SASIPC coloca em debate a saúde e o bem-estar dos estudantes

Decorreu no dia 5 de junho, no Auditório do ISEC-IPC, o Fórum “A Saúde do Estudante no Ensino Superior”, organizado pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Coimbra (SASIPC).
A iniciativa teve como finalidade refletir e partilhar saberes em prol do bem-estar e da saúde dos estudantes no Ensino Superior, reunindo cerca de 150 participantes, desde profissionais de saúde dos Serviços de Ação Social do ensino superior, dirigentes de Serviços de Ação Social, estudantes e público em geral.

A apresentação deu a conhecer quatro áreas temáticas: mudança do paradigma nos modelos da saúde, o bem-estar e a saúde mental dos jovens, a saúde do estudante no ensino superior e ainda o futuro da saúde na era da inteligência artificial. O objetivo desta discussão foi conhecer a realidade da saúde dos estudantes no ensino superior, promovendo o seu bem-estar e debater e refletir sobre a partilha de experiências e perceções diversas, perspetivando os desafios da saúde nos jovens.

Além de um espaço para exposições (cultural, informativa e científica) e momentos culturais, o fórum realizado pelo Politécnico de Coimbra conta com duas conferências – “A Saúde relacional: um desafio emergente” e “Digitalizar sem desumanizar”. No programa constaram também dois painéis, sendo o primeiro dedicado ao bem-estar e à saúde mental dos jovens e o segundo com foco na análise de indicadores de áreas da saúde do estudante.

06.06.2024