Ética e Deontologia

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A unidade curricular é desenvolvida em aulas teórico-práticas, combinando uma abordagem expositiva dos conteúdos teóricos, apoiada em exemplos ilustrativos, com a discussão e resolução de casos práticos.

As metodologias de ensino-aprendizagem adotadas incluem a exposição teórica, metodologias ativas e participativas, autoestudo orientado pelo/a docente, demonstrações em contexto de aula, realização de trabalhos individuais e resolução de exercícios, bem como o desenvolvimento de trabalhos em pequenos grupos.

Resultados de Aprendizagem

a)  Enquadramento

A unidade curricular de Ética e Deontologia, lecionada no 3.º ano (2.º semestre) da Licenciatura em Assessoria de Direção, visa proporcionar aos estudantes um conjunto estruturado de conhecimentos fundamentais para a compreensão da dimensão ética e deontológica da atividade profissional.

Esta unidade curricular procura responder às exigências formativas de um/a futuro/a profissional das ciências empresariais do século XXI, evidenciando a relevância social, organizacional e humana das funções desempenhadas na área do Secretariado e Assessoria de Direção.

Paralelamente, pretende contribuir para o desenvolvimento pessoal e académico dos/as estudantes, promovendo o pensamento crítico, a reflexão ética e a iniciação à investigação científica.

Constitui ainda uma preocupação central a sensibilização para a importância dos valores éticos, deontológicos, humanos e sociais, enquanto fundamentos de uma cidadania ativa, do exercício profissional socialmente responsável e da construção de organizações e sociedades mais justas, preparadas para os desafios éticos associados à competitividade, ao progresso e à mudança organizacional.

b)    Objetivos

No final da unidade curricular, os/as estudantes deverão ser capazes de:

  1. Contextualizar o fenómeno ético e compreender os principais conceitos de ética, deontologia e moral nos planos social, organizacional e profissional.
  2. Reconhecer a importância dos códigos éticos e deontológicos e da ética nos negócios e nas organizações.
  3. Aplicar conhecimentos teórico-práticos de ética à área do Secretariado e Assessoria de Direção.
  4. Compreender e respeitar os princípios de confidencialidade, segurança da informação e responsabilidade profissional.
  5. Desenvolver competências de comunicação oral e escrita, incluindo a elaboração de trabalhos académicos com rigor científico.
  6. Promover a criatividade, o trabalho em grupo, a pesquisa bibliográfica autónoma e a valorização do conhecimento científico e empresarial.

c)  Competências

  1. Com a frequência da unidade curricular, os/as estudantes deverão desenvolver as seguintes competências:
  2. Compreender a dimensão ética e deontológica da prática profissional em Secretariado e Assessoria de Direção.
  3. Aplicar princípios éticos e deontológicos no exercício da atividade profissional, adotando comportamentos socialmente responsáveis.
  4. Interiorizar e utilizar de forma crítica os conceitos fundamentais de ética, deontologia e moral.
  5. Demonstrar capacidade de análise e tomada de decisão ética em situações concretas da prática profissional.
  6. Reconhecer, valorizar e respeitar o Código Deontológico da profissão de Secretariado e Assessoria de Direção.

Programa

PARTE I: Introdução e conceitos fundamentais

I.1.  Noções gerais de ética

I.2.  Ética, moral e valores

I.3.  Cultura baseada em valores éticos

I.4.  Noções gerais de deontologia

I.5.  Análise de casos e dilemas éticos

 

 

 

PARTE II: Ética na atividade profissional

II.1.  Definições e objetivos

II.2.  Códigos de ética e códigos deontológicos: exemplos de profissões reguladas

II.3.  Importância dos códigos de ética e deontológicos nas profissões e nas organizações

II.4.  Formação ética nas instituições públicas e privadas

II.5.  Ética nos negócios e responsabilidade social

II.6.  O papel da administração pública e do poder político na promoção da ética

 

PARTE III: Ética e deontologia no Secretariado e Assessoria de Direção

III.1.  Ética no uso de tecnologias digitais e inteligência artificial (IA) no Secretariado e Assessoria

III.2.  Ética e responsabilidade social corporativa em organizações

III.3.  Ética na tomada de decisão em ambientes de alta pressão

III.4.  Ética na comunicação intercultural e internacional

III.5.  Ética na gestão de crises e reputação organizacional

III.6.  Transparência e integridade na administração de informação corporativa

III.7.  Ética e desenvolvimento sustentável nas organizações

III.8.  Ética na liderança e mentoring dentro do Secretariado e Assessoria

III.9.  A importância das soft skills éticas no desempenho do profissional de Secretariado e Assessoria de Direção: comunicação, empatia e tomada de decisão responsável

 

PARTE IV Estudo de casos práticos

IV.1. Análise e discussão de casos práticos no contexto do Secretariado e Assessoria de Direção

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula da Fonseca Lopes

Métodos de Avaliação

A avaliação pode assumir uma das seguintes formas:

A avaliação da unidade curricular pode assumir uma das seguintes modalidades, de acordo com o Regulamento em vigor: Avaliação distribuída sem exame final, avaliação distribuída com exame final e avaliação com exame final.

