42 estudantes-atletas distinguidos com bolsas de mérito Desportivo e Académico
O Politécnico de Coimbra (IPC) distinguiu 42 estudantes-atletas com bolsas de Mérito Desportivo e Académico, Selecionadores e equipas técnicas na II Gala do Desporto, que reuniu a comunidade académica, associações de estudantes e parceiros institucionais no Auditório Marques de Almeida do ISCAC, no passado dia 10 de dezembro. A iniciativa celebrou o mérito desportivo alcançado ao longo do último ano letivo e reforçou o compromisso do IPC na promoção do bem-estar, da integração e do desenvolvimento dos estudantes.
A cerimónia destacou atletas de modalidades como o atletismo, canoagem, futsal, judo, karaté, kickboxing low kick, natação ou futebol, bem como dois percursos de Carreira Dual, que evidenciam a capacidade de conciliar a exigência académica com a competição de alto rendimento. O reconhecimento estendeu-se às equipas técnicas responsáveis pela preparação e acompanhamento dos estudantes-atletas.
Durante a sessão de abertura, a presidente do IPC, Cândida Malça, apresentou novas medidas estratégicas para o reforço do desporto universitário, com o anúncio da criação do Conselho da Ação Desportiva dos Serviços de Ação Social do IPC (SASIPC). Esta estrutura ficará responsável pela definição e acompanhamento da visão estratégica do desporto no Politécnico de Coimbra, incluindo a gestão desportiva do Clube IPC, e contará com a participação das associações de estudantes e das unidades orgânicas. Cândida Malça afirmou que esta aposta terá “impacto direto no bem-estar, no desempenho académico e na coesão da comunidade estudantil”.
A representante das Associações de Estudantes, Mafalda Pinto, apelou ao reforço contínuo do investimento no desporto universitário, sublinhando o papel dos estudantes-atletas enquanto exemplo de dedicação e superação. O Pró Presidente, Helder Santos, elogiou e agradeceu a todos os estudantes, equipas técnicas, membros do gabinete do desporto e ao gabinete de Comunicação. Também o vereador do Desporto do Município de Coimbra, Ricardo Lino, reiterou o compromisso municipal de apoio ao IPC nesta estratégia de valorização do desporto.
A Gala contou ainda com intervenções de Victor Pardal, coordenador Nacional do Programa UAARE, e de Pedro Longo, administrador da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), e terminou com a entrega da V Taça IPC CUP, competição multidesportiva que mobiliza centenas de estudantes ao longo do ano letivo e reforça o espírito de comunidade e a prática desportiva informal.
A II Gala do Desporto reafirma o papel do Politécnico de Coimbra na promoção do desporto universitário e evidencia o contributo da instituição para a formação de estudantes mais preparados, saudáveis e envolvidos na vida académica.
12.12.2025