Simulação Organizacional I

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos deverão possuir bons conhecimentos de:

· Contabilidade Financeira e das Sociedades

· Contabilidade de Gestão

· Fiscalidade

· Direito do trabalho

· Direito das sociedades

Métodos de Ensino

Os alunos organizam-se previamente em grupos de dois elementos, estando afeta a cada grupo a gestão de uma empresa virtual, em ambiente de simulação organizacional.

As empresas a criar serão preferencialmente do setor dos serviços e deve procurar-se a existência de complementaridade entre elas.

As empresas iniciarão a sua atividade em outubro do ano N, de modo que no final do exercício económico os alunos tenham oportunidade de efetuar todos os procedimentos respeitantes à preparação do encerramento do exercício.

No decurso da sua atividade, as empresas gerarão e receberão documentos que serão organizados, classificados e lançados num sistema informático de gestão integrada. A par da gestão corrente, os alunos serão confrontados com desafios de índole contabilística e fiscal, de modo a poderem aplicar na prática, os conhecimentos teóricos entretanto adquiridos em outras unidades curriculares tais como conhecimentos de contabilidade financeira, contabilidade das sociedades, fiscalidade, direito comercial, direito do trabalho, entre outras.

As aulas decorrerão em salas de informática, onde cada aluno terá acesso a computador e respetivo software integrado de gestão (PHC). A partir da introdução de dados produzir-se-ão documentos de uso externo e interno, e obter-se-ão demonstrações e mapas de análise. Deste trabalho resultarão outputs, gerados pelos diferentes módulos do software, que serão organizados e arquivados num dossier.

O docente para além de efetuar uma breve abordagem aos conceitos mais relevantes no âmbito das tarefas a executar, nomeadamente nas áreas de Contabilidade, Fiscalidade, Direito do Trabalho, Direito das Sociedades e Gestão, combinará explicações teóricas da arquitetura de um programa informático de gestão integrado com a exemplificação prática no software escolhido para apoio às aulas Simulação Organizacional I.

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se atingir os seguintes objetivos:

OA1.Consolidar e integrar os conhecimentos obtidos nas restantes unidades curriculares da licenciatura, especialmente as que mais de perto se relacionam com o exercício das saídas profissionais do curso;

OA2.Aquisição de métodos, processos e disciplina de trabalho por parte dos discentes, num quadro de referências virtualmente equivalentes aos que encontrarão na sua futura vida profissional;

OA3.Promover a consciência de que a qualidade e competências adquiridas serão condição de sucesso profissional;

OA4.Promover formas de trabalho em grupo e atividades coletivas, de modo a aproximar o ambiente da sala de aula ao ambiente real de trabalho;

OA5.Fomentar a criatividade de transações comerciais e a capacidade de resposta atempada às necessidades das outras organizações empresariais envolvidas na simulação;

OA6.Sensibilizar os alunos para a relevância da utilização das tecnologias de informação na gestão das organizações;

OA7.Reconhecer a importância da análise da informação para a tomada de decisão;

OA8.Perceber e utilizar um tipo de software que permita produzir documentos de uso interno e externo bem como elaborar mapas de controlo e análise e as demonstrações financeiras;

OA9.Aumentar a capacidade de trabalho sob pressão de tempo e volume de tarefas;

OA10.Promover a elaboração de um plano de negócios;

OA11.Fomentar o raciocínio ético e o cumprimento normativo, assegurando a correta aplicação das normas contabilísticas (SNC, IAS/IFRS), fiscais e laborais.

OA12.Permitir um contacto com as práticas de controlo interno;

OA13.Responder às exigências legais, técnicas e éticas que irão enfrentar na sua futura vida profissional;

OA14.Sensibilizar os alunos para a análise crítica dos outputs contabilísticos e financeiros, promovendo uma visão integrada da gestão empresarial.

OA15.Sensibilizar os alunos para a importância do cumprimento atempado das obrigações legais, com especial enfoque nas fiscais e parafiscais;

OA16.Evidenciar a problemática do encerramento das contas, bem como de preparação e elaboração dos respetivos documentos de prestação de contas e organização dos elementos a inserir no dossier fiscal;

OA17.Dotar os alunos de competências indispensáveis à elaboração do relatório de gestão e das demonstrações financeiras, bem como ao cumprimento das obrigações declarativas.

OA18.Avaliar o sistema de controlo interno adotado por outra equipa e formulando recomendações de melhoria fundamentadas.

OA19.Dar a conhecer os procedimentos de constituição de empresas;

OA20.Facultar uma vivência ética na profissão e nos negócios.

