Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos T serão abordados em sessões expositivas, fundamentados por bibliografia da especialidade. Os conteúdos TP em sessões igualmente expositivas, também fundamentados por bibliografia da especialidade. Complementarmente, serão realizados exercícios, atividades e/ou tarefas de cariz TP e P, individualmente e/ou em grupo, para consolidar os conteúdos abordados em termos teóricos.
Avaliação contínua: 1. Trabalho (100%); Exame: 1. Prova escrita (100%).
Resultados de Aprendizagem
1. Adquirir conhecimentos e competências no domínio da pedagogia e da didática do desporto adaptado.
2. Compreender a especificidade e as necessidades desta população-alvo neste domínio.
3. Planificar, operacionalizar, conduzir e intervir tecnicamente, adotando estratégias didático-pedagógicas adequadas ao contexto de intervenção.
Programa
1. Fundamentos da pedagogia no desporto adaptado.
2. Necessidades educativas específicas e deficiência no contexto desportivo.
3. Métodos, técnicas e estratégias de ensino no desporto adaptado.
4. Organização e gestão das sessões no desporto adaptado.
5. Desafios e estratégias de inclusão no desporto adaptado.
Métodos de Avaliação
- - Trabalho - 100.0%
- - Teste escrito - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1. Armour, K. (2011). Sport Pedagogy. An introduction for teaching and coaching. Routledge.
2. Coelho, O. (2016). Didática do Desporto. Manual do curso de Treinadores de Desporto – Grau I. IPDJ.
3. Coelho, O. (2016). Pedagogia do Desporto. Manual do curso de Treinadores de Desporto – Grau I. IPDJ.
4. FPDPD (2016). O desporto para pessoas com deficiência. Manual do curso de Treinadores de Desporto – Grau I. IPDJ.
5. FPDPD (2016). Desporto para pessoas com deficiência. Manual do curso de Treinadores de Desporto – Grau II. IPDJ.
6. Rouse, P. (2009). Inclusion in Physical Education. Human Kinetics.
7. Rosado, A. (1998). Nas margens da Educação Física e Desporto. FMH.
8. Sherrill, C. (2004). Adapted physical activity, recreation and sport: Crossdisciplinary and lifespan. McGraw-Hill.