Objetivos do Curso
Curso Acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua
N.º de horas de formação acreditadas: 210
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-120890/23
Prazo de validade: 2 de agosto de 2026
Para os efeitos previstos no n.º1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**
Desenvolver competências estruturantes de conceção, implementação e avaliação de projetos em educação, compreendendo questões de natureza ética e deontológica
Promover a reflexão em torno das metodologias dos docentes estruturadas em métodos, estratégias e situações de aprendizagem de acordo com a identidade e cultura das instituições, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção de uma escola mais inclusiva e equitativa
Capacitar os formandos para uma visão integrada dos mecanismos da administração escolar, numa perspetiva financeira e patrimonial, constituindo e operacionalizando contratos interadministrativos articulados com as agências da tutela, das autarquias e das unidades orgânicas
Promover a discussão e análise em torno de uma liderança transformacional onde a comunicação nas organizações é estratégica, fluída e dialógica
Identificar construtos, indicadores e processos com vista à implementação de modelos de avaliação das organizações e seus colaboradores na prossecução dos objetivos plasmados nos documentos orientadores das instituições
Condições de Acesso e Ingresso
Podem candidatar-se ao curso de Pós-Graduação em Administração e Organização Escolar diplomados que sejam:
a) Licenciados ou com habilitação legalmente equivalente em áreas de Ensino ou Ciências da Educação/Educação;
b) Outros licenciados com funções nas áreas da educação/formação e da administração, possuindo um currículo académico, científico e profissional considerado relevante para a frequência deste ciclo de estudos.
Saídas Profissionais e Empregabilidade
• Membro de Direção (Subdiretor/Adjunto/Assessor), Coordenação de ciclos de ensino e gestão em agrupamentos escolares ou escolas privadas;
• Coordenação de grupos disciplinares ou direção de turma;
• Direção e/ou coordenação no Ministério da Educação, em departamentos municipais de educação ou em instituições com funções educativas;
• Direção de serviços em instituições escolares com funções educativas públicas e privadas
Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Desenvolver competências de investigação em educação e de produção académica, aplicando diferentes abordagens metodológicas e suas implicações para a investigação
Analisar as diferentes variáveis curriculares e organizacionais da educação e as implicações que trazem para os processos de ensino-aprendizagem
Desenvolver capacidades de reflexão sobre processos de mudança, procurando a melhoria da prestação do serviço educativo numa lógica de interdependência positiva, responsabilidade social, colaboração, criatividade e inovação.
Conhecer as várias perspetivas de gestão e coordenação no desenvolvimento de uma organização ou de uma comunidade bem como motivar pessoas e entidades para articularem e partilharem recursos e promover de forma cooperativa vontades e competências
Saber selecionar os meios com vista à gestão eficaz de pessoas, grupos, organizações ou comunidades, quando sustentados no planeamento, organização, coordenação e avaliação de recursos locais, sejam estes físicos, financeiros, humanos, ambientais ou comunitários
Analisar no paradigma atual campos de decisão, mecanismos de regulação e modelos organizacionais, curriculares e pedagógicos.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Não aplicável.
Coordenador(es) do Curso
Tronco Comum
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Conceção, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos | 21011365 | 5 | 1º S |
Cooperação, Criatividade e Inovação nas Organizações Escolares | 21011359 | 5 | 1º S |
Currículo, Inclusão e Organização do Ensino | 21011341 | 5 | 1º S |
Gestão Pedagógica | 21011376 | 5 | 1º S |
Metodologia de Investigação em Educação | 21011330 | 5 | 1º S |
Práticas de Gestão em Organizações Escolares | 21011387 | 5 | 1º S |
Análise das Políticas Públicas e das Organizações Escolares | 21011412 | 4 | 2º S |
Avaliação Institucional e do Desempenho | 21011398 | 4 | 2º S |
Liderança, Comunicação e Gestão de Equipas Educativas | 21011401 | 4 | 2º S |