 

No final do semestre, os alunos deverão estar aptos a:

CD1.Desenvolver uma ideia de negócio e acompanhar processualmente a constituição de uma empresa;

CD2.Conhecer o software de gestão integrada (ERP) de modo a permitir a articulação e a coerência de dados entre os diversos módulos do software;

CD3.Parametrizar um ERP de forma a produzir registos contabilísticos automáticos;

CD4.Produzir e analisar registos contabilísticos produzidos automaticamente;

CD5.Fazer o encerramento contabilístico mensal através do uso de um ERP;

CD6.Organizar os documentos contabilísticos em diários;

CD7.Saber interpretar e analisar as diversas listagens e peças contabilísticas, nomeadamente, extratos de contas, diários, balancetes do razão, balancetes analíticos;

CD8.Elaborar e analisar demonstrações financeiras de acordo com o SNC (Balanço, Demonstração dos Resultados por Natureza e por Funções, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração das Alterações do Capital Próprio e Anexo).

CD9.Elaborar o Relatório de Gestão e Contas, fundamentando os principais indicadores económico-financeiros.

CD10.Cumprir, preparar e submeter as obrigações declarativas de natureza contabilística e fiscal (IVA, Declarações Recapitulativas, DMR/Segurança Social, Modelo 22, IES, Relatório Único, entre outras).

CD11.Executar e simular o cumprimento das obrigações fiscais e contributivas, incluindo a submissão eletrónica de declarações no Portal das Finanças e na Segurança Social Direta.

CD12.Interpretar e analisar os principais indicadores económicos e financeiros, avaliando o desempenho e a posição financeira da empresa.

CD13.Compreender os procedimentos e as fases de encerramento das contas;

CD14.Executar o encerramento de contas, incluindo as operações de fim de exercício, nomeadamente periodizações, ajustamentos, estimativa de imposto e apuramento de resultados.

CD15.Desenvolver competências de auditoria interna e controlo interno, identificando fragilidades nos procedimentos adotados por outras equipas e propondo recomendações de melhoria devidamente fundamentadas.

CD16.Integrar e colaborar ativamente numa equipa de trabalho, assumindo comportamentos éticos e profissionais adequados ao exercício da profissão de Contabilista Certificado.

Programa

P1. Objetivos da simulação organizacional

P2. Apresentação do programa informático

P3. Criação de uma atividade empresarial

3.1. Trâmites na constituição de uma sociedade comercial

3.2. Cumprimento de obrigações necessárias ao início da atividade

3.3. Organização da empresa, tendo presentes os condicionalismos de uma atividade concreta, nomeadamente quanto a:

3.3.1. Organização da contabilidade nos termos do sistema de normalização contabilística oficialmente aplicáveis, desde a receção dos documentos até ao seu arquivo, classificação e registo

3.3.2. Práticas de controlo interno.

3.4. Plano de Negócios

P4. Simulação de situações que permitam o registo de operações e o cumprimento de obrigações legais ao longo dos últimos três meses do exercício económico (outubro a dezembro).

4.1. Criação de documentos de suporte

4.2. Identificação e acompanhamento relativo à resolução de questões da organização, com o recurso a contactos com os serviços relacionados com a profissão de Contabilista Certificado

4.3. Classificação e registo contabilístico de operações correntes:

· Compras e vendas

· Pagamentos e Recebimentos

· Processamentos de Remunerações

· Compra e Venda de Imobilizado

· Operações não correntes (Desafios contabilísticos e fiscais)

P5. Preparação dos outputs de índole contabilística

5.1. Revisão das operações contabilísticas: análise dos balancetes mensais produzidos (outubro, novembro, dezembro e Balancete de Verificação em 31/12/N)

5.2. Correções e ajustamentos do exercício com vista à obtenção do Balancete Retificado

5.3. Preparação dos outputs contabilísticos de base.

P6. Operações de fim de exercício e fecho contabilístico

6.1. Operações não correntes

6.1.1. Depreciações e amortizações

6.1.2. Ajustamentos: especialização de exercícios, imparidades, provisões

6.1.3. Desafios fiscais associados às operações não correntes

6.1.4. Verificação e validação de saldos de contas

6.2. Inventário e regularizações

6.3. Apuramento do resultado antes de imposto

6.4. Estimativa e determinação do imposto sobre o rendimento (preenchimento orientado da Modelo 22)

6.5. Apuramento do resultado líquido

P7. Prestação de contas

7.1. Preparação de informação para a tomada de decisão

7.2. Elaboração das Demonstrações Financeiras

7.3. Elaboração do Relatório de Gestão

7.4. Relatório e Parecer do Órgão de Fiscalização

7.5. Convocatória da Assembleia Geral

7.6. Atas de aprovação de contas

P8. Obrigações fiscais – Cumprimentos mensais e trimestrais obrigatórios

P9. Obrigações legais – Segurança Social e outros organismos

P10. Arquivo documental e controlo interno

10.1. Organização do dossier contabilístico

10.2. Organização do dossier fiscal (Art.º 130.º do CIRC)

10.3. Procedimentos de controlo interno

P11. A ética profissional

Docente(s) responsável(eis)

