Marketing Estratégico

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:

1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;

2. Ativa, através da resolução de casos práticos, discussão de estudos de caso e artigos científicos e gamificação;

3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:

a) Explicar os conceitos fundamentais de estratégia e marketing estratégico;

b) Compreender e utilizar metodologias de análise estratégica;

c) Elaborar a estratégia de marketing;

d) Implementar a estratégia de marketing;

e) Avaliar e controlar a estratégia de marketing.

Programa

    1. Estratégia e planeamento estratégico
    2. Estratégia corporativa e estratégia competitiva
    3. Marketing estratégico
    4. Análise estratégica do ambiente externo
    5. Análise estratégica do ambiente interno
    6. Estratégias de marketing
    7. Estratégias de segmentação, targeting e posicionamento
    8. Estratégias de gestão de produto
    9. Estratégias de gestão de preço
    10. Estratégias de canais da distribuição
    11. Estratégias de comunicação de marketing
    12. Avaliação e controlo da estratégia de marketing

Docente(s) responsável(eis)

Nayra Leandro Miguel Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame
  • - exame - 100.0%
Avaliação periódica
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
  • - Teste - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Abratt, R., & Bendixen, M. (2019). Strategic Marketing: Concepts and Cases. Routledge.

Alsem, K. J. (2019). Applied Strategic Marketing: A Step by Step Approach. Routledge.

Alsem, K. J. (2024). Strategic Marketing Planning (2nd ed.). Routledge.

Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, J. V. (2018). Mercator 25 anos: O Marketing na Era Digital (17.ª ed.). Dom Quixote.

Chernev, A. (2020). The Marketing Plan Handbook (6th ed.). Cerebellum Press.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2019). Administração de Marketing (15.ª ed.). Pearson.

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade. Actual Editora.

Maçães, M. (2019). Marketing Estratégico: As Quatro Etapas para Criar Vantagem Competitiva e Melhorar o Desempenho. Actual Editora.

West, D., Ford, J., Ibrahim, E., & Montecchi, M. (2022). Strategic Marketing: Creating Competitive Advantage (4th ed). OUP Oxford.