3.ª edição do Link me up arranca com número recorde de desafios

Iniciou no passado dia 28 de março a 3.ª edição do programa “Link me up – 1000 ideias – Sistema de apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo”. A participação no programa confere a possibilidade de obtenção de uma bolsa de apoio ao processo de cocriação no valor de 440€ por estudante, o acesso a prémios monetários para os três primeiros classificados a nível nacional (5.000€, 3.000€, 1.500€), assim como a possibilidade de participação em evento internacional de partilha de experiências de cocriação.

Esta nova edição do programa inclui 20 desafios, um número recorde face às edições anteriores. Envolve mais de 90 estudantes (dos quais cerca de 25% provenientes de instituições de ensino superior estrangeiras), 24 docentes na qualidade de facilitadores e 17 empresas/organizações parceiras: Semente – Superação e Estimulação da Mente; Os Pimentinhas; Portugal Green Travel; Biosphere Portugal; Companhia das Lezírias; Convento do Espinheiro Historic Hotel & SPA; CASPAE – IPSS; ADER-SOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa; Centro Terapêutico; ENSO ORIGINS; Unidade Pastoral de S. João Batista e S. José; APA – Agência Portuguesa do Ambiente; Mighty Mind, e-Schooling; APPACDM Coimbra; Expandbonus e Spero. A sessão de abertura online foi conduzida por Sara Proença, Coordenadora do projeto e Diretora do INOPOL Academia de Empreendedorismo do Politécnico de Coimbra e por Heini-Marja Rintaniemi, em representação da Demola Global.

Segundo Sara Proença, “este é um programa estruturante para alavancar uma cultura de inovação aberta e colaborativa, através do qual procuramos dar resposta a desafios concretos lançados pelas organizações parceiras e assim promover a valorização do conhecimento e a aproximação do Politécnico de Coimbra ao território”. “É ainda um instrumento fundamental para o desenvolvimento de competências transversais nos nossos estudantes, determinantes para a sua formação plena, como profissionais e cidadãos”, acrescenta a responsável.

Com a criação de equipas multidisciplinares e internacionais formadas por estudantes, docentes e empresas, o projeto “Link me up – Cocriação de Inovação” permite às organizações solucionar desafios e problemas reais, através do pensamento estratégico baseado na visão das novas gerações, bem como a promoção de uma cultura de inovação aberta e colaborativa. O programa revela-se preponderante para os estudantes, na medida em que os integra numa rede multidisciplinar, multicultural e internacional, proporcionando-lhes uma experiência de aprendizagem aplicada e de aquisição e desenvolvimento de soft skills. Para além disso, têm a possibilidade de valorizar o currículo com um certificado de participação concedido pela Agência de Acreditação do Governo finlandês e um suplemento ao diploma.

O “Link me up – Cocriação de Inovação” é um projeto de cocriação de inovação dinamizado por uma rede de 13 Institutos Politécnicos nacionais que une estudantes, professores e empresas ou organizações em equipas multidisciplinares na resolução de problemas e desafios reais destas entidades, com base numa metodologia desenvolvida pela Demola Global. Este projeto visa potenciar ecossistemas de inovação aberta e colaborativa e fortalecer a cooperação academia-empresas, numa lógica de cocriação de valor com base na visão das novas gerações.