1. Avaliação distribuída sem exame final

Na modalidade de avaliação contínua, o/a estudante será avaliado/a através dos seguintes elementos:
•    Frequência (prova escrita individual) — 50%
•    Trabalho Escrito (TE) de natureza científica (artigo/ensaio/paper), com defesa oral — 50%

1.1. Frequência (prova escrita) — 50%
A frequência consiste numa prova escrita individual, a realizar durante o semestre, incidindo sobre os conteúdos programáticos lecionados na unidade curricular.

A prova tem como objetivos avaliar:
•    a compreensão dos conceitos fundamentais de ética, deontologia e moral;
•    a capacidade de análise crítica e de aplicação dos princípios éticos a situações concretas, nomeadamente no contexto do Secretariado e

Assessoria de Direção;
•    a utilização adequada da terminologia científica e profissional.
A classificação da frequência é expressa numa escala de 0 a 20 valores.
A não realização da frequência implica a exclusão do sistema de avaliação contínua, ficando o/a estudante sujeito/a ao regime de avaliação final por exame, nos termos do Regulamento.

1.2. Trabalho Escrito (TE) — 50%

O Trabalho Escrito assume a forma de um artigo científico, ensaio académico ou paper, podendo ser realizado individualmente ou em grupo, de acordo com as orientações do/a docente, sendo obrigatória a sua defesa oral pelo/a estudante, em contexto de sala de aula.
Os Trabalhos Escritos serão apresentados e defendidos publicamente nas últimas aulas do semestre, segundo calendarização previamente divulgada.

Pretende-se que os/as estudantes produzam conhecimento, demonstrem capacidade de investigação, análise crítica e aplicação dos conteúdos teóricos à prática profissional.

A defesa oral do Trabalho Escrito é obrigatória para todos/as os/as estudantes em avaliação contínua.

Critérios de classificação do Trabalho Escrito (TE)
I — Estrutura formal (4 valores)
•    Coerência, equilíbrio e sequência lógica entre as diferentes secções do trabalho (2 valores);
•    Organização geral do texto e articulação entre parágrafos (2 valores).

II — Estilo e qualidade da redação (4 valores)
•    Clareza, precisão, correção ortográfica e gramatical, estrutura sintática e fluidez da leitura.

III — Grau de abordagem do tema (4 valores)
•    Abordagem fraca, suficiente ou completa dos aspetos essenciais do tema.

IV — Capacidade de inovação e originalidade (1 valor)
•    Relevância do contributo pessoal na abordagem crítica do tema.

V — Referências bibliográficas (4 valores)
•    Quantidade e qualidade das fontes utilizadas (1 valor);
•    Articulação com a literatura científica existente (2 valores);
•    Correta aplicação das normas (1 valores).

VI — Apresentação e defesa oral do Trabalho Escrito (3 valores).

Observação

Na situação de o/a estudante optar pela realização do Trabalho Escrito em regime individual, a ponderação da avaliação é a mesma que é aplicada para os trabalhos de grupo, ou seja, 50% (frequência) e 50% (TE), sendo a extensão do trabalho definida em conformidade com as orientações do/a docente.

2. Avaliação distribuída com exame final

A avaliação final por exame é composta por:
•    uma Prova Escrita (PE) individual;
•    a elaboração obrigatória de um Trabalho Escrito (TE) individual e defesa oral no dia da realização do exame.

Esta modalidade de avaliação destina-se a:
•    estudantes que não tenham obtido aprovação no regime de avaliação contínua;
•    estudantes que tenham ultrapassado o limite de faltas permitido;
•    estudantes que se apresentem diretamente a exame, incluindo época finalista.

O/a estudante deverá contactar o/a docente por correio eletrónico, até 27 de fevereiro, para efeitos de atribuição de um tema individual de Trabalho Escrito, o qual deverá ser definido até 16 de março.

O Trabalho Escrito deverá obedecer às normas de elaboração de um artigo científico, conteúdos que serão lecionados durante o semestre e disponibilizados na plataforma eletrónica da unidade curricular.

