Análise de dados em media sociais

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercícios ou análise e discussão de casos.

Avaliação contínua contempla os seguintes momentos:

a) Participação nas aulas e trabalho individual de pesquisa (35%)

b) Trabalho de grupo e apresentação (65%)

A avaliação por exame é constituída por um trabalho individual final escrito que consistirá num projeto de pesquisa e análise de dados provenientes de media sociais. Caso a docente considere necessário, será complementado com uma discussão oral (100%).

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Análise de dados em media sociais tem como objetivo principal fornecer aos estudantes conceitos contextualizadores e instrumentos operativos fundamentais para a análise de dados em media sociais. Tratando-se de uma unidade curricular eminentemente prática está desenhada com o propósito de munir os estudantes de ferramentas, técnicas e estratégias para realizarem pesquisas de forma autónoma e com vista ao projeto final.

Em termos específicos os  estudantes deverão:

– Reconhecer a importância dos diferentes media sociais.

– Compreender o funcionamento dos media sociais e relacionar as gramáticas das mesmas.

– Diferenciar e caracterizar estratégias de “engagement” em diferentes media sociais.

– Identificar, distinguir e aplicar ferramentas para a recolha de dados.

– Analisar dados provenientes dos media sociais e o seu potencial.

– Reconhecer as principais vantagens e limitações na análise de dados provenientes de media sociais.

Programa

1.              Os media sociais: conceitos e noções essenciais.

2.              Estrutura, dinâmica e papel dos media sociais.

3.              Atores e estratégias de “engagement” nos media sociais.

4.              Questionar media sociais.

5.              Recolher dados dos media sociais.

6.              Análise de dados visuais e textuais provenientes dos media sociais.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho de grupo e apresentação - 65.0%
  • - Participação nas aulas e trabalho individual de pesquisa - 35.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ABIDIN, C. (2018). Internet celebrity understanding fame online. Emerald.

Ferreira, G. B. (2018). Sociologia dos Novos Media. Covilhã: Ed. LabCom

FIELDING, N., Lee, R. & BLANCHK, G. (2018). Handbook of Online Research Methods. Sage.

QUAN-HAASE, A. & SLOAN, L. (2022). Handbook of Social Media Research Methods. Sage.

ROGERS, R. (2019). Doing Digital Methods. Sage.