Miguel Maria Carvalho Lira

Métodos de Avaliação

Dada a natureza eminentemente prática da unidade curricular, a frequência assídua às aulas é obrigatória, sendo necessário que o estudante esteja presente antes do início das atividades simuladas. A aprendizagem resulta da execução continuada das tarefas propostas, da interação com o ERP e da participação ativa nas dinâmicas de grupo, não podendo ser assegurada exclusivamente através de estudo autónomo ou consulta bibliográfica.

A acumulação individual de faltas superior a 10% do número total de aulas implica, automaticamente, a reprovação na unidade curricular. Em situações excecionais, devidamente fundamentadas e mediante requerimento do estudante, o docente responsável pode proceder à justificação parcial ou total das faltas.

A classificação final resulta da ponderação dos seguintes elementos de avaliação contínua:

MA1.Desafios/Trabalhos realizados: 20%

MA2.Auditoria: 30%

MA3.Dossier Final: 20%

MA4.Apresentação e defesa do trabalho realizado: 20%

MA5.Participação e atitude:10%

Cada elemento de avaliação é classificado na escala de 0 a 20 valores.

Considera-se aprovado o estudante que obtenha classificação final igual ou superior a 10 valores.

A não aprovação na avaliação contínua não confere acesso a outras épocas de avaliação, atendendo ao carácter aplicado e processual da unidade curricular.

As entregas obrigatórias relativas aos Desafios/Trabalhos e às Auditorias devem ser efetuadas nas datas estabelecidas no cronograma da unidade curricular.

A não entrega de qualquer elemento implica atribuição da classificação de zero valores nesse item.

A entrega fora de prazo implica uma penalização de 0,5 valores por dia de atraso, até ao limite máximo de uma semana.

Utilização de Inteligência Artificial: A utilização de ferramentas de Inteligência Artificial é permitida como apoio à pesquisa, organização da informação e revisão da redação, devendo a sua utilização ser devidamente identificada pelos estudantes. O recurso à IA não dispensa a autoria intelectual nem a responsabilidade pelo conteúdo apresentado.


    Estágio(s)

    NAO

    Bibliografia

    Bibliografia Fundamental:

    Livros:

    Batista da Costa, C. e Gabriel Correia Alves. (2021). 10.ª Edição. Contabilidade Financeira. Lisboa: Rei dos Livros

    Borges, A., Rodrigues, R., & Rodrigues, J. A. (2021). Elementos de Contabilidade Geral (27a ed.). Editora Áreas.

    Fernandes, C., Peguinho, C., Vieira, E., & Neiva, J. (2022). Análise Financeira: Teoria e Prática-Aplicação no âmbito do SNC (6a ed.). Edições Silabo.

    Gomes, João e Jorge Pires (2015). SNC – Sistema de Normalização Contabilística, Teoria e Prática. 5ª Edição. Ed. Vida Económica

    Gonçalves, C; Santos, D; Rodrigo, J; Fernandes, S (2020). Contabilidade Financeira Explicada (4ª Edição). Porto: Vida Económica

    Kaizeler, A. C., Viana, C., Cunha, C., Nunes, C., Plácido, C., Quelhas, C., Ribeiro, D., Martins, D., Azevedo, G., Carrapiço, J., Baptista, L., Pereira, M., Guimarães, M., Tavares, N., Marques, P., Pinheiro, P., Antas, R., Alves, S., & Pontes, S. (2025). Livro de contabilidade financeira. Ordem dos Contabilistas Certificados.

    Neves, J. C. (2012). Análise e Relato Financeiro: Uma visão Integrada de Gestão. Texto Editores.

    Rodrigues, João (2021). SNC – Sistema de Normalização Contabilística SNC Explicado. 8.ª Edição. Porto. Editora

    Sistema de Normalização Contabilística (SNC) aprovado pelo Decreto-Lei nº 98/2015, de 2 de Junho e legislação complementar.

    Legislação e outros elementos:

    Código das Sociedades Comerciais

    Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social

    Código do Trabalho

    Códigos fiscais (IVA, IRS, IRC, RITI, EBF)

    Decreto Regulamentar 25/2009

    Decreto-Lei nº 31/98

    Estatuto e Código Deontológico da OCC

    Bibliografia Complementar:

    Lopes, A. i., Morais, A. I., & Lourenço, I. (2020). Fundamentos de Contabilidade Financeira: Teoria e Casos (3a ed.). Edições Silabo.