Microcredenciação em Ética, Direito, Cibersegurança e Proteção de Dados

Objetivos do Curso

A Microcredenciação em Ética, Direito, Cibersegurança e Proteção de Dados surge da necessidade da Ética na dialógica do espaço virtual: a carência de Ética como regulador da interface comunicativa. As ações dos profissionais de computação mudam o mundo. Para agirem de forma responsável, devem refletir sobre os impactos mais amplos do seu trabalho, apoiando consistentemente o bem público. Na defesa e proteção de todos os membros da comunidade, é necessário o conhecimento e compreensão dos atuais enquadramentos. Para isto é necessário orientar a conduta ética de todos os utilizadores de informática, incluindo profissionais atuais e aspirantes, instrutores, estudantes, influenciadores e qualquer pessoa que use a tecnologia de computação de maneira impactante. Para tal, devem apoiar-se nos Princípios Éticos fundamentais que constituem uma base de recomendações, não só de Educação e Atitude no espaço virtual, mas também, de Cortesia e Civilidade. Pretende-se sensibilizar, promover e reforçar boas práticas de conduta e responsabilidade social, bem como alguns exemplos da Ética aplicada no desempenho em espaço virtual.

Condições de Acesso e Ingresso

Todos os interessados que exerçam atividades no espaço virtual.

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Portuguesa

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Este curso de microcredenciação compreende as várias temáticas da Ética, Direito, Cibersegurança e Proteção de Dados e tem como principais objetivos:
– Aplicar conceitos de segurança a uma organização/empresa;
– Aprender técnicas de proteção de sistemas;
– Conhecer os conceitos fundamentais de segurança informática. Saber escolher um sistema de proteção eficaz. Colaborar na elaboração de planos de cibersegurança;
– Planeamento preventivo de cibersegurança em sistemas e redes;
– Conhecer e implementar boas práticas de cibersegurança e proteção de sistemas;
– Dominar a segurança básica e os tipos de utilizadores;
– Deteção, análise e resolução de problemas/ameaças relacionados com cibersegurança;
– Conhecer a principal legislação e normas vigentes na área da cibersegurança.

Coordenador(es) do Curso

Tronco Comum