Mestrado em Gestão em Turismo e Inovação Territorial (Especialização Turismo e Inovação Territorial)

Objetivos do Curso

Este mestrado pretende responder aos novos desafios do turismo e à necessidade de desenvolver estratégias inovadoras que assegurem a sustentabilidade dos destinos. Acresce a relevância de possibilitar o prosseguimento de estudos de jovens licenciados e de profissionais com necessidades de desenvolvimento de competências para a melhoria do seu desempenho. Pretende-se assim:
– oferecer uma formação que desenvolva e aprofunde conhecimentos em áreas fundamentais da gestão em turismo e inovação territorial obtidos ao nível da licenciatura, possibilitando a sua aplicação na resolução de problemas em contextos multidisciplinares;
– capacitar para a gestão e cooperação estratégica entre turismo, territórios, inovação e sustentabilidade;
– estimular o espírito empreendedor e promover a capacidade de inovação da oferta turística assente nos recursos dos territórios;
– estimular a investigação aplicada e o desenvolvimento profissional de alto nível em turismo, de modo auto-orientado ou autónomo.

Condições de Acesso e Ingresso

O acesso faz-se conforme o disposto no Regulamento Académico do 2.º Ciclo de Estudos do Instituto Politécnico de Coimbra.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Os Mestres em Gestão em Turismo e Inovação Territorial terão como principais saídas profissionais o exercício de funções estratégicas, em organismos públicos ou privados, nas áreas de: planeamento e desenvolvimento sustentável de produtos e destinos turísticos; desenvolvimento de modelos de governança e redes colaborativas; criação, gestão e promoção de negócios em turismo; ensino e investigação aplicada à gestão turística e inovação territorial.

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

No final do mestrado, o aluno deverá ser capaz de:
– intervir ativamente em projetos de estruturação e valorização da oferta turística local e regional;
– potenciar a cadeia de valor do turismo e dinamizar a atividade económica dos territórios turísticos, assente em redes colaborativas;
– adotar um pensamento estratégico que potencie a identificação e capacidade de análise de oportunidades de negócio turístico;
– identificar políticas de apoio à estruturação de uma oferta turística inovadora para territórios sustentáveis;
– empreender, gerir e promover negócios sustentáveis em turismo;
– dinamizar projetos de investigação aplicada que contribuam para a revitalização do tecido empresarial turístico.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Mestrado em Gestão em Turismo e Inovação Territorial dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.