Marketing Digital

Conhecimentos de Base Recomendados

Sendo uma unidade curricular de mestrado é importante ter presente os

conhecimentos leccionados na licenciatura de Marketing e Negócios Internacionais.

Métodos de Ensino

As aulas são leccionadas com o suporte a conteúdos em nuvem digital cujo conteúdo é partilhado
por todos os alunos inscritos. O desenvolvimento do trabalho prático é realizado na web, nas redes sociais e utilizando plataformas de desenvolvimento “mobile” na construção de “apps”. O ensino é teórico prático e de base simulada levando o aluno à integração ao mundo laboral. A simulação analítica permite ao aluno aferir se os conteúdos desenvolvidos nas diferentes plataformas tiveram o alcance e visibilidade desejados.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:

A criação de uma presença online é determinante para a sobrevivência, existência e crescimento consistente de uma empresa, seja micro, pequena, média ou grande. A divulgação de informação, as suas técnicas e meios representam a seleção pelo utilizador se será futuro cliente/consumidor. Desta forma a classificação nos motores de busca determinam o posicionamento aos “olhos” do cliente na economia digital. O lançamento de eventos, produtos e/ou serviços veem o seu alcance assente em ferramentas de “advertising”, seja no “web site” empresarial ou nas redes sociais. Ou ainda mais próximo do cliente utilizando as “apps” nas plataformas móveis. O desenvolvimento de uma capacidade analítica para planear, desenvolver e implementar de forma estratégica os diferentes canais de divulgação de informação representam o sucesso de um plano de marketing. O conhecimento analítico do perfil do cliente permite assim inovar, criando em cooperação novos produtos e serviços que respondem de forma racional e emocional às expectativas, desejos e vontades de um consumidor satisfeito e muitas vezes surpreendido. A adaptação cultural na comunicação com o cliente, as parcerias de posicionamento em mercados internacionais são fatores de impacto no crescimento empresarial. A introdução da Inteligência Artificial na estratégia de desenvolvimento de uma presença online, permite não só o apoio na componente criativa, mas também na análise adaptativa e automática aos diferentes perfis de consumidores nos diferentes canais digitais. A integração deste “know-how” num projeto de desenvolvimento de uma campanha online permite formar alunos adaptados às novas realidades da economia digital.

Competências:

Saber desenvolver uma presença online utilizando os diferentes canais digitais, nas diferentes pesrpectivas, B2C e B2B.

Utilizar diferentes ferramentas de SEO – Search Engine Optimization por forma a optimizar e aumentar a visibilidade online dos conteúdos desenvolvidos,

Planear e desenvolver conteúdos digitais para as redes sociais através de uma plataforma integradora.

Planear e estruturar conteúdos para aplicações móveis.

Saber identificar nos diferentes canais digitais as principais métricas de gestão de marketing digital.

Planear, estruturar, desenvolver, testar e integrar as ferramentas de Inteligência Artificial nos diferentes canais digitais.

Programa

1-Introdução ao Marketing Digital, do Tradicional ao Digital.

2- Desenvolver uma presença online. A perspetiva B2C e B2B.

3- Motores de busca, como otimizar.

4- A publicidade online.

5- O marketing nos social media.

6- Marketing para plataformas móveis.

7- Marketing de conteúdo.

8- Analítica no Marketing Digital.

9-Inteligência Artificial no Marketing

10- Projeto – planeamento e desenvolvimento de uma campanha no mercado digital.

Docente(s) responsável(eis)

Victor Manuel Oliveira Cruz dos Santos

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1.    Digital marketing (9th ed.), Chaffey, D., Ellis-Chadwick, F., & Abed-Rabbo, M. (2024).). Pearson. ISBN: 978-1292738086
2.    E-commerce 2023: Business, technology, society [Kindle edition]. Pearson Laudon, K. C., & Traver, C. G. (2023). Pearson, ISBN: ‎ 978-0137922031
3.    Marketing 6.0: O futuro é imersivo: Eliminando as fronteiras entre os mundos físico e digital, Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2023). [Edição portuguesa; eBook Kindle]. Editora Sextante.ISBN: ‎ 978-6555649833
4.    Digital Marketing Strategy: An Integrated Approach to Online Marketing 3rd Edition, Simon Kingsnorth, 2022, Kogan Page, ISBN-13: 978-1398605978
5.    Marketing Management, 16th Editions, Philip Kotler, Kevin Lane Keller, Alexander Chernev,, Pearson; 16th edition (April 2, 2021) ISBN-13:  9780135887158