Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercícios ou análise e discussão de casos.
Avaliação contínua contempla os seguintes momentos:
a) Participação nas aulas e trabalho individual de pesquisa (35%)
b) Trabalho de grupo e apresentação (65%)
A avaliação por exame é constituída por um trabalho individual final escrito que consistirá num projeto de pesquisa e análise de dados provenientes de media sociais. Caso a docente considere necessário, será complementado com uma discussão oral (100%).
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Análise de dados em media sociais tem como objetivo principal fornecer aos estudantes conceitos contextualizadores e instrumentos operativos fundamentais para a análise de dados em media sociais. Tratando-se de uma unidade curricular eminentemente prática está desenhada com o propósito de munir os estudantes de ferramentas, técnicas e estratégias para realizarem pesquisas de forma autónoma e com vista ao projeto final.
Em termos específicos os estudantes deverão:
– Reconhecer a importância dos diferentes media sociais.
– Compreender o funcionamento dos media sociais e relacionar as gramáticas das mesmas.
– Diferenciar e caracterizar estratégias de “engagement” em diferentes media sociais.
– Identificar, distinguir e aplicar ferramentas para a recolha de dados.
– Analisar dados provenientes dos media sociais e o seu potencial.
– Reconhecer as principais vantagens e limitações na análise de dados provenientes de media sociais.
Programa
1. Os media sociais: conceitos e noções essenciais.
2. Estrutura, dinâmica e papel dos media sociais.
3. Atores e estratégias de “engagement” nos media sociais.
4. Questionar media sociais.
5. Recolher dados dos media sociais.
6. Análise de dados visuais e textuais provenientes dos media sociais.
Métodos de Avaliação
- - Trabalho de grupo e apresentação - 65.0%
- - Participação nas aulas e trabalho individual de pesquisa - 35.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ABIDIN, C. (2018). Internet celebrity understanding fame online. Emerald.
Ferreira, G. B. (2018). Sociologia dos Novos Media. Covilhã: Ed. LabCom
FIELDING, N., Lee, R. & BLANCHK, G. (2018). Handbook of Online Research Methods. Sage.
QUAN-HAASE, A. & SLOAN, L. (2022). Handbook of Social Media Research Methods. Sage.
ROGERS, R. (2019). Doing Digital Methods. Sage.