Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino adotada é baseada na exposição dos conceitos fundamentais da cartografia e no método interrogativo para fomentar o espírito de reflexão. Além disso, espera-se uma forte componente prática que desempenhará um papel relevante na motivação dos alunos para trabalharem com sistemas de informação geográfica.
Resultados de Aprendizagem
Constituem objetivos da microcredenciação:
a) conhecer as fontes de dados nacionais de informação geográfica;
b) aplicar processos de análise espacial utilizando o geopackage;
c) utilizar sistemas de informação geográfica para em diversas áreas do conhecimento
Programa
1. Fundamentos da informação geográfica e domínio do vocabulário específico;
2. Pesquisa de informação geográfica;
3. Cartografia e sistemas de referência; projeções cartográficas; relação entre coordenadas; georreferenciação
4. Visualização de mapas, exportação e impressão de mapas.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Margarida Januário CruzMétodos de Avaliação
- - trabalhos práticos - 50.0%
- - 1 prova escrita individual - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bolstad, P. (2019). GIS Fundamentals: A First Text on Geographic Information Systems. Sixth Edition. XanEdu Publishing Inc.. U.S.A.
Cosme, A. (2012). Projeto em Sistemas de Informação Geográfica. LIDEL. Lisboa.
DGT (2020). Normas e especificações técnicas para a Cartografia Topográfica Vetorial e de Imagem. CartTop-V1.1. Direção-Geral do Território.
Gaspar, J. (2005). Cartas e Projeções Cartográficas. LIDEL. Lisboa.
Matos, J. (2008). Fundamentos de Informação Geográfica. 5.ª edição. LIDEL. Lisboa.
Matos, J. (2007). Cartografia e Geodesia. LIDEL. Lisboa.