Conhecimentos de Base Recomendados
Não existem limitações quanto a conhecimentos de base para a frequência da unidade curricular.
Métodos de Ensino
Na componente teórica da unidade curricular será utilizado o método expositivo conjugado com exemplos práticos de aplicação.
Na componente prática serão executados exemplos práticos de aplicação, privilegiando-se a troca de ideias, abordagem e resolução dos problemas pelos próprios alunos no decorrer da aula. Realização de trabalhos laboratoriais.
Ambos os casos terão como suporte a visualização/utilização do programa computacional Solidworks, versão 2024/25. As duas componentes estarão interligadas, havendo exemplos de aplicação que serão utilizados na aquisição de conhecimentos teóricos e práticos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
As competências ao nível do desenho e modelação tridimensional são fundamentais na Engenharia Eletromecânica. Neste sentido, a unidade curricular tem como objetivo fornecer aos futuros engenheiros eletromecânicos competências ao nível da leitura, compreensão, interpretação e elaboração de desenho de construções mecânicas, quer usando projecções ortogonais e/ou perspectivas. Pretende-se também que, tomem conhecimento das principais normas nacionais e internacionais que lhe estão associadas bem como as mais recentes ferramentas de desenho assistido por computador. Assim, estabelece-se como objetivo a aquisição de competências de leitura, interpretação e execução de desenhos de componentes mecânicos, separados e em conjuntos, utilizando meios tradicionais e ferramentas informáticas de Desenho Assistido por Computador (CAD).
Competências genéricas:
Promover a aprendizagem ao nível de troca de ideias e discussão de problemas e soluções envolvendo o desenho de componentes mecânicos com particular interesse no domínio da engenharia eletromecânica.
Competências específicas:
Saber elaborar desenhos técnicos, quer utilizando meios tradicionais, quer fazendo uso das mais recentes ferramentas de desenho assistido por computador. Criação de peças e conjuntos cotados por meio de um sistema CAD ou manualmente e converter modelos 3D em desenhos 2D de acordo com a normalização existente permitindo o fabrico de peças.
Programa
1.Fundamentos do Desenho Técnico
1.1.Normas ISO aplicadas ao desenho técnico
1.2.Tipos de projeções: ortogonais, axonométricas e perspetiva
1.3.Cortes, seções e cotagem
1.4.Toleranciamento dimensional
2.Introdução à modelação 3D
2.1.Introdução a software de modelação tridimensional
2.2.Modelação de componentes (Part)
2.3.Criação de conjuntos/ montagens (Assembly)
2.4.Criação de desenhos de fabrico(drawings)
Docente(s) responsável(eis)
Maria de Fátima da Costa PaulinoEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Recomendada:
• Silva, A., Ribeiro, C. T., Dias, J., & Sousa, L. (2004). Desenho Técnico Moderno (12ª ed.). Lisboa: Lidel – Edições Técnicas, Lda. (disponivel na Bilbioteca do ISEC:4-7-66 (ISEC) – 14712)
• Simões Morais, J.M., (2007). Desenho técnico básico (24ª ed.). Porto Editora, (disponivel na Biblioteca do ISEC: 4-7-69 (ISEC) – 14716)
Complementar:
• Costa, A., & Cravo, H. (2021). Projeto 3D em SolidWorks e SolidCam (1ª ed.). Lisboa: FCA – Editora de Informática, Lda.
• David G., John N., & William C. (1989). Technical drawing: Fundamentals. Cad. Design ( 2nd ed ), [Albany, New YorK]: Delmar Publishers (disponivel na Biblioteca do ISEC: 4-7-43 (ISEC) – 05606)
Software:
• Solidworks Manual, 2024/25.