Novos dirigentes do Politécnico de Coimbra tomam posse

Quatro novos dirigentes da Presidência do Politécnico de Coimbra (IPC) tomaram posse ontem, dia 16 de outubro, no Auditório Principal da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC). Rui Amaro tomou posse como vice-presidente para o Património e Infraestruturas, António Carvalho como administrador dos Serviços de Ação Social, Sónia Costa como pró-presidente para a área de Compliance e Cumprimento Normativo, Igualdade, Diversidade e Cidadania Inclusiva, Inovação e Empreendedorismo Social e Ricardo Moura como pró-presidente para a área de Gestão das Infraestruturas Tecnológicas e Desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação.

Na sua intervenção, a Presidente do IPC, Cândida Malça, afirmou tratar-se de “um momento de renovação, compromisso e confiança” e que os novos dirigentes vêm colmatar dificuldades encontradas quando a equipa assumiu funções no que diz respeito à organização da instituição. Segundo a responsável, o Vice-Presidente para o Património e Infraestruturas terá um papel determinante “na preparação de projetos sólidos, realistas e ambiciosos que nos permitam canalizar os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência com eficácia, transparência e sentido estratégico”. Outro pilar importante a ser revitalizado, segundo a presidente, são os Serviços de Ação Social, que devem centrar a sua missão no bem-estar dos estudantes. Já na área tecnológica, pretende-se crescer enquanto instituição e apostar na modernização dos serviços e dos sistemas. Por fim, é necessário abrir a instituição à sociedade e “formar cidadãos completos, solidários e conscientes do seu papel no mundo”.

Cândida Malça sublinhou que os dois novos pró-presidentes – uma investigadora e um trabalhador não docente – representam a “diversidade e a complementaridade” que deseja para a atual Presidência. “Com eles reafirmamos a ideia de que a instituição somos todos nós: docentes, investigadores, trabalhadores docentes e não docentes e estudantes. Todos têm um papel insubstituível na construção do nosso futuro”, disse. A presidente concluiu, afirmando acreditar “só com a colaboração de todos poderemos construir uma Instituição mais justa, mais forte e mais preparada para os desafios do futuro”, reafirmando precisar “de todos e conto com todos”, concluiu.

 

 

17.10.2025