Marketing e Sustentabilidade

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1) Metodologias verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: exposição, explicação e diálogo;

2) Metodologias intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: demonstração, audiovisuais e textos escritos;3) Metodologias ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: trabalhos em grupo.

Resultados de Aprendizagem

A. Compreender e relacionar os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) com a atividade das empresas e das instituições;

B. Associar o papel do Marketing ao desenvolvimento de uma sociedade e de uma economia mais sustentável;

C. Analisar e elaborar estratégias e ações de Marketing promotoras de uma maior sustentabilidade local e global;

D. Demonstrar e explicar o modo como o Marketing Sustentável satisfaz as expectativas dos stakeholders e, em particular, dosconsumidores;

E. Desenvolver uma atitude favorável em relação à leitura e interpretação de textos técnicos e científicos;
F. Dinamizar pesquisas e trabalhos aplicados, solucionar problemas e identificar estratégias de resolução.

Programa

1. Introdução ao conceito de sustentabilidade e aos ODS

2. A importância da questão ambiental

3. A sustentabilidade como assinatura do marketing e das marcas

4. Tendências setoriais e pressão da opinião pública nos processos de decisão

5. Marketing mix adaptado às exigências da sustentabilidade

6. Modelos de análise e avaliação de desempenho das políticas de sustentabilidade

7. A sustentabilidade como fonte de oportunidades de negócio

Métodos de Avaliação

Avaliação por exame
  • - Exame escrito individual - 100.0%
Avaliação contínua/periódica
  • - Teste escrito individual - 50.0%
  • - Trabalhos de grupo - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Aaker, D. (2022). The Future of Purpose-Driven Branding: Signature Programs that Impact & Inspire Both Business and Society. Morgan James.

Carvill, M., Butler, G., Evans, G. (2021). Sustainable Marketing: How to Drive Profits with Purpose. Bloomsbury Business. Freire, A. (2020). Estratégia: Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Bertrand.

Grant, J. (2020). Greener Marketing. Wiley.

Mayer, C. (2021). Prosperity: Better Business Makes the Greater Good. Oxford.

McKenzie-Mohr, D. (2011). Fostering Sustainable Behavior: An Introduction to Community-Based Social Marketing (3ª ed.). New Society. Ottman, J. (2017). The New Rules of Green Marketing: Strategies, Tools, and Inspiration for Sustainable Branding. Routledge.

Peterson, M. (2021). Sustainable Marketing: A Holistic Approach (2ª ed.). Sage.

Sidibe, M. (2020). Brands on a Mission: How to Achieve Social Impact and Business Growth Through Purpose. Routledge.