Inglês Aplicado às Ciências Empresariais I

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos deverão ter conhecimentos base de nível A2/B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Métodos de Ensino

A metodologia adotada é centrada no estudante, com uma forte componente prática e comunicacional, seguindo os princípios da abordagem por tarefas. Integra as seguintes estratégias:

  • Aprendizagem baseada em tarefas: cada unidade desenvolve-se a partir de tarefas comunicativas com aplicação no mundo real (ex: redigir um e-mail, preparar uma apresentação, interagir numa reunião).
  • Ensino de gramática em contexto: os conteúdos gramaticais são introduzidos de forma progressiva e aplicados em situações reais de comunicação.
  • Exploração de materiais autênticos: utilização de excertos de e-mails, agendas, brochuras e outros documentos empresariais reais.
  • Integração de ferramentas de Inteligência Artificial: os estudantes são orientados para o uso ético e responsável de IA generativa no apoio à produção escrita e desenvolvimento lexical.
  • Trabalho colaborativo e apresentações orais: desenvolvimento de competências interpessoais e comunicacionais em atividades de grupo.

Resultados de Aprendizagem

Competências

A presente Unidade Curricular destina-se a dotar os estudantes de competências comunicacionais em língua inglesa, no contexto empresarial e profissional. O desenvolvimento de competências de comunicação fundamentais, tais como a expressão oral, a compreensão oral, a leitura e a escrita, é uma prioridade, com um destaque particular para a interação em contexto profissional e no vocabulário de natureza empresarial. O ensino é baseado em tarefas e alinhado com cenários empresariais reais, introduzindo as bases para as subsequentes Unidades Curriculares de inglês do curso.

Objetivos

No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

  • Utilizar vocabulário específico do contexto profissional e empresarial.
  • Aplicar estruturas gramaticais fundamentais em contextos comunicativos reais.
  • Compreender e produzir diferentes tipos de textos orais e escritos em inglês, nomeadamente e-mails, descrições de funções, agendas de reuniões e apresentações.
  • Interagir de forma eficaz em contextos comunicacionais profissionais, demonstrando competência linguística e sociolinguística.
  • Utilizar ferramentas de Inteligência Artificial de forma ética e responsável no apoio à escrita, revisão e construção lexical.

Programa

A unidade curricular está organizada em 15 semanas, com uma abordagem temática e progressiva, centrada no desenvolvimento integrado das competências linguísticas em inglês, aplicadas a contextos profissionais e de negócios. Os conteúdos desenvolvem-se do seguinte modo:

Semana 1

Tema: Introdução à comunicação empresarial em inglês
Conteúdos gramaticais: Verbos modais de obrigação e permissão; revisão de tempos verbais
Avaliação: Diagnóstico inicial de competências linguísticas (formativa)

Semana 2

Tema: Estrutura organizacional e funções de apoio à direção
Conteúdos gramaticais: Present Simple vs Present Continuous
Avaliação: Questionário de vocabulário funcional (formativa)

Semana 3

Tema: Comunicação interna e circuitos informacionais
Conteúdos gramaticais: Voz passiva; formas interrogativas
Avaliação: Tarefa escrita – redação de e-mail formal (formativa)

Semana 4

Tema: Gestão de agendas e organização de reuniões
Conteúdos gramaticais: Future forms (will, going to, present continuous)
Avaliação: Simulação prática: agendamento de reunião com minuta (formativa)

Semana 5

Tema: Atendimento ao cliente interno e externo
Conteúdos gramaticais: Condicionais (0 e 1); expressões de cortesia
Avaliação: Roleplay: atendimento telefónico e presencial (formativa)

Semana 6

Tema: Técnicas de elaboração de relatórios e sínteses
Conteúdos gramaticais: Past Simple vs Present Perfect
Avaliação: Teste de gramática e vocabulário (20%)

Semana 7

Tema: Gestão documental e redação administrativa
Conteúdos gramaticais: Nominalizações; estruturas passivas
Avaliação: Produção escrita: minuta de relatório ou memorando (formativa)

Semana 8

Tema: Gestão de conflitos e resolução de problemas
Conteúdos gramaticais: Modais de dedução e sugestão (must, might, should)
Avaliação: Teste escrito individual com base em situação-problema (30%)

Semana 9

Tema: Comunicação intercultural e etiqueta profissional
Conteúdos gramaticais: Adjetivos e advérbios; comparativos e superlativos
Avaliação: Debate orientado com vocabulário específico (formativa)

Semana 10

Tema: Comunicação digital: e-mail, redes internas, plataformas colaborativas
Conteúdos gramaticais: Reported speech; vocabulário técnico digital
Avaliação: Análise de casos e produção de mensagens adaptadas (formativa)

Semana 11

Tema: Elaboração de documentos para reuniões e apresentações
Conteúdos gramaticais: Relative clauses; estruturas formais
Avaliação: Produção escrita: ordem de trabalhos e ata (20%)

Semana 12

Tema: Gestão de imagem institucional e comunicação corporativa
Conteúdos gramaticais: Discourse markers; linkers
Avaliação: Criação de um comunicado institucional (formativa)

Semana 13

Tema: Preparação de apresentações orais em contexto empresarial
Conteúdos gramaticais: Linguagem de apresentação; sequenciação
Avaliação: Apresentação ensaiada com feedback dos pares (formativa)

Semana 14

Tema: Revisão geral e consolidação
Conteúdos gramaticais: Revisão global dos tópicos abordados
Avaliação: Preparação da apresentação final (orientação e feedback)

Semana 15

Tema: Apresentações orais formais
Avaliação: Apresentação oral final – situação profissional simulada (30%)

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula da Fonseca Lopes

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Teste - 40.0%
  • - Teste - 40.0%
  • - Trabalho Final - 20.0%
Avaliação por exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia principal

Cotton, D., Falvey, D., & Kent, S. (2010). Market Leader: Pre-Intermediate Business English Course Book (3rd ed.). Pearson.

Emmerson, P. (2010). Business Grammar Builder (2nd ed.). Macmillan.

Mascull, B. (2010). Business Vocabulary in Use: Intermediate (2nd ed.). Cambridge University Press.

Bibliografia secundária

MacKenzie, I. (2010). English for Business Studies (Student’s Book). Cambridge University Press.

Lansford, L., Frendo, E., O’Keefe, M., Wright, R, Wright, L. (2018). Business Partner B1. Pearson.

Internet resources: Financial Times, BBC Business, Harvard Business Review (seleção de textos autênticos para apoio ao trabalho em aula).