Especificidades do Trabalho Escrito (TE) individual (avaliação por exame)
•    Extensão: 20 páginas;
•    Tipo de letra: Times New Roman, tamanho 12;
•    Espaçamento: 1,5;
•    Margens: 2 cm;
•    Defesa oral obrigatória, com duração aproximada de 20 minutos, a realizar no mesmo dia da prova escrita.

A classificação final (NF) é obtida através da aplicação da seguinte fórmula:
NF = (0,45 × nota da Prova Escrita) + (0,55 × nota do Trabalho Escrito)
Considera-se aprovado/a o/a estudante com classificação final igual ou superior a 9,50 valores, após arredondamento nos termos do Regulamento.

3. Avaliação por exame final

O exame final vale 100% da classificação da UC.
•    Peso da prova: 100%
•    Escala de avaliação: 0 a 100
•    A nota final da UC resulta exclusivamente da classificação obtida no exame.

 


    Estágio(s)

    NAO

    Bibliografia

    Principal

    Aristóteles (2015). Ética a Nicómaco (5.ª ed.). Tradução, prefácio e notas de António de Castro Caeiro. Lisboa: Quetzal Editores.
    Almeida, F. (2010). Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas. Cascais: Principia.
    Becker, C. U. (2024). Business Ethics: Theories, Methods, and Applications (2nd ed.). Routledge.
    Borges, M. J. (2015). Secretariado – Uma Visão Prática para Profissionais que Exerçam Funções de Apoio a Órgãos de Gestão (3.ª ed.). Lisboa: Edições Técnicas e Profissionais (ETEP).
    Gonçalves, G. (2013). Ética das Relações Públicas. Coimbra: Minerva Coimbra.
    Neves, J. C. (2014). Introdução à Ética Empresarial (2.ª ed. rev. e atualiz.). Cascais: Principia.
    Neves, M. C. P. (Coord.) (2016). Ética – dos Fundamentos às Práticas. Lisboa: Edições 70.
    Oliveira, L. A. (2013). Ética em Investigação Científica – Guia de Boas Práticas com Estudos de Caso. Lisboa: Lidel.
    Santos, A. D. (2024). Desafios de Ética Contemporânea. Lisboa: Edições Sílabo.

    Bibliografia Complementar
    AA. VV. (2015). Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Desafios da Globalização. Lisboa: Escolar Editora.
    Almeida, V. (2000). A Comunicação Interna na Empresa. Lisboa: Práxis.
    Beirão, I., Vasconcelos, P., Rasquilha, L., Matos, L., Fernandes, A. e Nunes, M. I. (2008). Manual de Comunicação Empresarial. Corroios: Plátano Editora.
    Batista, L., Fernandes, J., Boque, N., Reis, D. e Caçola, M. (2013). Gestão do Tempo. Lisboa: Escolar Editora.
    Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C. e Cabral-Cardoso, C. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8.ª ed.). Lisboa: RH Editora.
    Dias, M. O. (2004). “Reflexões sobre a ética no quotidiano da profissão”. Gestão e Desenvolvimento, 12, 81–103.
    Dias, M. O. (2014). “Ética, organização e valores ético-morais em contexto organizacional”. Gestão e Desenvolvimento, 22, 89–113.
    Mercier, S. (2003). A Ética nas Empresas. Porto: Edições Afrontamento.
    Neves, J. G., Garrido, M. V. e Simões, E. (2015). Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais (3.ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
    Rego, A. (2016). Comunicação Pessoal e Organizacional – Teoria e Prática (4.ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
    Rego, A. e Cunha, M. P. (2019). Que Líder Sou Eu? Manual de Apoio ao Desenvolvimento de Competências de Liderança (3.ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
    Savater, F. (2016). Ética para um Jovem (23.ª ed.). Alfragide: Publicações Dom Quixote.
    Singer, P. (2008). Escritos sobre uma Vida Ética. Lisboa: Dom Quixote.
    Vieira, A. M. (2014). Técnicas Administrativas e Secretariado (2.ª ed.). Porto: Conselho Profissional de Secretariado.
    Vieira, A. M. e Vieira, P. (2014). Um Escritório sem Papel – Gestão Documental e Arquivo. Porto: Conselho Profissional de Secretariado.

    Bibliografia Eletrónica
    Association of Portuguese Professional Secretaries (APS). Disponível em: https://www.asp-secretarias.pt
    Portuguese Association for Protocol Studies (APOREP). Disponível em: https://www.aporep.com