Marketing Digital e E-Business

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:

1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos; 2. Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;

3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que, no final da unidade curricular, o aluno esteja habilitado a: a) Explicar os conceitos fundamentais de marketing digital e e-business;

b) Avaliar o potencial das oportunidades de negócio proporcionadas pelos mercados digitais; c) Elaborar a estratégia de marketing digital;

d) Distinguir e aplicar diferentes ferramentas de marketing digital;

e) Investigar autonomamente, formular juízos de valor fundamentados e comunicar de forma escrita e oral com clareza.

Programa

1. Conceitos fundamentais de marketing digital e e-business

2. Modelos de e-business

3. Estratégia de marketing digital

4. Ferramentas de marketing digital

4.1. Otimização para motores de busca

4.2. Websites e landing pages

4.3. Publicidade online

4.4. E-mail marketing

4.5. Marketing nos social media4.6. Analítica e métricas online

Docente(s) responsável(eis)

Nuno Miguel Fortes Fonseca Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame
  • - Trabalho individual - 50.0%
  • - exame - 50.0%
Avaliação contínua/periódica
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
  • - Teste - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2022). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (8th ed.). Pearson.

Chaffey, D., & Smith, PR (2023). Digital Marketing Excellence: Planning, Optimizing and Integrating Online Marketing (6th ed.). Routledge.

Charlesworth, A. (2023). Digital marketing: A practical approach (4th ed.). Routledge.

Frost, R., Fox, A. K., & Daugherty, T. (2023). eMarketing: Digital Marketing Strategy (9th ed.). Routledge.

Gabriel, M., & Kiso, R. (2023). Marketing na Era Digital – Conceitos, Plataformas e Estratégias (2.ª ed.). Atlas.

Kingsnorth, S. (2022). Digital Marketing Strategy: An Integrated Approach to Online Marketing (3rd ed.). Kogan Page.

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Mudança do Tradicional para o Digital. Actual Editora.

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade. Actual Editora.