Pós-Graduação em Administração e Organização Escolar

Objetivos do Curso

Curso Acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua
N.º de horas de formação acreditadas: 210
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-120890/23
Prazo de validade: 2 de agosto de 2026
Para os efeitos previstos no n.º1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

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Desenvolver competências estruturantes de conceção, implementação e avaliação de projetos em educação, compreendendo questões de natureza ética e deontológica
Promover a reflexão em torno das metodologias dos docentes estruturadas em métodos, estratégias e situações de aprendizagem de acordo com a identidade e cultura das instituições, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção de uma escola mais inclusiva e equitativa
Capacitar os formandos para uma visão integrada dos mecanismos da administração escolar, numa perspetiva financeira e patrimonial, constituindo e operacionalizando contratos interadministrativos articulados com as agências da tutela, das autarquias e das unidades orgânicas
Promover a discussão e análise em torno de uma liderança transformacional onde a comunicação nas organizações é estratégica, fluída e dialógica
Identificar construtos, indicadores e processos com vista à implementação de modelos de avaliação das organizações e seus colaboradores na prossecução dos objetivos plasmados nos documentos orientadores das instituições

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se ao curso de Pós-Graduação em Administração e Organização Escolar diplomados que sejam:
a) Licenciados ou com habilitação legalmente equivalente em áreas de Ensino ou Ciências da Educação/Educação;
b) Outros licenciados com funções nas áreas da educação/formação e da administração, possuindo um currículo académico, científico e profissional considerado relevante para a frequência deste ciclo de estudos.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

•   Membro de Direção (Subdiretor/Adjunto/Assessor), Coordenação de ciclos de ensino e gestão em agrupamentos escolares ou escolas privadas;
•   Coordenação de grupos disciplinares ou direção de turma;
•   Direção e/ou coordenação no Ministério da Educação, em departamentos municipais de educação ou em instituições com funções educativas;
•   Direção de serviços em instituições escolares com funções educativas públicas e privadas

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Desenvolver competências de investigação em educação e de produção académica, aplicando diferentes abordagens metodológicas e suas implicações para a investigação
Analisar as diferentes variáveis curriculares e organizacionais da educação e as implicações que trazem para os processos de ensino-aprendizagem
Desenvolver capacidades de reflexão sobre processos de mudança, procurando a melhoria da prestação do serviço educativo numa lógica de interdependência positiva, responsabilidade social, colaboração, criatividade e inovação.
Conhecer as várias perspetivas de gestão e coordenação no desenvolvimento de uma organização ou de uma comunidade bem como motivar pessoas e entidades para articularem e partilharem recursos e promover de forma cooperativa vontades e competências
Saber selecionar os meios com vista à gestão eficaz de pessoas, grupos, organizações ou comunidades, quando sustentados no planeamento, organização, coordenação e avaliação de recursos locais, sejam estes físicos, financeiros, humanos, ambientais ou comunitários
Analisar no paradigma atual campos de decisão, mecanismos de regulação e modelos organizacionais, curriculares e pedagógicos.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Não aplicável.