Formação Especializada em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor

Objetivos do Curso

Curso Acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua
Área de formação especializada: Educação Especial
Especialização em: domínio cognitivo e motor
Modalidade de formação: Especialização pós-licenciatura
Registo de acreditação: CCPFC/CFE-3766/24
N.º de horas de formação acreditadas para progressão em carreira, para efeitos previstos no n.º1 do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º22/2014, de 11 de fevereiro: 250

Para os efeitos previstos no Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores o presente curso releva como curso de formação especializada, na área acima referida, para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Para os efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, o presente curso releva para a progressão em carreira de Docentes do grupo 910.

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O curso de especialização em educação especial visa qualificar para o exercício de funções de apoio, acompanhamento e integração socioeducativa de indivíduos com necessidades educativas especiais (NEE).

Condições de Acesso e Ingresso

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário, licenciados, profissionalizados e que tenham, à data de admissão no curso, pelo menos 5 anos de serviço docente [alínea c) do n.º 1 do art.º 5.º e n.º 2 do art.º 4.º do DL. 95/97 de 23 de abril].

Saídas Profissionais e Empregabilidade

NA

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

1. Reafirmar e reforçar a filosofia de educação de crianças com NEE numa perspectiva de escola inclusiva.
2. Fomentar e desenvolver competências de trabalho em equipa.
3. Desenvolver competências de intervenção e mobilização de todos os agentes educativos, nomeadamente, pais, professores/educadores, técnicos e comunidade.
4. Capacitar os formandos para construir, adaptar e utilizar instrumentos de observação e avaliação na identificação de necessidades educativas especiais no domínio específico de formação.
5. Proporcionar competências para planificar e implementar as adaptações curriculares apropriadas às necessidades dos alunos e às características das instituições escolares.
6. Proporcionar o conhecimento e as competências necessárias à aplicação fundamentada das estratégias específicas de intervenção no domínio de especialização.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

NA

Coordenador(es) do Curso