de Avaliação
- - Exame escrito individual - 100.0%
- - Teste escrito individual - 50.0%
- - Trabalhos de grupo - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Aaker, D. (2022). The Future of Purpose-Driven Branding: Signature Programs that Impact & Inspire Both Business and Society. Morgan James.
Carvill, M., Butler, G., Evans, G. (2021). Sustainable Marketing: How to Drive Profits with Purpose. Bloomsbury Business. Freire, A. (2020). Estratégia: Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Bertrand.
Grant, J. (2020). Greener Marketing. Wiley.
Mayer, C. (2021). Prosperity: Better Business Makes the Greater Good. Oxford.
McKenzie-Mohr, D. (2011). Fostering Sustainable Behavior: An Introduction to Community-Based Social Marketing (3ª ed.). New Society. Ottman, J. (2017). The New Rules of Green Marketing: Strategies, Tools, and Inspiration for Sustainable Branding. Routledge.
Peterson, M. (2021). Sustainable Marketing: A Holistic Approach (2ª ed.). Sage.
Sidibe, M. (2020). Brands on a Mission: How to Achieve Social Impact and Business Growth Through Purpose. Routledge.