Conhecimentos de Base Recomendados
Matemática e Física.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas são presenciais, com uma exposição teórica complementada pela resolução de exercícios de aplicação.
Componente laboratorial presencial em que são realizados, individualmente, trabalhos práticos.
Utilização de metodologias de ensino direcionadas para os assuntos desta unidade curricular de modo a que sejam corretamente assimilados e consequentemente os objetivos de aprendizagem atingidos, permitindo o desenvolvimento do conjunto pretendido de competências genéricas e específicas.
Resolução de questões nas aulas de orientação tutorial para que os conhecimentos que se pretende que os alunos adquiram sejam transmitidos e aplicados. Os alunos são colocados perante a necessidade de fazer julgamentos e decidir qual o melhor método para os resolver. São propostos exemplos práticos em que os alunos são chamados a intervir na sua discussão e na procura de uma solução.
Resultados de Aprendizagem
Compreender o significado das boas práticas de resolução de circuitos eléctricos na análise de circuitos. Compreender a teoria e funcionamento de circuitos de corrente contínua. Compreender a teoria e funcionamento dos circuitos de corrente alternada monofásica.
O objectivo da unidade curricular de Electrotecnia 1 é transmitir aos alunos os princípios e as noções mais básicas dos conceitos de Análise de Circuitos, relativamente a circuitos de corrente contínua e circuitos de corrente alternada monofásica.
Fornecer as valências fundamentais associadas ao conhecimento das grandezas elétricas envolvidas na teoria de circuitos/estudo dos dispositivos lineares ativos e passivos.
Utilizar métodos de análise para a avaliação do comportamento dos circuitos elétricos. Conceber circuitos elétricos e eletrónicos simples.
Programa
Corrente Contínua. Conceitos básicos sobre circuitos lineares; elétricos. Os elementos básicos de circuitos. Construção de modelos de circuitos. Circuitos resistivos simples.
Medição de tensões e correntes. Técnicas de Análise de Circuitos.
Corrente alternada sinusoidal monofásica. Representação fasorial: a Transformada de Steinmetz. Generalização para circuitos de corrente alternada dos métodos de análise estudados para circuitos de corrente contínua. Significado físico das potências. Correcção do factor de potência.
Introdução à metrologia: métodos de medida e erros associados, instrumentos de medida e suas especificações. Utilização e familiarização com aparelhagem de bancada (Fontes de tensão, gerador de funções, multímetros digitais, voltímetros e amperímetros analógicos).
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Filipe de Almeida Ferreira TavaresMétodos de Avaliação
Metodologia de Avaliação Contínua / Periódica
Componente Laboratorial:
A avaliação laboratorial é obrigatória e individual e a sua cotação é para 20 valores (0-20). Para obter aprovação na componente laboratorial, o aluno, para além de ter de frequentar as aulas, deverá executar os trabalhos realizados em laboratório e ter uma nota mínima, na média dos dois testes laboratoriais (16 valores) e da assiduidade (4 valores), de, pelo menos, 8 valores (em 20 valores).
Os testes serão realizados durante as aulas laboratoriais. Para obter aprovação à componente laboratorial o aluno tem obrigatoriamente de realizar os dois testes laboratoriais.
No máximo só poderão faltar a 2 aulas laboratoriais não justificadas. Caso contrário estão automaticamente reprovados na componente laboratorial.
A ausência de aprovação na componente laboratorial é impeditiva de obter aprovação na unidade curricular.
Componente téorico-prática:
O aluno poderá optar por uma avaliação contínua/periódica ou exame final para obter nota na componente teórico-prática.
Caso o aluno opte por Avaliação Contínua / Periódica:
Serão realizados dois testes/frequências, sendo cada um deles cotado para 20 valores. Para obter aprovação à disciplina, o aluno terá de ter média das classificações dos dois testes igual ou superior a 8 valores.
As datas de realização dos testes/frequências serão articuladas com o Coordenador de Curso.
Para obter aprovação à componente teórico-prática o aluno tem de realizar obrigatoriamente os dois testes/frequências.
Os alunos que não tenham realizado os dois testes anteriores terão obrigatoriamente de realizar o exame completo nas épocas de exames.
Caso o aluno opte por Avaliação por Exame:
Nos exames das épocas normal, de recurso e especial (cotados para 20 valores) haverá provas de exame sobre toda a matéria, não podendo o aluno ter uma nota inferior a 8 valores.
Para ter acesso ao exame da época normal o aluno terá de frequentar 75% das aulas teórico-práticas (número de presenças mínimas exigidas). Excetuam-se desta obrigatoriedade os alunos trabalhadores-estudantes, assim como outros casos previstos na lei.
O aluno que não tenha obtido as presenças mínimas, apenas poderá prestar provas na época de recurso.
No exame da época especial, haverá apenas uma prova de exame completo. As condições de acesso a esta época serão definidas mais tarde pela Presidência do ISEC.
A nota final da unidade curricular será atribuída de acordo com a seguinte ponderação:
Nota Final = (0,75 * nota do Exame/Frequências) + (0,25 * nota do Laboratório).
A média final do teste escrito com a nota final da componente laboratorial deverá ser igual ou superior a 9,5 valores.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
- SADIKU, MATTHEW; ALEXANDER, CHARLES; MUSA, SARHAN (2012). “Applied Circuit Analysis”, Science Engineering & Math; McGraw-Hill Higher Education, First Edition. ISBN-13: 978-0071317825.
- HAYT, WILLIAM; KEMMERLY, JACK; DURBIN, STEVEN (2012). “Engineering Circuit Analysis”, McGraw-Hill Higher Education, Eighth Edition. ISBN: 9780071317061.
- ROBBINS, A. H.; MILLER, W.C. (2004). “Circuits Analysis: Theory and Practice”, Clifton Park, NY, Thomson, Delmar Learning, Third Edition.
- BESSONOV, L. (1977). “Electricidade Aplicada para Engenheiros”, Lisboa, Livraria Lopes da Silva. [1-3-211 (ISEC) – 08935 – Biblioteca ISEC]
- BRANDÃO, DIOGO PAIVA L. (1987). “Electrotecnia Geral”, Gulbenkian Ed.. [1-3-147 (ISEC) – 04923 – Biblioteca ISEC]
- ALEXANDER, C. K.; SADIKU, M. (2006). “Fundamentals of Electric Circuits”, NY, McGraw Hill
Science/Engineering/Math, Third Edition. - EIDE, ARVID R. et al (2012). “Engineering – Fundamentals and Problem solving”, McGraw-Hill International, Sixth Edition.
- MATIAS, J. V. C. (2000). “Tecnologias da Electricidade”, 1º Vol., Lisboa, Didáctica Editora.
Material de Apoio Disponível (no “Inforestudante”):
- Folhas de Problemas;
- Trabalhos práticos.