Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecer o funcionamento de todos os sistemas que integram os motores de combustão interna, bem como saber fazer o respetivo diagnóstico de sintomas e aplicação de técnicas de manutenção.
Métodos de Ensino
a) Teórico-práticas: constam de exposição pelo docente dos conteúdos programáticos, recorrendo a meios audiovisuais.
b) Práticas: são analisadas as diferentes tecnologias, efetuadas pesquisas pelos alunos aos vários temas e são desenvolvidos relatórios, em grupos de alunos, com o apoio do docente.
Resultados de Aprendizagem
Conhecimentos e aptidões: a.1 Compreender e saber integrar inovações tecnológicas no sentido de possibilitar uma fácil integração dos diplomados no mercado de trabalho. a.2 Capacidade para identificar, analisar e resolver problemas com novas tecnologias de motores (NTM) utilizados na tração automóvel, bem como para construir e fundamentar novas soluções de diagnóstico e preparação de motores. a.3 Capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação para fundamentar as soluções preconizadas. a.4 Capacidade para interpretar resultados experimentais e desenvolver experiências de implementação de NTM.
Competências: b.1 Saber realizar medições, instrumentar e controlar o funcionamento, em motores de novas tecnologias. b.2 Ter capacidade de instalar, operar e fazer manutenção e reparação no âmbito de NTM. b.3 Saber aplicar tecnologias de deteção de falhas em veículos com NTM.
Programa
1.Novas tecnologias, em otimização, no âmbito de motores convencionais: 1.1.Sistemas de sobrealimentação. 1.2.Sistemas de arrefecimento intermédio de ar comprimido. 1.3.Novos sistemas de injeção direta de combustível (Diesel e gasolina). 1.4.Variadores de fase. 1.5.Sistemas EGR. 1.6.Sincronização de sistemas EGR com variadores de fase (Valvetronic; outros). 1.7.Motores de compressão variável. 1.8.Motor rotativo Wankel. 1.9.Motores e turbinas a gás, incluindo motores turbofan de aviação. 1.10.Motores Stirling. 1.11.Motores a ar comprimido. 1.12.Sistemas anti-lag em motores turbo alimentados. 1.13.Tecnologias de mitigação da formação de efluentes gasosos, ruído e consumo de combustível. 1.14.Soluções de tratamento das emissões de escape e ruído.
2.Novas e recentes tecnologias: 2.1.Motores HCCI. 2.2.Motores de combustão interna a hidrogénio. 2.3.Motores de ciclo dividido. 2.4.Sistemas de desativação de cilindros. 2.5.Motores com válvulas pneumáticas. 2.6.Sistema OBD (on board diagnosis). 2.7.Novas tecnologias de controlo do motor. 2.8.Tecnologias de informação em veículos. 2.8.1.GPS. 2.8.2.Equipamentos de auto-diagnóstico. 2.9.Combustíveis e lubrificantes sintéticos de alto desempenho e seu impacto em termos de atrito interno do motor e emissões poluente. 2.10.Outras novas tecnologias e novos materiais utilizados na fabricação de motores. 2.11.Novas tecnologias na preparação de motores.
3.Energias alternativas em veículos.
Métodos de Avaliação
Nesta unidade curricular é aplicada a metodologia de avaliação periódica, com as seguintes características:
1) Elaboração e discussão de um um trabalho / relatório individual (excecionalmente 2 alunos), redigido em formato PowerPoint, página vertical, usando o tipo de letra Times New Roman, tamanho 24, com 12 a 15 linhas úteis por diapositivo e com um mínimo de 25-30 diapositivos úteis*n.º de alunos do grupo , com páginas cheias de texto descritivo. O relatório terá de incluir um capítulo escrito em língua portuguesa e em língua inglesa sobre a manutenção de equipamentos associados à nova tecnologia estudada. O número de 25-30 diapositivos úteis*número de alunos do grupo, não contabiliza a capa, índice, referências bibliográficas, nem a parte da tradução para língua inglesa do capítulo sobre a manutenção . A bibliografia terá que mencionar pelo menos 2 livros ou 2 artigos científicos publicados em revista. A entrega do relatório, ao docente, ocorrerá até ao fim do mês de abril. A análise e discussão dos relatórios ocorrerá ao longo do que resta para a conclusão do semestre. Esta componente de avaliação contribui com 50% para a classificação final, numa uma escala de 0 a 20 valores.
2) Prova de avaliação, a qual é realizada nas épocas oficiais de exame. Esta terá a duração máxima de 2 horas, com 15 questões de âmbito global da disciplina, em que 5 questões são de resposta descritiva, com cotação de 10 valores, e 10 questões são do tipo escolha múltipla, também com cotação de 10 valores. Esta componente contribui com 50% para a formação da classificação final, numa escala de 0 a 20 valores.
As questões de escolha múltipla respondidas pelos alunos, de forma errada, terão um desconto correspondente a um terço da cotação (até -0,3334 valores).
Poderão existir questões de escolha múltipla com mais do que uma afirmação correta.
Apenas podem obter aprovação na unidade curricular os alunos que frequentem, no mínimo, 50% de todas as aulas.
NOTAS:
1-A aprovação do aluno, está condicionada à obtenção dos seguintes requisitos:
1.1. Ter atingido um mínimo de 8 valores na classificação do exame final.
1.2. Classificação média não inferior a 9 valores, na escala de 0-20 valores, na componente referente à elaboração, apresentação e discussão do trabalho / relatório.
2-As classificações de trabalhos laboratoriais e/ou de relatórios de natureza teórica, teórico-prática ou prática, referentes ao presente ano letivo, não serão aceites nem contabilizadas em anos letivos seguintes.
3-Quando a reprovação decorrer de não ter sido atingido o mínimo definido para aprovação na parte do exame final ou na avaliação periódica, será lançada, na pauta de avaliação, a sigla NRC (Não reúne condições).
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Recomendada:
» Diapositivos em Power Point elaborados pelo docente.
» Bosch, R. (2000). Automotive Handbook, “5th Edition”, SAE International.
» Heywood, J. (1998). Internal Combustion Engine Fundamentals. McGraw Hill, ISBN: 0-07-100499-8.
» Martins, J. (2006). Motores de Combustão Interna. 2ª. Edição, Publindústria.
» Heisler,H. (1998), Advanced Engine Technology, World of books, Lda
Bibliografia Complementar:
» Bocchi, G. (1987). Motori a Quattro Tempi. Hoepli editore.
» Vlieger, I.; Cowan, R.; Morato, A.; Azkárate, G. and Estevan, R. (2003).Trends in Vehicle and Fuel Technologies. Review of past trends. European Commission JRC-IPTS 197 The ESTO Network. Report EUR 20746 EN.
» FENTON, J. (1998). Handbook of Automotive Power train and Chassis Design Professional Engineering. Publishing. ISBN: 1860580750 421.
» H. Zhao (2009); Advanced Direct Injection Combustion Engine Technologies and Development, 1st Edition.
» Duffy, J. (1998). Auto Electricity and Electronics Technology. Goodheart-Willcox Publisher. ISBN: 97-8156-637-441-5.
» Sá, A. (1997). Electronics for Scientists: Physical Principles with Applications to Instrumentation. Prentice Hall, ISBN: 97-8013-359-480-5.