Comunicação Estratégica

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através de recurso de metodologias que fomentam a participação ativa dos alunos nas sessões, incluindo momentos de pesquisa e discussão e apresentação das temáticas. Adicionalmente, recorre-se a “projeto de grupo orientado”, em que os grupos têm de apresentar um plano de comunicação.

Resultados de Aprendizagem

1- Reconhecer a comunicação estratégica como um campo dependente e consequente da mudança social;

2- Relacionar as diferentes formas de comunicação com objetivos organizacionais e interesses de múltiplos stakeholders;

3- Elaborar programas específicos de comunicação.

Programa

1. A necessidade e contributo da comunicação para as Organizações

1.1. Da Cultura à Reputação Organizacional

2. Stakeholders e Especificidades de Comunicação

2.1. Dos mass media aos social media

3. Implementar Comunicação estratégica

3.1. Da auditoria ao planeamento estratégico da comunicação

Docente(s) responsável(eis)

Rosa Maria Campos Sobreira

Métodos de Avaliação

deverão optar por:
  • - Um trabalho de grupo ou individual. Esta componente vale 50% da nota final e tem uma nota mínima de 9,5 em exame - 50.0%
  • - - Uma prova individual de conhecimentos. Esta prova vale 50% da nota final e tem nota mínima de 7,5. - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Corneliessen, J. (2010). Defining Corporate Communication. Sage publications.

– Christensen, L. T., & Cornelissen, J. (2017). Construindo pontes entre a Comunicação Organizacional e a Comunicação Corporativa: revisão, desenvolvimento e olhares para o futuro. Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, (4), 39-69.

– Falkheimer, J., & Heide, M. (2023). Strategic Communication (2nd Ed.) Routledge.

– Nothhaft, H., Werder, K. P., Ver?i?, D., & Zerfass, A. (Eds.). (2020). Future directions of strategic communication. Routledge.

– Smith, R. (2021). Strategic planning for Public Relations. Routledge

– Vokic, N. P., Vercic, A. T., & Coric, D. S. (2022). Strategic internal communication for effective internal employer branding. Baltic Journalof Management, 18(1), 19-33.

– Xifra, J. (2017). Manual de Relaciones Publicas e institucionales (3.ª ed.). Tecnos.