Inovação e Desenvolvimento de Produtos

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1) expositiva, com recurso à explicação dos conteúdos programáticos através de meios audiovisuais;

2) ativa, através da análise e resolução de casos práticos propostos; 3) colaborativa, pela realização de trabalhos de grupo.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que, no final da unidade curricular, o estudante esteja habilitado a:

a) analisar e interpretar os diferentes aspetos do conceito de inovação para desenvolver uma compreensão integrada e multifacetada dainovação;

b) aplicar habilidades analíticas e criativas, estimulando o pensamento critico e capacidade de resolver problemas de maneira inovadora;

c) elaborar planos e gerir projetos de inovação para garantir a implementação bem-sucedida de iniciativas inovadoras;

d) desenvolver e implementar estratégias a inovação para responder a desafios emergentes em ambientes dinâmicos.

Programa

1. O conceito de inovação

1.1. Tipos de inovação

1.2. Inovação versus invenção

1.3. Inovação e crescimento económico

1.4. Tipologias e classificações de inovação

2. Como inovar

2.1. Atitude

2.2. Onde procurar inovações

2.3. Tipos de inovações

2.4. Soluções

2.5. Alternativas

3. Planeamento da inovação

3.1. Inovação e mercados

3.2. Padrões de consumo

3.3. Difusão da inovação

4. Estratégia para a inovação

4.1. Capacidades, redes e plataformas

4.2. Planeamento do produto inovador

4.3. Gestão de um portfólio de produtos inovadores

Lançamento e melhoria contínua de produtos inovadores

Docente(s) responsável(eis)

Ricardo Filipe Carreira Ramos

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame
  • - Exame individual - 100.0%
Avaliação Contínua/Periódica
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
  • - Teste individual - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Castaneda, D., & Cuellar, S. (2020). Knowledge sharing and innovation: A systematic review. Knowledge and Process Management, 27(3), 159–173. https://doi.org/10.1002/kpm.1637

Marion, T., & Fixson, S. (2021). The Transformation of the Innovation Process: How Digital Tools are Changing Work, Collaboration, and Organizations in New Product Development*. Journal of Product Innovation Management, 38(1), 192–215.

https://doi.org/10.1111/jpim.12547

Pratono, A. (2022). The strategic innovation under information technological turbulence: the role of organisational resilience in competitive advantage. Competitiveness Review: An International Business Journal, 32(3), 475–491. https://doi.org/10.1108/CR-03-2021-0046 Tidd, J., & Bessant, J. (2015). Gestão da inovação (5th ed.). Bookman Editora.