Tecnologias da Informação

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de sistemas informáticos.

Métodos de Ensino

Será utilizada a metodologia expositiva para a apresentação dos conceitos da unidade curricular.

A componente prática será baseada na análise de situações que os alunos poderão encontrar na sua vida profissional.

Para além das aulas, os alunos deverão desenvolver trabalho complementar, que irá sendo acompanhado ao longo da disciplina.

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina pretende dotar o aluno de um conjunto de conhecimentos de ordem prática que lhe permitam desempenhar as suas funções de uma forma mais eficiente. Nesse sentido serão lecionados conteúdos sobre ferramentas de produtividade – com foco na sua utilização nas atividades de um profissional na área da solicitadoria / administração – e conhecimentos básicos na área da segurança de sistemas e da informação.

Programa

1) Introdução aos Sistemas e Tecnologias da Informação

– Conceitos basilares

– Dados, informação e conhecimento

– Qualidade dos sistemas de informação

– Big Data e Business Inteligence

– Cloud computing e Internet of Things

– Inteligência artificial

2) Segurança em sistemas de informação

– Conceitos básicos

– Ameaças à segurança dos sistemas e da informação

– Estado atual da cibersegurança

– Taxonomia e legislação

– Entidades relacionadas com a gestão de cibersegurança

– Procedimentos básicos para robustecer a segurança

 

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Miguel Lopes Nunes da Costa

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1 – R. Stair, G. Reynolds (2020), Principles of Information Systems, 14th Ed, Cengage Learning. ISBN: 978 0357112410.

2 – M. Antunes, B. Rodrigues (2018), Introdução à Cibersegurança, FCA Editora. ISBN: 978 972 722 861 4.

3 – A. Zuquete (2018), Segurança em Redes Informáticas, 5ª ed, FCA Editora. ISBN: 978 972 722 857 7.

4 – P. Costa (2025), “Apontamentos de Sistemas de Informação e Cibersegurança”, Coimbra Business School | ISCAC, Polytechnic of Coimbra.