Valorização Pedagógica de Docentes
O Gabinete de Valorização Profissional e Inovação Pedagógica do Politécnico de Coimbra (GAVIP) delineou um Plano de Valorização/capacitação Pedagógica destinado aos docentes da Instituição, validado pelos Presidentes dos Conselhos Pedagógicos de todas as Unidades Orgânicas, para serem dinamizados ao longo do ano de 2025.
Os Workshops/Cursos que fazem parte do Plano de Valorização Pedagógica de Docentes do Politécnico de Coimbra para 2025, bem como a sua descrição, objetivos, duração e data de realização podem ser consultados no seguinte link: Plano de Valorização Pedagógica de Docentes 2025.
📢 Consulte o Normas para Admissão e Seriação de Docentes para mais informações. ➡️ Formulário para candidatura: https://www.ipc.pt/bupc/limesurvey/form/GerirUrl/256258
|
|
O projeto IDEIA IPC tem como objetivo apoiar os docentes ao longo de um semestre letivo na planificação e implementação de metodologias ativas promovendo sessões síncronas, assíncronas (tarefas autónomas totalmente adaptadas à UC de cada docente), de experimentação e apoio constante ao longo do processo. O projeto é composto por seis sessões síncronas ativas, onde serão abordadas práticas baseadas em evidências científicas e apresentados autores e estudos pertinentes. Estas oficinas abordam temáticas que trabalham de modo progressivo a planificação de metodologias ativas. O Projeto conta com: ▪️Sessões Síncronas Ativas: Abordagem dos conceitos e procedimentos essenciais, utilizando metodologias ativas e promovendo a participação ativa dos/as docentes no processo de aprendizagem. ▪️Sessões Síncronas de Follow-up: Feedback sobre as tarefas autónomas desenvolvidas, assegurando a eficaz integração das estratégias pedagógicas trabalhadas, a adaptação e implementação das melhores estratégias pedagógicas, garantindo maior segurança no processo de implementação de metodologias ativas. ▪️Sessões de Experimentação: Experimentação entre os/as docentes do grupo IDEIA, para melhor preparar a implementação com estudantes. ▪️ Sessões Assíncronas: Preparação de metodologias ativas adaptadas às Unidades Curriculares por que são responsáveis, com tarefas autónomas e apoio de vídeos passo a passo. Esta abordagem visa a personalização das estratégias abordadas e a real integração dos conteúdos. Abordar-se-ão os seguintes aspetos: ▪️ Definição de conceitos base ▪️ Planificação de momentos ativos ▪️ Criação de materiais ativos ▪️ Plataformas de registo individual ▪️ Plataformas de registo colaborativo ▪️ Implementação de momentos ativos O programa IDEIA IPC promove práticas pedagógicas inovadoras e eficazes, com vista à excelência pedagógica e a um ensino verdadeiro centrado nos/as estudantes.
Datas das Sessões Síncronas: 23/09/2025 | 14/10/2025 | 4/11/2025 | 25/11/2025 | 16/12/2025 | 6/1/2026 |
|
O projeto PBLize IPC visa apoiar os docentes ao longo de um semestre letivo a transformar uma unidade curricular, potenciando uma experiência significativa de aprendizagem onde equipas de alunos se envolvem ativamente na resolução de problemas reais. O PBL é uma abordagem pedagógica inovadora que coloca os alunos no centro do processo educativo. Através de projetos interdisciplinares e relacionados com a prática profissional, os alunos desenvolvem as competências técnicas associadas aos resultados de aprendizagem da unidade curricular em combinação com um conjunto de competências que são essenciais, como o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipa. Esta abordagem pedagógica não só aumenta o envolvimento e a motivação dos alunos, mas também os prepara para os desafios do mundo real. Fases do projeto: a. Fase 1 – Kick Off (setembro de 2025 | 1h): sessão geral com todos os docentes; b. Fase 2 – Desenvolvimento (outubro a dezembro de 2025): sessões mensais (30 a 60minutos/docente) em formato individual ou em duplas (dependendo das necessidades manifestadas pelos docentes na fase anterior); c. Fase 3 – Avaliação (janeiro de 2026 |1h): sessão geral com todos os docentes envolvidos no processo de mentoria.
