Microcredenciação – A Dança Criativa numa abordagem interdisciplinar no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Objetivos do Curso

No contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), e tendo em vista o desenvolvimento global da criança), destaca-se a importância da natureza globalizante e integradora das aprendizagens (DL 55/2018). Esta Formação pretende que os formandos atualizem e
ampliem os seus conhecimentos científicos e pedagógicos na área da dança criativa, numa abordagem interdisciplinar com as áreas disciplinares para adquirirem competências de atuação desta metodologia, esperando-se que potenciem nos seus alunos experiências ativas, criativas e integradas de aprendizagem, estimulando e enriquecendo os seus percursos educativos.

Dançar para aprender? Sim. As crianças ao transformarem os conceitos em movimento
(dimensão expressiva-comunicativa-criativa) ganham uma melhor compreensão dos
mesmos.

Nota:
A Ação de Formação “A Dança Criativa numa abordagem interdisciplinar no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, com o Registo nº CCPFC/ACC-120279/23, foi cedida pelo Centro de Formação de Escolas do Concelho de Oeiras (CFECO) à Escola Superior de Educação de Coimbra.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

1. Estudar o quadro conceptual da Dança no 1.º Ciclo do Ensino Básico do referencial das Aprendizagens Essenciais.
2. Reconhecer e interpretar os elementos da dança – corpo, espaço, tempo, dinâmica/qualidade de movimento e relações, explorando movimentos com vários tempos e dinâmicas, no espaço e com os outros.
3. Analisar o lado potenciador da Dança Criativa numa abordagem interdisciplinar com as áreas disciplinares (Português, Matemática e Estudo do Meio).
4.Desenvolver as capacidades de expressão, comunicação, imaginação e criatividade através da exploração/improvisação de movimentos e criação de frases de movimento/composições dançadas.
5. Estimular a fruição através da observação/análise de composições dançadas em contexto de sala de aula.

Tronco Comum

Ano curricular: 1
Unidade curricular Código ECTS Período
A Dança Criativa numa abordagem interdisciplinar no 1.º Ciclo do Ensino Básico 21017237 1 2º S