Qualidade

O POLITÉCNICO DE COIMBRA assume a qualidade como um vetor estruturante do seu modelo de gestão e da sua cultura organizacional, sendo o meio, por excelência, para a garantia de um ensino, de uma investigação e de uma ligação à comunidade com elevados padrões de cumprimento das exigências das agências nacionais e internacionais. Com a implementação do seu SIGQ o POLITÉCNICO DE COIMBRA assume, em primeira instância, a intenção de obter a Certificação do seu sistema pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Todavia, para uma conjugação efetiva da componente operacional à estratégia da Instituição e para garantir a existência de informação qualitativa e quantitativa fiável e permanentemente atualizada, o SIGQ integra, com recurso à metodologia do Balanced Scorecard (BSC), mecanismos de medição e avaliação de desempenho da Instituição. Além disso, e porque inevitavelmente está assente numa cultura de gestão pública, o SIGQ do POLITÉCNICO DE COIMBRA integra ferramentas de aplicação e monitorização do Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho dos Funcionários e agentes da Administração Pública (SIADAP), encabeçado pelo Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR) o qual é desdobrado no sistema de avaliação do desempenho dos serviços, dos profissionais não docentes e docentes. 

O SIGQ do POLITÉCNICO DE COIMBRA constitui-se como a ferramenta para a implementação, manutenção, cumprimento e melhoria da adoção das políticas de qualidade na Instituição, em consonância com os padrões de referência europeus [European Higher Education Area (ESG), 2015] e nacionais [A3ES - Referenciais SIGQ – Referenciais para os sistemas internos de garantia da qualidade nas instituições de ensino superior (versão de outubro de 2016, adaptada aos ESG 2015)] para a qualidade nas IES, bem como, com os requisitos legais aplicáveis.

A definição dos referenciais preconizados pela A3ES encontra-se sistematizada em torno dos seguintes vetores:

i) a política para a garantia da qualidade;

ii) os processos nucleares da missão institucional – o ensino e aprendizagem, a investigação e desenvolvimento (ensino universitário) ou a investigação orientada e desenvolvimento profissional de alto nível (ensino politécnico), e a colaboração interinstitucional e com a comunidade – incluindo a internacionalização;

iii) a gestão dos recursos humanos e dos recursos materiais e serviços de apoio;

iv) a gestão e publicitação da informação; e

v) a avaliação externa periódica.