|
Designação | Entidade | Datas | Horário | Modalidade | Obs.: |
Acolhimento pedagógico: 1 Petabyte de Pedagogia (1.ª Ed.) | GAVIP/Sofia Sá | 22-01-2025
23-01-2025 24-01-2025 |
9h30 – 12h30 | Presencial | Realizado |
ChatGPT e Active Learning: Uma parceria de sucesso (1.ª Ed.) | GAVIP/Sofia Sá | 11-02-2025
18-02-2025 11-03-2025 |
10h – 12h | On-line | Realizado |
Gamificação | GAVIP/CIP | 11-03-2025
18-03-2025 25-03-2025 01-04-2025 08-04-2025 15-04-2025 |
18h – 19h
18h – 20h |
On-line | Realizado |
Metodologias Ativas I: Conceitos chave | GAVIP/Sofia Sá | 12-03-2025
19-03-2025 02-04-2025 |
10h – 12h | On-line | Realizado |
Imagens Pedagógicas com IA (1.ª Ed.) | GAVIP/Sofia Sá | 25-03-2025 | 14h – 17h | On-line | Realizado |
Imagens Pedagógicas com IA (2.ª Ed.) | GAVIP/Sofia Sá | 04-04-2025 | 14h – 17h | On-line | Realizado |
Metodologias Ativas II: Atividades específicas | GAVIP/Sofia Sá | 03-04-2025
10-04-2025 24-04-2025 |
14h – 16h | On-line | Realizado |
A Google suite em momentos ativos colaborativos | GAVIP/Sofia Sá | 07-05-2025
14-05-2025 28-05-2025 |
10h – 12h | On-line | Realizado |
Mentimeter como ferramenta digital facilitadora | GAVIP/Sofia Sá | 30-05-2025
06-06-2025 20-06-2025 |
10h – 12h | On-line | Inscrições Encerradas |
Avaliação na era da IA: Reflexões Pedagógicas | GAVIP/Sofia Sá | 01-07-2025
08-07-2025 22-07-2025 |
14h – 16h | On-line | Link para Inscrição |
Flipped learning – Os primeiros passos para o Sucesso | GAVIP/Sofia Sá | 19-09-2025
26-09-2025 10-10-2025 |
10h30 – 12h30 | On-line | As inscrições serão divulgadas por e-mail |
Flash Active learning: momentos ativos de curta preparação e implementação | GAVIP/Sofia Sá | 29-09-2025
06-10-2025 20-10-2025 |
14h – 16h | On-line | As inscrições serão divulgadas por e-mail |
Acolhimento pedagógico: 1 Petabyte de Pedagogia (2.ª Ed.) | GAVIP/Sofia Sá | 01-10-2025
02-10-2025 03-10-2025 |
14h – 17h
9h30 – 12h30 |
Presencial | As inscrições serão divulgadas por e-mail |
ChatGPT e Active Learning: Uma parceria de sucesso (2.ª Ed.) | GAVIP/Sofia Sá | 12-11-2025
19-11-2025 03-12-2025 |
14h – 16h | On-line | As inscrições serão divulgadas por e-mail |
As gravações dos Webinares estão disponíveis na página: Necessidades Educativas Específicas (NEE) | ||||
Designação | Orador | Data | Horário | Obs.: |
Dislexia e PHDA | Fátima Almeida | 20-02-2025 | 18h – 20h | Realizado |
Dislexia e PEL | Fátima Almeida | 20-03-2025 | 18h – 20h | Realizado |
Linguagem inclusiva: dificuldades e possibilidades | António Coutinho | 17-03-2025 | 16h – 17h | Realizado |
Dislexia, DUA e DP | Fátima Almeida | 22-04-2025 | 18h – 20h | Realizado |