Human-Centered Innovation Hub marca nova era de responsabilidade social, voluntariado e inovação comunitária

O Politécnico de Coimbra deu os primeiros passos na estratégia de inovação e responsabilidade social que culmina na implementação efetiva do Human-Centered Innovation Hub: um laboratório vivo de transformação social para as pessoas na comunidade.

No dia 29 de novembro, o Politécnico de Coimbra (IPC) deu um passo decisivo na sua missão de transformação social, com a assinatura de cedência de espaços na Casa Cor-de-Rosa, nos Campos da Escola Superior Agrária, a mais três associações. Estes acordos juntam-se ao protocolo já celebrado com a ESN Coimbra, consolidando assim uma rede de parcerias desde o início do ano letivo.

A formalização destes novos protocolos decorreu durante a Feira de voluntariado ACT, realizada no convento de São Francisco e organizada pela Reabilita, em colaboração com diversas entidades, entre as quais o IPC e o INOPOL, parceiros oficiais do evento.

Este arranque resulta de um trabalho articulado entre o Diretor do INOPOL Academia de Empreendedorismo, Pedro Pina, e a Pró-Presidente Sónia Brito-Costa, responsável pela Compliance e Cumprimento Normativo, Igualdade, Diversidade e Cidadania Inclusiva, e Inovação e Empreendedorismo Social, e consubstancia a implementação efetiva do Human-Centered Innovation Hub do IPC, concebido como um espaço de inovação centrado nas pessoas, onde o voluntariado, a cidadania e o impacto social se encontram e se multiplicam.

 

Um laboratório vivo de transformação

A Presidente do Politécnico de Coimbra, Cândida Malça, sublinha a natureza humana e transformadora do projeto, afirmando que “O Human-Centered Innovation Hub do IPC não é apenas um espaço físico, é um laboratório vivo de transformação social, um catalisador que une a academia, a comunidade e as associações, capaz de gerar impacto real e sustentável, inspirando estudantes, professores e cidadãos a agir, criar e transformar o futuro com propósito, onde projetos de voluntariado, cidadania e inovação social se encontram, se desenvolvem e multiplicam resultados com impacto nas pessoas.”

No Hub, várias associações irão trabalhar lado a lado, cada uma com um contributo complementar e estratégico:

  • ESN Coimbra (Erasmus Student Network) – promove a integração de estudantes internacionais, fortalece a interculturalidade, a inclusão e participação ativa na vida académica e comunitária.
  • Voluntas –dinamiza o voluntariado estudantil, aproximando os estudantes de entidades externas e de iniciativas com impacto direto na comunidade.
  • Reabilita Coimbra – atua em projetos de habitação digna e de integração social, oferecendo respostas concretas às necessidades das comunidades vulneráveis.
  • Veteranos Care – apoia crianças, jovens, famílias e pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, promovendo o bem-estar, a inclusão e a solidariedade.

Em breve, juntar-se-á também às quatro associações, a Refood, que resgata comida que iria ser desperdiçada e a redistribui em refeições para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.

 

Impacto, inovação e responsabilidade social

O lançamento do Human-Centered Innovation Hub materializa uma prioridade central do mandato da Presidente Cândida Malça, afirmando uma estratégia ambiciosa que posiciona o IPC como referência em inovação social e responsabilidade comunitária. Esta implementação visa promover projetos colaborativos e soluções criativas e inovadoras que gerem impacto real nos desafios sociais da comunidade e estreitar parcerias com autarquias, IPSS, associações e outras entidades, reforçando a abertura do Instituto à sociedade. A aposta da atual presidência do IPC evidencia o compromisso do IPC com a responsabilidade social, a inclusão das pessoas mais vulneráveis, a inovação tecnológica e social, a cooperação interna e externa e a promoção de projetos colaborativos de impacto concreto e transformador.

Pedro Pina (INOPOL) e João Rodrigues (Veteranos Care)

Pedro Pina (INOPOL) e João Rodrigues (Veteranos Care)

Pedro Pina (INOPOL) e Madalena Abreu (Voluntas)

Pedro Pina (INOPOL) e Madalena Abreu (Voluntas)

João Monteiro e Inês Cunha (Reabilita Coimbra), Pedro Pina (INOPOL)

João Monteiro e Inês Cunha (Reabilita Coimbra), Pedro Pina (INOPOL)