Sistemas de Energia Elétrica

Conhecimentos de Base Recomendados

Álgebra Linear, Análise Matemática, Eletromagnetismo, Eletrotecnia

Métodos de Ensino

Não há lugar a lecionação de aulas de qualquer tipologia.

 

Resultados de Aprendizagem

 

Objetivos: Compreender a organização, os princípios de funcionamento e o modo de exploração de um Sistema de Energia Elétrica. Conhecer as ferramentas básicas de modelização e análise de um Sistema de Energia Elétrica.
Competências: Saber aplicar teoria básica da Eletrotecnia à resolução de problemas de engenharia num SEE. Saber modelizar os diferentes componentes de um SEE. Saber equacionar e resolver um problema de trânsito de potências. Conhecer os equipamentos e princípios de funcionamento dos sistemas de proteção num SEE. Conhecer e aplicar conceitos de análise económica e financeira aos custos de produção da energia elétrica.

 

 

Programa

1. Conceitos fundamentais dos Sistemas de Energia Elétrica (SEE): descrição geral de um SEE; organização do setor elétrico; formas de produção de energia elétrica e seus impactos ambientais; diagramas de carga; conceitos básicos de análise de redes elétricas.
2. Estudo e modelização dos componentes: transformadores; máquina síncrona; linhas de transmissão de energia elétrica; cargas.
3. Análise de trânsito de potências: sistema por unidade, construção da matriz de admitâncias; equações básicas do trânsito de potências; método de Gauss-Seidel; método de Newton-Raphson; desacoplamento e método do desacoplamento rápido; modelo de corrente contínua.
4. Bases dos sistemas de proteção: tipos de curto-circuitos; sistemas de proteção; sobretensões transitórias; proteção com descarregadores de tensão; coordenação do isolamento.
5. Conceitos de análise económica e financeira: valor do dinheiro; custos da energia produzida; preços de mercado; avaliação económica do investimento.
6. Introdução ao sistema SCADA e Centros de Controlo, EMS/DMS, importância e funções.

Docente(s) responsável(eis)

Adelino Jorge Coelho Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame Final

A avaliação por Exame Final consiste na realização de um exame cotado para 20 valores.

 

 

 

 

 


    Estágio(s)

    NAO

    Bibliografia

    Bibliografia Obrigatória (disponível na biblioteca do ISEC)

    Sucena Paiva, J. P. (2007). Redes de Energia Eléctrica, uma Análise Sistémica (2ª ed.). Lisboa: IST Press
    Grainger, J. J., & Stevenson, W. D. (1994). Power System Analysis. New York: McGraw-Hill

     

    Bibliografia Complementar

    Saadat, H. (2011). Power System Analysis (2nd ed.). Boston: McGraw-Hill
    Weedy, B. M., Cory, J., Jenkins, N., Ekanayake, J. B., & Strbac, G. (2012). Electric Power Systems ( 5th ed). Chichester: Wiley
    Castro, R., & Pedro, E. (2015). Exercício de Redes e Sistemas de Energia Eléctrica (2ª ed.). Lisboa: IST Press

     

    Material de Apoio Disponível

    Apontamentos das aulas teóricas, apontamentos das aulas teórico-práticas e caderno de problemas.