Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos Base recomendados (CB):
- CB1. Gestão e Administração: o ciclo de gestão e diversas áreas funcionais das organizações;
- CB2. Contabilidade Financeira: as demonstrações financeiras e o Sistema de Normalização Contabilística;
- CB3. Contabilidade de Gestão: tipologias de gastos e rendimentos e respetivas metodologias de cálculo.
Métodos de Ensino
A unidade curricular recorre a uma abordagem pedagógica diversificada, combinando diferentes métodos de ensino:
ME1. Método expositivo: apresentação teórica de conceitos-chave.
ME2. Método interrogativo: em complemento ao método expositivo.
ME3. Metodologias ativas: análise e discussão de casos empresariais, resolução de problemas, trabalhos colaborativos e desenvolvimento de projetos aplicados.
ME4. Discussão de artigos científicos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos de Aprendizagem (OA):
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
- OA1. Compreender a evolução da Contabilidade de Gestão e o seu papel na formulação, implementação e monitorização da estratégia empresarial em contextos organizacionais complexos.
- OA2. Analisar criticamente a adequação dos diferentes sistemas e ferramentas avançadas de Contabilidade de Gestão às necessidades de organizações com distintos modelos de negócio e ambientes competitivos.
- OA3. Aplicar metodologias avançadas de custeio, planeamento, controlo e avaliação do desempenho para apoiar a tomada de decisão estratégica e operacional.
- OA4. Integrar informação financeira e não financeira na análise do desempenho organizacional, promovendo uma visão multidimensional da criação de valor.
- OA5. Avaliar o contributo das tecnologias digitais, da Business Intelligence, da análise de dados e da Inteligência Artificial para a evolução dos sistemas de Contabilidade de Gestão.
- OA6. Compreender os princípios da Contabilidade de Gestão Ambiental e a sua relevância na promoção da sustentabilidade, da eficiência na utilização dos recursos e da criação de valor sustentável.
- OA7. Desenvolver soluções fundamentadas para problemas complexos de gestão, considerando simultaneamente critérios económicos, ambientais e estratégicos.
Competências a Desenvolver (CD):
No final da unidade curricular, os estudantes deverão demonstrar capacidade para:
Aplicação de conhecimentos
- CD1. Selecionar e aplicar as ferramentas de contabilidade de gestão mais adequadas a diferentes contextos organizacionais.
- CD2. Conceber modelos de análise de custos e de apoio à decisão alinhados com a estratégia empresarial.
- CD3. Integrar indicadores financeiros e não financeiros na avaliação do desempenho organizacional.
- CD4. Aplicar técnicas de análise económica na avaliação de investimentos e de iniciativas de melhoria contínua.
Análise crítica e tomada de decisão
- CD5. Avaliar criticamente a qualidade e a relevância da informação produzida pelos sistemas de contabilidade de gestão.
- CD6. Identificar oportunidades de melhoria dos sistemas de informação para apoio à decisão.
- CD7. Formular recomendações fundamentadas para a resolução de problemas complexos de gestão.
- CD8. Avaliar os impactos económicos, estratégicos e ambientais das decisões empresariais.
Competências digitais
- CD9. Utilizar ferramentas digitais de apoio à análise e visualização da informação de gestão.
- CD10. Interpretar dashboards e indicadores de desempenho para suporte à tomada de decisão.
- CD11. Compreender o potencial da Business Intelligence, da análise de dados e da Inteligência Artificial na modernização dos sistemas de Contabilidade de Gestão.
Competências transversais
- CD12. Desenvolver pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas complexos.
- CD13. Comunicar resultados de análises de forma clara e fundamentada junto de diferentes stakeholders.
- CD14. Trabalhar colaborativamente na resolução de casos empresariais.
- CD15. Integrar preocupações de sustentabilidade e responsabilidade social na formulação de soluções de gestão.
Programa
I – A CONTABILIDADE DE GESTÃO NA GESTÃO EMPRESARIAL CONTEMPORÂNEA
- 1.1 Objetivos e evolução da Contabilidade de Gestão.
- 1.2 O novo papel da Contabilidade de Gestão.
- 1.3 A Contabilidade de Gestão como sistema de informação.
- 1.4 A Contabilidade de Gestão e a Estratégia.
- 1.5 Informação para apoio à decisão.
- 1.6 Tendências atuais e futuro da profissão.
II – FERRAMENTAS AVANÇADAS DE CONTABILIDADE DE GESTÃO
- 2.1 Gestão baseada nas actividades (AMB).
- 2.2 Custeio alvo ou Target Costing.
- 2.3 Kaizen-Costing.
- 2.4 Custeio do Ciclo de Vida ou Life-cycle Costing.
- 2.5 Teoria das Limitações (TOC).
- 2.6 Gestão da Qualidade Total.
- 2.7 Custos da Qualidade.
- 2.8 Just-in-Time e Backflush Costing.
III – CONTABILIDADE DE GESTÃO AMBIENTAL
- 3.1 Introdução à Contabilidade de Gestão Ambiental.
- 3.2 Custos ambientais: Definição, métodos de identificação e mensuração.
- 3.3 Fluxos físicos e fluxos monetários.
- 3.4 Indicadores ambientais.
