Comunicação Estratégica

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através de recurso de metodologias que fomentam a participação ativa dos alunos nas sessões, incluindo momentos de pesquisa e discussão e apresentação das temáticas. Adicionalmente, recorre-se a “projeto de grupo orientado”, em que os grupos têm de apresentar um plano de comunicação.

Resultados de Aprendizagem

1- Reconhecer a comunicação estratégica como um campo dependente e consequente da mudança social;

2- Relacionar as diferentes formas de comunicação com objetivos organizacionais e interesses de múltiplos stakeholders;

3- Elaborar programas específicos de comunicação.

Programa

1. A necessidade e contributo da comunicação para as Organizações

1.1. Da Cultura à Reputação Organizacional

2. Stakeholders e Especificidades de Comunicação

2.1. Dos mass media aos social media

3. Implementar Comunicação estratégica

3.1. Da auditoria ao planeamento estratégico da comunicação

Métodos de Avaliação

deverão optar por:
  • - - Uma prova individual de conhecimentos. Esta prova vale 50% da nota final e tem nota mínima de 7,5. - 50.0%
  • - Um trabalho de grupo ou individual. Esta componente vale 50% da nota final e tem uma nota mínima de 9,5 em exame - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Corneliessen, J. (2010). Defining Corporate Communication. Sage publications.

– Christensen, L. T., & Cornelissen, J. (2017). Construindo pontes entre a Comunicação Organizacional e a Comunicação Corporativa: revisão, desenvolvimento e olhares para o futuro. Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, (4), 39-69.

– Falkheimer, J., & Heide, M. (2023). Strategic Communication (2nd Ed.) Routledge.

– Nothhaft, H., Werder, K. P., Ver?i?, D., & Zerfass, A. (Eds.). (2020). Future directions of strategic communication. Routledge.

– Smith, R. (2021). Strategic planning for Public Relations. Routledge

– Vokic, N. P., Vercic, A. T., & Coric, D. S. (2022). Strategic internal communication for effective internal employer branding. Baltic Journalof Management, 18(1), 19-33.

– Xifra, J. (2017). Manual de Relaciones Publicas e institucionales (3.ª ed.). Tecnos.