Métodos de Ensino
Os métodos (numa perspetiva construtivista) de ensino incluem:
– Exposição e debates.
– Game based learning – recorrendo a jogos sérios desenvolvidos para esta UC e potenciando o empenho, curiosidade e interesse dos
estudantes nos conteúdos e análises, bem como o sentido crítico.
– Trabalhos e reflexões em grupo e individuais.
– Apresentações de trabalhos e defesas de argumentação orais ou escritas.
– Consulta / pesquisa de documentos.
Em todas estas ferramentas, o estudante está no centro do processo de ensino/aprendizagem, recorrendo-se essencialmente a
metodologias ativas e a análise de exemplos da área específica do curso.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos e competências a desenvolver são:
• reconhecer e compreender a dimensão ética da ação da engenharia e da engenharia eletromecânica
• conhecer e compreender os valores éticos
• conhecer os princípios éticos e deontológicos que estão definidos nos códigos deontológicos profissionais da área da Engenharia,
aplicados a Portugal
• compreender a potencial abrangência das consequências (positivas e negativas) da ação da engenharia (incluindo a dimensão social,
económica e ambiental) – macro-ética
• saber analisar critica e eticamente situações práticas (nível da deontologia/micro-ética aplicado à engenharia)
• saber argumentar e fundamentar a tomada de decisões alicerçadas na ética/deontologia profissional (nível da deontologia/micro-ética
aplicado à engenharia)
• conhecer os princípios da ética para a sustentabilidade e a importância de uma macro-visão dos problemas complexos.
Programa
1. Introdução: conceitos de ética, moral, deontologia, valores, micro-ética e macro-ética
2. O exercício profissional da engenharia eletromecânica
3. Princípios éticos e deontológicos que estão definidos nos Códigos Deontológicos Profissionais da área da Engenharia (análise prática):
a. A engenharia enquanto profissão de confiança pública
b. A responsabilidade no exercício profissional da engenharia
4. Os valores éticos necessários ao exercício profissional da engenharia.
5. Como fazer uma análise crítica e ética: exemplos práticos ao nível da deontologia/micro-ética
6. Como estruturar uma fundamentação ética: exemplos práticos ao nível da deontologia/micro-ética
7. Macro-ética:
a. Consequências (positivas e negativas) da ação da engenharia (incluindo a dimensão social, económica e ambiental)
b. Os limites éticos da ciência e da tecnologia
c. Ética para a sustentabilidade / ética da responsabilidade de Hans Jonas.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Rego, A. & Braga, J. (2017). Ética para engenheiros: desafiando a síndrome do vaivém Challenger. Lidel
Cota da Bibliotheca do ISEC:2-4-759 e 2-4-827
Stephen, J., Gostelow, J. P. & King, W. (2000). Engineering and society: challenges of professional practice. Prentice Hall
Cota da Bibliotheca do ISEC: 2-4-305
OE. (2016). Código Deontológico e Ético da Ordem dos Engenheiros. Disponível online:
https://www.ordemengenheiros.pt/fotos/editor2/regulamentos/codigo_ed.pdf
OET. (2016). Código Deontológico da Ordem dos Engenheiros Técnicos. Disponível online:
https://www.oet.pt/downloads/AudienciaInteressados/CodigoDeontologico.pdf