- 3.5 Contabilidade de Gestão Ambiental, apoio à decisão e avaliação de investimentos ambientais.
- 3.6 Economía Circular.
- 3.7 ESG e Contabilidade de Gestão Ambiental.
- 3.8 Digitalização da Contabilidade Ambiental.
- 3.9 Limitações e tendências futuras da Contabilidade de Gestão Ambiental.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Isabel da Costa Natividade RodriguesMétodos de Avaliação
Os métodos de avaliação (MA) são os seguintes:
MA1 - Avaliação Contínua/Periódica com Teste
A avaliação contínua integra os seguintes elementos de avaliação:
- uma prova individual sem consulta realizada em aula, através das plataformas Moodle e/ou Nónio, em data a estabelecer (P);
- um trabalho, individual ou em grupo, de natureza prática, a desenvolver em aula e fora de aula (TP).
A classificação final (CF), nesta modalidade de avaliação, resultará da seguinte expressão:
CF = 0,5 * P + 0,5 * TP
Cada um destes elementos de avaliação é cotado para 20 valores.
O aluno considera-se aprovado se CF for igual ou superior a 10 valores.
MA2 - Avaliação Contínua/Periódica com Exame Final
Esta modalidade de avaliação integra os seguintes elementos de avaliação:
- Elaboração de um trabalho de natureza prática, a desenvolver em aula e fora de aula, individual ou em grupo, de acordo com o estabelecido no ponto A1 (TP);
- Exame final sem consulta a realizar nas épocas de exame e datas previstas para tal, de acordo com o calendário de exames, de acordo com as regras estabelecidas no ponto MA3.
Nesta modalidade de avaliação, a classificação final (CF) resultará da seguinte expressão:
CF = 0,5 * EF + 0,5 * TP
Cada um destes elementos de avaliação é cotado para 20 valores.
O aluno considera-se aprovado se CF for igual ou superior a 10 valores.
MA3 - Avaliação por Exame
Se optar por esta modalidade de avaliação ou se tendo optado por outras modalidades de avaliação, não tiver obtido aprovação, o aluno realizará um exame final sem consulta, nas épocas de exame e datas previstas para tal, de acordo com o calendário de exames e com as seguintes regras:
- O exame final escrito terá uma duração não superior a 2h30m;
- O exame final escrito terá cotação de 20 valores;
- Para que o aluno seja aprovado, a classificação obtida no exame final escrito deverá ser igual ou superior a 10 valores.
Regras respeitantes aos trabalhos:
- Os trabalhos (versões finais e intercalares) devem ser submetidos nas datas a fixar;
- A classificação a atribuir a cada trabalho terá uma ponderação de 40% para a versão final do trabalho escrito, 30% para as várias versões intercalares submetidas no final das aulas e 30% para a apresentação oral individual de cada um dos elementos do grupo;
- No caso de o aluno ter optado por uma das modalidades de avaliação referidas nos pontos A.1 ou A.2, a classificação obtida no trabalho prático (TP) será válida em todas as épocas de avaliação do ano letivo em que tenha sido obtida.
- Diretriz IA na elaboração dos trabalhos: Permitido o nível 2 (IA como ferramenta de apoio à redação e rascunho de código). O estudante deve anexar obrigatoriamente a declaração de uso de IA com a listagem dos prompts utilizados e o registo da sua intervenção crítica.
- Diretriz IA na apresentação oral dos trabalhos: Nível 0 (Totalmente sem IA).
Validade e validação das classificações obtidas:
-
Apenas a classificação obtida em exame pode ser objeto de melhoria na época de recurso;
-
No caso de suspeita fundada de fraude detetada na fase de correção de prova e/ou trabalhos, o estudante será convocado a prestar prova oral para verificação dos conhecimentos e competências demonstrados nas provas escritas. A prova oral será realizada por um júri constituído pelo docente da UC e por mais dois docentes da mesma área. Caso o estudante não comprove possuir os conhecimentos e competências demonstrados na prova escrita, esta prova será anulada.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia fundamental
- Bhimani, A., Datar, S. M., Horngren, C. T., & Rajan, M. V. (2023). Management and cost accounting (8th ed.). Pearson.
- Hartmann, F. G. H., Kraus, K., Nilsson, G., Anthony, R. N., & Govindarajan, V. (2020). Management control systems (2nd ed.). McGraw-Hill Education.
- Merchant, K. A., & Van der Stede, W. A. (2023). Management control systems: Performance measurement, evaluation and incentives (5th ed.). Pearson.
- Keimer, I., & Egle, U. (Eds.). (2023). The digitalization of management accounting: Use cases from theory and practice. Springer.
- Drury, C., & Tayles, M. (2023). Management and cost accounting (12th ed.). Cengage.
Bibliografia complementar
- Kaplan, R. S., & Anderson, S. R. (2007). Time-driven activity-based costing: A simpler and more powerful path to higher profits. Harvard Business School Press.
- Cooper, R., & Slagmulder, R. (1997). Target costing and value engineering. Productivity Press.
- Zhang, C., Zhu, W., Dai, J., Wu, Y., & Chen, X. (2023). Ethical impact of artificial intelligence in managerial accounting. International Journal of Accounting Information Systems, 49.