Tecnologias de Fabrico

Conhecimentos de Base Recomendados

— N/A —

Métodos de Ensino

A exposição dos conteúdos é essencialmente efectuada no decurso das aulas teóricas, utilizando como principal suporte a projecção de diapositivos e vídeos. Na condução destas aulas, a participação dos alunos é frequentemente suscitada através da formulação de questões que os levem a reflectir sobre os diferentes assuntos tratados e criando oportunidades para esclarecimento de dúvidas. 
Nas aulas práticas são apresentadas e exploradas partes do programa que, pela sua natureza, propiciam uma abordagem de índole mais aplicada, com recurso a projecção de dispositivos, vídeos e software’s, onde seja possível aos alunos visualizarem os conteúdos leccionados. Caso seja possível disponibilizar os softwares aos alunos, isso será feito de forma a que eles possam interagir com o software.

 

Resultados de Aprendizagem

Adquirir conhecimentos que permitam seleccionar e parametrizar equipamentos usados na fabricação de equipamentos. Competências genéricas: Capacidade de análise e síntese, capacidade de aplicar os conhecimentos na prática, capacidade para organizar e planificar o trabalho de produção, conhecimentos sobre a área de estudo, capacidade de investigação, capacidade para agir em novas situações, capacidade criativa, capacidade para identificar, delinear e resolver problemas. Competências específicas: Devem saber escolher os processos, devem saber identificar os problemas que habitualmente se colocam nesta área. Devem saber fazer uma análise ao custo dos processos. Dominar os fenómenos existentes nas diversas áreas estudadas. Interagir com grupos multidisciplinares e dar soluções integrais para uma operação adequada.

Programa

  1. Modelação 3D
  2. Tecnologia da Electroerosão
  3. Tecnologia do Jacto de Água
  4. Tecnologia Laser
  5. Estratégias adoptadas no movimento da ferramenta em Sistemas CAM
  6. Maquinagem a Alta Velocidade
  7. Engenharia Inversa
  8. Prototipagem Rápida
  9. Introdução aos Sistemas Robóticos
  10. Integração de Sensores e atuadores nos Sistemas Robóticos
  11. Sistemas Robóticos Industriais e Colaborativos
  12. Sistemas robóticos Autonomos
  13. Métodos de localização de sistemas robóticos
  14. Aplicação das Tecnologias de Fabrico na Produção de Componentes para Equipamentos Mecânicos

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Miguel Soares Ferreira

Métodos de Avaliação

A avaliação de conhecimentos pode ser feita por avaliação continua ou por exame final. Os conteúdos teóricos têm um peso de 50% (10/20 Valores) e os conteúdos práticos os restantes 50% (10/20 Valores).

Avaliação Continua

  • A avaliação continua carece da realização de duas frequências. A primeira frequência será realizada a meio do semestre aos conteúdos efectivamente leccionados, tanto nas aulas teóricas como práticas. O acesso à avaliação continua não está condicionada de presenças às aulas e terá um peso na nota final de 50%.
  • A segunda frequência, será realizada no dia do exame da Época Normal. Neste momento de avaliação apenas serão avaliados os conteúdos efectivamente leccionados, tanto nas aulas teóricas como práticas, posteriores à primeira frequência. Tal como anteriormente, a segunda frequência não está condicionado de presenças às aulas e o seu peso na nota final será também de 50%.
  • Caso o aluno não obtenha aprovação na avaliação continua transita automaticamente para avaliação por exame final (recurso).

Avaliação por Exame Final

  • A avaliação por exame final é realizado no período que consta no calendário escolar e engloba todos os conteúdos leccionados ao longo do semestre lectivo.

    Estágio(s)

    NAO

    Bibliografia

    Bibliografia Recomendada:

    • Santos, J., Quintino, L., Miranda, R. (1993). Corte por Laser.  Instituto de Soldadura e Qualidade [disponível na biblioteca do ISEC em 4-6-101]
    • Davim, J., Correia, A. (2006). Maquinagem a alta velocidade. Publindústria [disponível na biblioteca do ISEC em 4-6-107]
    • Alves, F., Braga, F., Simão, M., Neto, R., Duarte T. (2001). Prototipagem Rápida. Protoclick
    • Santos, J., Quintino, L., Miranda, R. (1991). Processamento de Materiais por Feixes de Electrões, laser e Jacto de Água. Instituto de Soldadura e Qualidade
    • Roseiro, L., Maranha, V., Gomes, A. (2016). Breves nota sobre engenharia inversa. ISEC
    • Mullakara N.A., Kumar A. (2020), Robotic Process Automation Projects, Packt Publishing (ISBN 978-1-83921-735-7)
    • Matthews P., Greenspan S, (2020), Automation and Collaborative Robotics: A Guide to the Future of Work 1st ed. Edition (ISBN-10:1484259637)
    • Fazlollahtabar H., Saidi-Mehrabad M. (2015), Autonomous Guided Vehicles: Methods and Models for Optimal Path Planning, Springer.
    • Manuais e tutoriais dos softwares utilizados nas aulas