Docentes

Valorização Pedagógica de Docentes

O Gabinete de Valorização Profissional e Inovação Pedagógica do Politécnico de Coimbra (GAVIP) delineou um Plano de Valorização/capacitação Pedagógica destinado aos docentes da Instituição, validado pelos Presidentes dos Conselhos Pedagógicos de todas as Unidades Orgânicas, para serem dinamizados ao longo do ano de 2025.

Os Workshops/Cursos que fazem parte do Plano de Valorização Pedagógica de Docentes do Politécnico de Coimbra para 2025, bem como a sua descrição, objetivos, duração e data de realização podem ser consultados no seguinte link: Plano de Valorização Pedagógica de Docentes 2025.

 

📢 Consulte o Normas para Admissão e Seriação de Docentes para mais informações.

➡️ Formulário para candidatura: https://www.ipc.pt/bupc/limesurvey/form/GerirUrl/256258

 

IDEIA IPC

O projeto IDEIA IPC tem como objetivo apoiar os docentes ao longo de um semestre letivo na planificação e implementação de metodologias ativas promovendo sessões síncronas, assíncronas (tarefas autónomas totalmente adaptadas à UC de cada docente), de experimentação e apoio constante ao longo do processo.

O projeto é composto por seis sessões síncronas ativas, onde serão abordadas práticas baseadas em evidências científicas e apresentados autores e estudos pertinentes. Estas oficinas abordam temáticas que trabalham de modo progressivo a planificação de metodologias ativas.

O Projeto conta com:

▪️Sessões Síncronas Ativas: Abordagem dos conceitos e procedimentos essenciais, utilizando metodologias ativas e promovendo a participação ativa dos/as docentes no processo de aprendizagem.

▪️Sessões Síncronas de Follow-up: Feedback sobre as tarefas autónomas desenvolvidas, assegurando a eficaz integração das estratégias pedagógicas trabalhadas, a adaptação e implementação das melhores estratégias pedagógicas, garantindo maior segurança no processo de implementação de metodologias ativas.

▪️Sessões de Experimentação: Experimentação entre os/as docentes do grupo IDEIA, para melhor preparar a implementação com estudantes.

▪️ Sessões Assíncronas: Preparação de metodologias ativas adaptadas às Unidades Curriculares por que são responsáveis, com tarefas autónomas e apoio de vídeos passo a passo.

Esta abordagem visa a personalização das estratégias abordadas e a real integração dos conteúdos.

Abordar-se-ão os seguintes aspetos:

▪️ Definição de conceitos base

▪️ Planificação de momentos ativos

▪️ Criação de materiais ativos

▪️ Plataformas de registo individual

▪️ Plataformas de registo colaborativo

▪️ Implementação de momentos ativos

O programa IDEIA IPC promove práticas pedagógicas inovadoras e eficazes, com vista à excelência pedagógica e a um ensino verdadeiro centrado nos/as estudantes.

 

Datas das Sessões Síncronas: 23/09/2025 | 14/10/2025 | 4/11/2025 | 25/11/2025 | 16/12/2025 | 6/1/2026

PBLize IPC

O projeto PBLize IPC visa apoiar os docentes ao longo de um semestre letivo a transformar uma unidade curricular, potenciando uma experiência significativa de aprendizagem onde equipas de alunos se envolvem ativamente na resolução de problemas reais.

O PBL é uma abordagem pedagógica inovadora que coloca os alunos no centro do processo educativo. Através de projetos interdisciplinares e relacionados com a prática profissional, os alunos desenvolvem as competências técnicas associadas aos resultados de aprendizagem da unidade curricular em combinação com um conjunto de competências que são essenciais, como o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipa. Esta abordagem pedagógica não só aumenta o envolvimento e a motivação dos alunos, mas também os prepara para os desafios do mundo real.

Fases do projeto:

a. Fase 1 – Kick Off (setembro de 2025 | 1h): sessão geral com todos os docentes;

b. Fase 2 – Desenvolvimento (outubro a dezembro de 2025): sessões mensais (30 a 60minutos/docente) em formato individual ou em duplas (dependendo das necessidades manifestadas pelos docentes na fase anterior);

c. Fase 3 – Avaliação (janeiro de 2026 |1h): sessão geral com todos os docentes envolvidos no processo de mentoria.

 

Designação Entidade Datas Horário Modalidade Obs.:
Acolhimento pedagógico: 1 Petabyte de Pedagogia (1.ª Ed.) GAVIP/Sofia Sá 22-01-2025

23-01-2025

24-01-2025

9h30 – 12h30 Presencial Realizado
ChatGPT e Active Learning: Uma parceria de sucesso (1.ª Ed.) GAVIP/Sofia Sá 11-02-2025

18-02-2025

11-03-2025

10h – 12h  On-line Realizado
Gamificação GAVIP/CIP 11-03-2025

18-03-2025

25-03-2025

01-04-2025

08-04-2025

15-04-2025

18h – 19h

18h – 20h

 On-line Realizado
Metodologias Ativas I: Conceitos chave GAVIP/Sofia Sá 12-03-2025

19-03-2025

02-04-2025

10h – 12h  On-line Realizado
Imagens Pedagógicas com IA (1.ª Ed.) GAVIP/Sofia Sá 25-03-2025 14h – 17h  On-line Realizado
Imagens Pedagógicas com IA (2.ª Ed.) GAVIP/Sofia Sá 04-04-2025 14h – 17h  On-line Realizado
Metodologias Ativas II: Atividades específicas GAVIP/Sofia Sá 03-04-2025

10-04-2025

24-04-2025

14h – 16h  On-line Realizado
A Google suite em momentos ativos colaborativos GAVIP/Sofia Sá 07-05-2025

14-05-2025

28-05-2025

10h – 12h  On-line Realizado
Mentimeter como ferramenta digital facilitadora GAVIP/Sofia Sá 30-05-2025

06-06-2025

20-06-2025

10h – 12h  On-line  Inscrições Encerradas
Avaliação na era da IA: Reflexões Pedagógicas GAVIP/Sofia Sá 01-07-2025

08-07-2025

22-07-2025

14h – 16h  On-line Link para Inscrição
Flipped learning – Os primeiros passos para o Sucesso GAVIP/Sofia Sá 19-09-2025

26-09-2025

10-10-2025

10h30 – 12h30  On-line As inscrições serão divulgadas por e-mail
Flash Active learning: momentos ativos de curta preparação e implementação GAVIP/Sofia Sá 29-09-2025

06-10-2025

20-10-2025

14h – 16h  On-line As inscrições serão divulgadas por e-mail
Acolhimento pedagógico: 1 Petabyte de Pedagogia (2.ª Ed.) GAVIP/Sofia Sá 01-10-2025

02-10-2025

03-10-2025

14h – 17h

9h30 – 12h30

Presencial As inscrições serão divulgadas por e-mail
ChatGPT e Active Learning: Uma parceria de sucesso (2.ª Ed.) GAVIP/Sofia Sá 12-11-2025

19-11-2025

03-12-2025

14h – 16h On-line As inscrições serão divulgadas por e-mail

 

As gravações dos Webinares estão disponíveis na página: Necessidades Educativas Específicas (NEE)
Designação Orador Data Horário Obs.:
Dislexia e PHDA Fátima Almeida 20-02-2025 18h – 20h Realizado
Dislexia e PEL Fátima Almeida 20-03-2025 18h – 20h Realizado
Linguagem inclusiva: dificuldades e possibilidades António Coutinho 17-03-2025 16h – 17h Realizado
Dislexia, DUA e DP Fátima Almeida 22-04-2025 18h – 20h Realizado