Marketing Digital e E-Business em Turismo

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:

1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;

2. Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;

3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:

a) Explicar os conceitos fundamentais de marketing digital e e-business em turismo;

b) Distinguir os determinantes do comportamento do consumidor online e modelizar este comportamento no setor do turismo;

c) Avaliar o potencial das oportunidades de negócio proporcionadas pelos mercados online no setor do turismo;

d) Compreender a adaptação da estratégia e das ferramentas operacionais de marketing ao ambiente online no setor do turismo;

e) Desenvolver mecanismos de gestão do relacionamento com o cliente online no setor do turismo;

f) Distinguir e aplicar diferentes ferramentas de marketing digital no setor do turismo;

g) Investigar autonomamente, formular juízos de valor fundamentados e comunicar de forma escrita e oral com clareza.

Programa

1. Noções fundamentais de marketing digital e e-business em turismo

2. Modelos de comportamento do consumidor online em turismo

3. Modelos de e-business em turismo

4. Adaptação do marketing-mix online em turismo

4.1.  Gestão de produtos e marcas online em turismo

4.2.  Gestão de preços online em turismo

4.3.  Distribuição online em turismo

4.4.  Comunicação de marketing online em turismo

5. Marketing relacional online em turismo

6. Ferramentas de marketing digital em turismo

6.1.  Otimização para motores de busca

6.2.  Websites e landing pages

6.3.  Publicidade online

6.4.  E-mail marketing

6.5.  Marketing nos social media

6.6.  Analítica e métricas online

Docente(s) responsável(eis)

Nuno Miguel Fortes Fonseca Santos

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 50.0%
  • - Trabalho individual - 50.0%
Avaliação Contínua/ Periódica
  • - Teste - 50.0%
  • - Trabalho de grupo - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2022). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (8th ed.). Pearson.

Chaffey, D., & Smith, PR (2023). Digital Marketing Excellence: Planning, Optimizing and Integrating Online Marketing (6th ed.). Routledge.

Charlesworth, A. (2023). Digital marketing: A practical approach (4th ed.). Routledge.

Faustino, P. (2019). Marketing Digital na Prática. Marcador.

Frost, R., Fox, A. K., & Daugherty, T. (2023). eMarketing: Digital Marketing Strategy (9th ed.). Routledge.

Gabriel, M., & Kiso, R. (2023). Marketing na Era Digital – Conceitos, Plataformas e Estratégias (2.ª ed.). Atlas.

Gouveia, M. (2022). Marketing Digital: O Guia Completo. Ideias de Ler.

Marques, V. (2018). Marketing Digital 360 (2.ª ed.). Actual.

Paula, A. N., Zeferino, A., Carvalho, F., Gouveia, M., Faustino, P., & Coutinho, V. (2019). Marketing Digital para Empresas: Guia prático para aumento das vendas na Internet (2.ª ed.). Perfil Criativo.